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B. Engenharias - 1. Engenharia - 1. Engenharia Aeroespacial
Caracterização do isolamento Acústico de uma fuselagem utilizando a metodologia de Análise Estatística Energética (SEA)
Carlos Henrique Gomes 1
Samir Nagi Yousri Gerges 1
Roberto Jordan 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina/ UFSC)
INTRODUÇÃO:

Devido a sua rapidez e extrema segurança, o uso do meio de transporte aéreo tem apresentado um considerável aumento em sua demanda nos últimos anos. O crescimento deste ramo torna-se notável nas áreas de fabricação e de projeto, bem como no ramo da comercialização de seus serviços. Atualmente, as características relacionadas ao conforto acústico têm-se tornando um dos pontos mais emergentes e relevantes nas fases de projeto de aeronaves. Neste sentido, a busca de modelos computacionais eficazes na predição das características vibro-acústicas tem sido motivação para diversos estudos. O trabalho presente realizou uma caracterização numérico-experimental dos fenômenos vibro-acústicos presentes em uma estrutura similar à fuselagem de uma aeronave.

METODOLOGIA:

No procedimento de análise, diversos modelos computacionais utilizando a metodologia de Análise Estatística Energética (Statistical Energy Analysis– SEA) foram elaborados visando comparar as formulações encontradas na literatura com os valores oriundos dos ensaios experimentais realizados. Duas classes de painéis foram investigadas: painel simples e painel reforçado por vigas. Os ensaios experimentais foram realizados com o auxilio de duas câmaras reverberantes adjacentes, as quais possibilitaram avaliar a transmissibilidade sonora dos painéis.

RESULTADOS:

Os resultados encontrados sugeriram que os modelos desenvolvidos apresentam uma maior capacidade de representação do que os modelos oriundos de softwares comerciais de SEA. Contudo, os modelos computacionais propostos forneceram uma avaliação refinada da contribuição na transmissão energética de cada caminho de propagação (ressonante e não-ressonante), bem como, uma análise detalhada dos fenômenos vibro-acústicos existentes.

CONCLUSÕES:
Por fim, as principais contribuições deste trabalho foram: as análises realizadas sob as diversas discretizações dos modelos de SEA e a constatação da capacidade de predição dos fenômenos vibro-acústicos por meios da metodologia de SEA em painéis metálicos nas regiões de médias e altas freqüências.
Instituição de fomento: CAPES, CNPq e POSMEC.
 
Palavras-chave: Fuselagem de aeronaves; Isolamento sonoro; Análise Estatística Energética (SEA).
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006