IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 6. Psicologia do Desenvolvimento Humano

UM ESTUDO DE NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO O JOGO MATIX

Carolina Fonseca Dadalto 1
Cláudia Patrocinio Pedroza Canal 2
Maytê Bellesa Silva  1
Rafaela Rossi Moreira  1
Sávio Silveira de Queiroz  3
(1. Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo/ IC-UFES; 2. Programa de Pós-Graduação em Psicologia/ PPGP-UFES; 3. Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento/ DPSD-UFES)
INTRODUÇÃO:

As dificuldades de ensino-aprendizagem apresentadas por alunos vêm crescendo há alguns anos, sendo que inúmeros são os fatores que podem ocasioná-las, como a interação aluno-professor, estrutura física da escola, relações familiares, didáticas das aulas. Uma das ferramentas que pode ser utilizada a fim de trabalhar essas dificuldades é o trabalho com jogos que facilita a aprendizagem, uma vez que fornece ao conteúdo apreendido um caráter mais lúdico, e ainda permite que esse, visando ao preparo para atividades futuras, faça sentido ao indivíduo na fase atual em que ele se encontra.Nessa perspectiva a matemática é a disciplina considerada como mais difícil por significativa porcentagem dos estudantes. E o Matix é um jogo de conteúdo matemático que trabalha com operações de adição e subtração de números positivos e negativos, podendo assim facilitar na transmissão desse conhecimento. A análise do ato de jogar, segundo Piaget, permite perceber características cognitivas (níveis de desenvolvimento). A partir dessa análise, se for necessário, podemos efetuar intervenções de modo a facilitar a construção de noções ainda não dominadas pelo indivíduo.

METODOLOGIA:

Assim, esta pesquisa analisou e comparou microgeneticamente as jogadas de 4 alunas da 5ª série( sendo 2 estudantes do turno vespertino e duas do matutino) e 4 alunas da 6ª série( sendo, também, 2 estudantes do vespertino e duas do matutino)  de uma escola pública municipal de ensino fundamental da cidade de Vitória-ES , no jogo Matix, por meio de uma escala de níveis de desenvolvimento elaborada para esse fim.Os dados foram registrados inicialmente por vídeo e posteriormente analisados em níveis evolutivos de desenvolvimento que iam de I a III. A análise se deu sob a forma de estudo de caso, sendo que cada jogada foi analisada e classificada individualmente. Também foram considerados as formas de contagem e o resultado final falado pelo participante confrontado-o com o resultado final real obtido. Levou-se em conta também o que as jogadoras justificavam quando questionadas acerca de suas estratégias, uma vez que durante toda a partida buscava-se entender por meio de questionamentos e interpelações o que se pretendia com cada jogada. A pesquisa foi composta de um total de 24 partidas, cada participante jogou em 6 delas com outra aluna da mesma série, sendo jogadas  3 partidas em cada dia. As partidas tiveram duração média de 15 minutos.  

RESULTADOS:

Observando-se os níveis de desenvolvimento apresentados nas 24 partidas, percebe-se que para as alunas da 5ª série no que se refere à primeira partida a freqüência mais alta para três das participantes concentram-se no nível II de desenvolvimento e para a 4ª participante no nível I (0,41), para todos as outra 5 partidas todas as participantes tiveram suas freqüências mais altas no nível II de desenvolvimento. Algumas jogadoras também apresentaram freqüências altas no nível III, sendo que uma delas chegou a obter uma freqüência de 0,50 neste nível na partida 4. Enquanto que para as alunas da 6ª série na 1ª partida que foi jogada, o nível de desenvolvimento I prevaleceu para 3 das participantes enquanto que para a 4ª houve um empate na freqüência dos níveis I  II (0,41). Nas 2ª e 3ª partidas, 2 das jogadoras apresentaram maior freqüência no nível II, 1 no nível I e a 4ª apresentou um empate entre os níveis I e II de desenvolvimento.Na partida de número 4, três participantes apresentaram suas maiores freqüências no nível II (0,43;0,42 e; 0,71) e 1 no nível I (0,81). Na 5ª partida todas as jogadoras tiveram maior freqüência no nível I. E na partida 6, três participantes apresentaram maiores freqüências no nível II ( 0,58; 0,47e; 0,45) e a 3ª no nível I (0,41).As freqüências apresentadas no nível III foram baixas em relação às apresentadas pelas alunas da 5ª série, sendo que uma das jogadoras não apresentou jogadas desse nível na partida 4.

CONCLUSÕES:

A partir da exposição dos dados pode-se concluir que as alunas da 5ª série obtiveram melhores resultados que as alunas da 6ª no que se refere a maiores freqüências nos níveis mais altos de desenvolvimento. Esses resultados são diferentes dos inicialmente esperados uma vez que na 6ª série o conteúdo referente aos números negativos já está inserido no plano de ensino, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais. Assim pode-se hipotetizar que o jogo não é diretamente dependente dos conteúdos didáticos estando, portanto relacionado também a conteúdos lógicos.

Instituição de fomento: Petrobrás; FACITEC; CAPES
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Jogo Matix; Níveis de desenvolvimento; Psicologia Genética.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006