IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
GERONTAGOGIA DIALÓGICA, PROATIVA E INTERGERACIONAL NO PROCESSO DE ELEVAÇÃO DA AUTO-ESTIMA E INTEGRAÇÃO SOCIAL DOS IDOSOS.
Deuzimar Serra Araújo 1
(1. Profª. MSc. / Universidade Estadual do Maranhão - UEMA)
INTRODUÇÃO:

De acordo com os dados estatísticos apresentados pelo IBGE/2000, a expectativa de vida do brasileiro é de 68,6 anos, projeções indicam que até 2050 os idosos serão mais de 2 bilhões, ou 21% da população.

Diante dessa realidade, há de se admitir a necessidade de realizar projetos educativos que possam responder aos apelos e desafios que surgem no cotidiano, nas relações sociais com o idoso, ressalvando-se que a velhice é uma etapa da vida, é a mais longa, o que exige um trabalho educativo continuado que permita a melhoria da qualidade de vida.

Nessa perspectiva, é pertinente destacar que se trata de uma questão legal, conforme o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.471 de 01/10/2003) de modo particular o art. 21 e os parágrafos 1º, 2º e 25º, todos voltados para Educação, Esporte e Lazer dos Idosos.

Esta investigação, propõe uma ação gerontagógica que propicie aos idosos atividades educativas, norteadas pela concepção da Gerontagogia Dialógica e Proativa e do componente curricular intergeracional, fundamentado na Filosofia freiriana, tendo por pilar o diálogo entre as gerações, os temas geradores, o Estatuto do idoso e a realidade social, utilizando textos diversificados, priorizando a música como o texto que mais aproxima a relação entre professor x aluno e otimiza o processo ensino aprendizagem na perspectiva de elevar a auto-estima e propiciar a integração social dos idosos, buscando mudanças significativas para o seu contexto.
METODOLOGIA:

Esta investigação tem como público alvo os Professores e Idosos do Centro de Convivência da     Cohab/Caxias – MA e considera como universo da pesquisa (400 idosos), que participam dos Centros de Convivência do Idoso de Caxias – MA (nos bairros Ponte, Trezidela, Siriema e Cohab, bem como no SESC – Serviço Social do Comércio).

A amostra está constituída de 10% (correspondente a 40 idosos) do universo da pesquisa envolvendo a turma de alfabetização do Centro de Convivência dos Idosos da Cohab e os que residem no Lar da Divina Providência e ainda 04 (quatro) professores que trabalham no referido centro.

Os procedimentos metodológicos da investigação baseiam-se na abordagem qualitativa e quantitativa da pesquisa, utilizando os seguintes instrumentos: observação participante, entrevista e oficina de fotos, tendo como base a pesquisa-ação.

Para executar atividades gerontagógicas com 40 (quarenta) idosos envolvidos na pesquisa durante a intervenção, foi selecionada a águia como símbolo do trabalho, representando os sonhos e anseios dos idosos e elaborado um Projeto denominado Intergeracional, utilizando Temas Geradores, Estatuto do Idoso e aulas passeios para trabalhar a Alfabetização e socialização de Temáticas do contexto sócio-histórico dos idosos.
RESULTADOS:

Após a realização da pesquisa, detectou-se os principais resultados sócio-demográficos: a faixa etária predominante entre os idosos é de 60 a 69 anos (70%); A maioria possui filhos e convive com eles (92%); 52% já freqüentaram escola e 62% dos idosos tinham participado de programas de alfabetização e 38% em outras modalidades; 92% atualmente estudam e 87% pretendem continuar os estudos. Dentre as dificuldades apresentadas para a continuidade dos estudos foi detectado problemas na visão, pois 95% dos entrevistados não consultaram com oftalmologista ou estavam com a receita vencida; 95% dos pesquisados percebem o salário mínimo e são os maiores contribuintes na renda familiar; Todos os pesquisados responderam que são felizes principalmente praticando a religião, onde 84% é católico; 13%, protestante e 3% de outras denominações.

Principais depoimentos apresentados pelos pesquisados (denominados Águias):

ü  Impedimentos de estudar: “Não estudei, minha família não deixou, principalmente meu pai, o homem tinha que ter uma roça, um paiol de arroz, um cavalo e uma mulher bonita”.

ü  Importância de estudar: “É importante estudar, porque quem não sabe é cego, surdo e mudo”; “Pra arranjar trabalho e o pão de cada dia”.

Conselhos: “É preciso saber viver”; “Aproveitar cada dia mais a vida que Deus nos deu, como se fosse o último”; “Que as pessoas a cada dia que passa plante a semente da paz, do amor e da felicidade que é disso que precisamos”; “Que as pessoas sejam mais solidárias e humanas”.
CONCLUSÕES:

A partir dos dados coletados e as atividades de intervenção aplicadas durante a pesquisa, conclui-se que na atual conjuntura é urgente uma política educacional brasileira que contemple a educação do idoso e tenha definido em suas diretrizes, conteúdos que inclua essa categoria, investindo na formação de profissionais que possam atuar em contextos educacionais (formais e não-formais) com idosos.

Nessa perspectiva, as universidades são pilares tanto na formação de formadores, quanto no redimensionamento de ações a nível do tripé: ensino, pesquisa e extensão, que possa promover impactos sociais relevantes para os idosos e consequentemente à sociedade.

Com esse propósito, torna-se necessário e viável a contribuição da gerontagogia, alicerçadas nos princípios do diálogo, da visão proativa e das relações entre gerações, desde a educação infantil à universidade, tendo como eixo norteador, a educação para o envelhecimento, como ação ao longo da vida, contando com a parceria escola e universidade, sendo aberta às necessidades dos idosos, desenvolvendo projetos educativos dentro e fora do seu contexto.

Desta forma, esta pesquisa pretende contribuir com as mudanças de paradigmas e posturas inadequadas da sociedade para com os idosos, como também propiciar a elevação da auto-estima e integração social dos idosos por meio da gerontagogia dialógica, proativa e intergeracional.
Instituição de fomento: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
 
Palavras-chave: GERONTAGOGIA; DIALÓGICA; INTERGERACIONAL.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006