IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva

FATORES DE RISCO PARA ELEVAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E DIASTÓLICA EM ADOLESCENTES

           

 

Kelly Samara da Silva 1
Jose Cazuza de Farias Junior 2
(1. CENTRO DE DESPORTO – CDS/UFSC; 2. CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS/UFPB)
INTRODUÇÃO:

Freqüentemente, têm-se estudado fatores de risco para elevação da pressão arterial em crianças e adolescentes. Entretanto, raramente as investigações analisam a contribuição desses fatores para elevação isolada da pressão arterial sistólica (PAS) ou diastólica (PAD). Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar fatores de risco para elevação da pressão arterial sistólica e diastólica em adolescentes.

METODOLOGIA:

A amostra foi constituída por 754 adolescentes de ambos os sexos (336 rapazes e 418 moças), com idades entre 14 e 17 anos (16,5±,91) de escolas públicas e privadas do município de João Pessoa, PB. Os adolescentes responderam um questionário com informações referentes ao sexo, idade, classe econômica (A, B, C, D e E); inatividade física (≤36,9 kcal/kg/dia); maus hábitos alimentares (frutas e verduras ³2 dias/sem ³ frituras e doces), consumo de bebidas alcoólicas e fumo (³1vez/sem), sobrepeso/obesidade (IMC ³ percentil 85) e foram submetidos à medidas de pressão arterial (PA). Considerou-se como pressão arterial elevada (sistólica ou diastólica), valores ³ percentil 95 para o sexo e a idade, ajustado ao percentil da estatura.

RESULTADOS:

A prevalência de PAS elevada foi de 7,7% (n=52) e  de 14,8% (n= 101) para PAD. Em relação ao sexo, os valores de PAS foram mais elevados nos rapazes em comparação às moças (12,2%; n= 37 vs 4%; n= 15), e os níveis de PAD não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Os resultados obtidos da análise multivariada revelaram como fatores de risco para elevação da PAS, pertencer ao sexo masculino Odss rate (OR)= 4,68 (IC95%= 1,98-11,07) e para PAD apresentar sobrepeso/obesidade OR= 4,48 (IC95%= 2,08-9,66).

CONCLUSÕES:

Reforçando indicações da literatura, o sexo e o IMC se apresentaram como fatores de risco associados a PA elevada. Entretanto, esses fatores contribuem de maneira distinta para elevação da PAS (sexo) e PAD (sobrepeso/obesidade).

 
Palavras-chave: Fatores de risco; Pressão arterial elevada; Adolescentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006