IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL, DOS NÍVEIS PRESSÓRICO E GLICÊMICO DE PACIENTES ADULTOS, CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA, NO MUNICÍPIO DE DONA EMMA/SC.
Jane Gehrke  1, 2
Marcio Scussel  1
Carla Juliana Jagielski 1
(1. Secretária Municipal de Saúde de Dona Emma/SC; 2. Secretária Municipal de Educação de Dona Emma/SC)
INTRODUÇÃO:

A Pressão Arterial (PA) e o Diabetes Mellitus (DM) constituem os principais fatores para as doenças cardiovasculares, motivo pelo qual representam agravos a saúde pública, dos quais cerca de 60 a 80% dos casos podem ser tratados na rede básica. A possibilidade de associação das duas doenças é da ordem de 50%, pois são doenças que apresentam vários aspectos em comum como: obesidade, dislipidemias, sedentarismo, tratamento não medicamentoso, bem como a necessidade de acompanhamento multidisciplinar (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002).

METODOLOGIA:
O objetivo deste estudo foi avaliar o Estado Nutricional (EN), os níveis pressóricos e os níveis glicêmicos dos pacientes com PA e/ou DM cadastrados no programa HIPERDIA. Para a avaliação da composição corporal foram utilizadas as medidas de peso, estatura, IMC (OMS, 1995), idade, sexo e circunferência da cintura (HANN, 1994). Para avaliação dos níveis pressórico e glicêmico foram utilizados: esfignomanômetro e KIT glicosímetro da marca Prestige IQ, respectivamente. Foram avaliados 78 pacientes com idade entre 18 e 79 anos.
RESULTADOS:
Destes 67 % (n=52) eram do sexo feminino e 33% (n=26) do sexo masculino. Quanto à avaliação do EN verificou-se que 52,5% eram SPGI, 24% (n=19) SPGII, 11% (n=9) eutrófica, 7,5% (N=6) SPGIII e 4%(n=3) apresentaram obesidade mórbida. De acordo com a circunferência da cintura observou-se media de 102,77+11, 55mg/dL, ou seja, 100% (n=26) e 98 % (n=51) do sexo masculino e feminino apresentavam alto risco para outras doenças crônicas-não degenerativas e não-transmissíveis, respectivamente. Entre os pacientes avaliados 72 % (n=56) eram hipertenso, 18% (n=11) hipertenso e diabético e 10% (n=1) diabético, destes verificou-se que 61,5 % (n=47) apresentavam HA normal, 22% (n=17) HA leve, 13% (n=10) HA moderada e 3,5% (n=3) HA grave. Quanto à glicemia capilar verificou-se média de 176,91+69,5mg/dL destes 66,5% (n=6) apresentaram níveis acima do normal no período pós-prandial e 33,5% (n=3) apresentaram níveis normais.
CONCLUSÕES:
Os resultados acima demonstram que tanto os pacientes com HA e/ou DM apresentavam algum grau de sobrepeso associado à doença de base, além do excesso de gordura localizada na região central do corpo. Já os níveis pressóricos apresentaram-se normais na maioria dos pacientes portadores de HA, ao contrário dos portadores de DM, que apresentaram níveis acima do recomendado, embora os mesmos, façam uso contínuo de medicamentos via oral. Estes resultados apontam para a necessidade de intervenção, com vista à melhoria na qualidade do atendimento e acompanhamento clínico-nutricional integral, nas unidades de saúde, ao portador de Pressão Arterial e/ou Diabetes Mellitus.
 
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Pressão Arterial; Sobrepeso.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006