IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

Discurso do Sujeito Coletivo DE coletores de lixo urbano a respeito das relaçoes humanas no trabalho, na cidade de Dourados/MS, Brasil.

Michelly Angelina Lazzari 1
Cássia Barbosa Reis 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho resulta do Projeto de Pesquisa “Identificação dos Fatores de Risco para o desenvolvimento de Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORTs) em Coletores de Lixo Urbano de Dourados/MS, Brasil”.  Escolheu-se essa população devido ao fato desta classe profissional ser exposta a vários fatores de risco para o desenvolvimento dessas afecções. Durante a pesquisa, constatamos também seu discurso a respeito das relações no trabalho. Os coletores de lixo foram alvo de estudo de vários pesquisadores (ANJOS et al, 1995 e 2000; LIMA et al, 1997; ROBAZZI et al, 1992 e 1997; VELLOSO, 1995; VELLOSO et al, 1997 e 1998). Segundo VELLOSO et al (1997), os coletores de lixo, lixeiros ou garis são os profissionais encarregados da coleta, transporte e destino final do lixo domiciliar. A coleta de lixo é realizada através de um processo de trabalho, durante o qual os coletores de lixo relacionam-se com seus colegas, superiores e com a população.O objetivo da pesquisa foi identificar a visão dos coletores de lixo urbano sobre suas relações com os colegas, superiores e com a população alvo de seus serviços.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida com enfoque qualitativo, segundo o discurso do sujeito coletivo LEFÉVRE & LEFRÉVE. A população abrangeu 42 trabalhadores da coleta de lixo urbano de Dourados/MS, lotados na Empresa Financial, responsável pela coleta de lixo urbano, que presta serviços à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) da Prefeitura Municipal de Dourados. A amostra foi por conveniência sendo que com 8 entrevistas atingui-se a saturação de respostas. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A coleta de dados foi realizada no período de setembro de 2005 a janeiro de 2006, através de roteiro de entrevista com os coletores de lixo urbano, com duas questões norteadoras do estudo. O entrevistado teve o tempo que achou necessário para relatar seu processo de trabalho e os fatores de risco relacionados a este. As entrevistas duraram em média 40 minutos e foram realizadas no escritório da Empresa Financial, em horário de chegada dos funcionários, gravadas em fita K7 e transcritas imediatamente após o término das mesmas.
RESULTADOS:

Percebe-se que, em geral, os trabalhadores se dão bem com seus colegas (coletores e motoristas), criando um senso de família e amizade, entretanto existe uma relação de poder entre eles, marcada pelo maior tempo de serviço ou função exercida. As relações com a população já são mais conturbadas, tanto no trânsito quanto no próprio processo de trabalho. Já as relações com os superiores oscilam entre boas, no sentido de não desagradar a estes e preservar o emprego e entre desabafos, em relação as dificuldades que encontram muitas vezes frente a produtividade.

CONCLUSÕES:
No desempenho de suas funções, os próprios trabalhadores acabam criando laços de amizade e companheirismo, existindo algumas desavenças. Em relação a população, percebe-se um sentimento de inferioridade por parte dos trabalhadores, pelo fato de não serem respeitados e valorizados por muitos. A relação com os superiores é conturbada. Pela fala dessa classe ocupacional, identificam-se áreas dignas de intervenção sociológica.
Instituição de fomento: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Relações humanas no trabalho; coletores de lixo urbano; processo de trabalho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006