IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DAS MONOGRAFIAS E DISSERTAÇÕES DE MESTRADO PRODUZIDAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO UFES

 

Marileide Gonçalves França 1
Sonia Lopes Victor  2
(1. Centro de Educação / UFES; 2. Departamento de fundamentos da Educação e Orientação Educacional DFOE/UFES)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa teve como finalidade contribuir com reflexões relativas aos conhecimentos produzidos na área de educação especial no âmbito do Centro de Educação. Nesse sentido, foram consultados as monografias e dissertações dos discentes dos programas de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pós- Graduação”Latu Sensu” Formação de especialista em educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.

METODOLOGIA:

A análise das monografias e dissertações foi realizada a partir da leitura integral desses estudos, tendo como base um instrumento de análise proposta por Mendes et al (2003) que inclui: a) identificação do trabalho - título, autor, orientador, instituição e programa e ano; b)análise descritiva - tema principal, tema secundário, objetivo geral, objetivos específicos, referencial teórico, sujeitos/ informantes/ fonte de dados, população-alvo da pesquisa, local e instituição de realização do estudo, metodologia, resultados e conclusões, principais referências bibliográficas, implicações teóricas e práticas do estudo; c) análise crítica - qualidade de revisão de literatura, consonância teórico-metodológica e concepção sobre deficiência. Foram analisadas cinco monografias e treze dissertações, totalizando dezoito produções na área de educação especial elaborados no período de 1997 a 2005. para apresentar os principais resultados das pesquisas, elas foram agrupadas em cinco categorias: 1) Pesquisas que tratam da construção histórica da identidade da pessoa surda; 2) Estudos sobre a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais a partir do trabalho coletivo; 3) estudos direcionados a análise do papel do laboratório pedagógico como facilitador do processo inclusivo; 4) estudos acerca do processo de avaliação e encaminhamento de alunos considerados como aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais; 5) estudos sobre o processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais.

RESULTADOS:

O estudo temático que prevaleceu na maioria dos trabalhos foi o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, dando ênfase às práticas que estão sendo realizadas nas escolas, no que diz respeito às avaliações, metodologias, estratégias utilizadas para a inclusão desses alunos em classe comum. No que diz respeito a população a que se destinavam as pesquisas, destacaram as áreas de deficiência mental e em segundo plano as áreas de deficiência auditiva. Observamos, que foram muito pouco investigadas as áreas do autismo, problemas de aprendizagem e visual. Sendo que não foram contempladas nessas pesquisas as áreas de deficiência física, múltipla e de altas habilidades. A maioria das pesquisas teve como locais de investigação as escolas regulares de ensino fundamental ou Centros de Educação Infantil, restringindo-se ao Município de Vitória. Quanto à abordagem metodológica, os trabalhos de natureza qualitativa e os estudos de caso predominaram nas pesquisas. No que se refere a concepção de deficiência prevaleceu, a abordagem sócio-histórica, sendo assim, compreende-se que esse conceito é construído socialmente. A maioria das pesquisas concluiu que, a forma como está se configurando a inclusão atualmente nas escolas, não atende as necessidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados foi possível observar que há na escola um reflexo da exclusão presente na sociedade, mudando o enfoque que anteriormente acontecia. Além disso, notamos que a concepção de deficiência, presente no contexto escolar, como fenômeno patológico intrínseco ao indivíduo, tem direcionado a maioria das praticas educativas priorizando o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos voltados para a capacidade de atrelar conhecimentos e informações. Nessa perspectiva, os estigmas e preconceitos, construídos socialmente, integram a auto-imagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, desvinculando a idéia que a construção da identidade é um processo construído sócio-historicamente, em que, as relações familiares e escolares, por sua vez, podem deixar marcas profundas na formação do ser. As pesquisas dessa maneira apontam para a necessidade da escola levar em consideração a diversidade como fundamento de sua prática educativa, a partir de um trabalho coletivo que possibilite diálogo, aprendizagem, desenvolvimento e a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais. As pesquisas, portanto, evidenciam o momento histórico que vem caracterizando o contexto educacional do nosso estado e país, isto é, um cenário de muitos questionamentos, de indagações sobre o processo de inclusão que, por sua vez, configura-se como uma realidade nas escolas, (des) velando tensões, desafios e possibilidades.

 
Palavras-chave: Análise crítica; Pesquisa; Educação Especial .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006