IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 9. Ergonomia - 1. Ergonomia

TRICICLO INFANTIL COM TENSORES DE ALINHAMENTO PARA MEMBROS INFERIORES: A ERGONOMIA E A FISIOTERAPIA COMO FERRAMENTAS DE PROJETO

Daniel Quintana Sperb 1
Rodrigo Arenhart  2
(1. Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2. Clínica IOT/Passo Fundo)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa se caracterizou pela criação de um equipamento que pode ser adaptado às crianças com paralisia cerebral, visando atender carências de crianças quanto à recreação e ao seu desenvolvimento motor. Foi concebido de maneira que possibilita um tratamento de fortalecimento muscular proporcionando uma condição lúdica quanto ao uso do equipamento, expondo como diferencial uma nova metodologia para o tratamento. Outro fato relacionado ao projeto faz referência à opinião de fisioterapeutas que, afirmam a eficiência do exercício da pedalada para promover um futuro processo de marcha. A demanda para a realização deste estudo foi com base em crianças que apresentam um diagnóstico que identifica uma falta de tonificação dos membros inferiores, isto é, pouca força em suas pernas, bem como dificuldade de alinhamento no ato da pedalada, uma vez que a pesquisa evidenciou o atrito entre os joelhos das crianças. Neste estudo evidencia-se a relação entre as áreas de design, ergonomia e fisioterapia, sendo a ergonomia a ciência mediadora dos requisitos de projeto provenientes da fisioterapia, com os atributos funcionais e estéticos resultantes do design.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi fundamentada em procedimentos metodológicos relatados por BAXTER (1998) e BONSIEPE (1998), que consiste em realizar diversas análises de cunho exploratório contribuindo para a maximização do alcance dos objetivos propostos. São elas: Problematização, que ordenou as variáveis a serem analisadas; Análise Diacrônica, que buscou o levantamento histórico do produto em questão; Análise Sincrônica, que objetivou pesquisar os exemplares existentes no mercado; Análise Estrutural, Funcional e Morfológica, que representou respectivamente, identificar as estruturas, funções, formas e materiais contidos nos produtos pesquisados. Após as análises foi definido o problema por meio de uma hierarquização de requisitos determinando o grau de importância em cada intervenção projetual. Em seguida, realizo-se a fase de Geração de Alternativas para selecionar aquela que atendesse com maior fidelidade as necessidades impostas pela pesquisa. Para finalizar, foi feito o projeto detalhado com o intuito de fabricação do protótipo do Triciclo.

RESULTADOS:

O equipamento possibilitou o fortalecimento dos membros inferiores através de um sistema de redução de marchas que proporcionará um fácil desempenho no movimento da pedalada, pré – requisito para o exercício da marcha. O Triciclo também contemplou de um sistema de afastamento dos joelhos por meio de tensores (elásticos ou thera tubes) ligados a joelheiras. No caso, uma extremidade do tensor foi ligada ao braço do assento do triciclo, e a outra extremidade ligada à face lateral do joelho, desta forma a força de tensão gerada no sentido de abdução ou afastamento de um membro em relação ao outro, diminuiu a adução destes, deformidade esta causada pelo encurtamento da musculatura adutora da coxa. Como os Thera Tubes apresentaram diferentes graduações de resistência, a mesma será escolhida de acordo com o grau de resistência ao alongamento da musculatura adutora. O presente estudo ainda não determinou uma classificação para indicação de quais as crianças com Paralisia Cerebral possuirão condições de utilizar este produto, acreditamos numa indicação prévia de acordo com o grau da deformidade dos membros inferiores e ou do nível do desenvolvimento neuropsicomotor.

CONCLUSÕES:

Para compreender a natureza interdisciplinar da pesquisa, torna-se necessário definir algumas terminologias que dizem respeito as interações entre ciências. Segundo Piaget (1972), as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Já na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas. Na transdisciplinaridade, a cooperação entre as várias matérias é tanta, que se torna inviável separá-las, propiciando o surgimento de novas "macrodisciplinas". Fazendo uma reflexão sobre novas macrodisciplinas, pode-se entender a ergonomia como um bom exemplo. O mais importante para os profissionais que trabalham com os indivíduos Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) seja qual for a patologia, é que a criança PNE tem as mesmas necessidades de qualquer outra criança, ela necessita ser amada, valorizada e sentir-se participante do grupo familiar ou social. Este projeto representa o esforço e a dedicação de profissionais em realizar um produto que venha a contribuir com estas crianças, estreitar, ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos com uma visão sistêmica em ação interdisciplinar culminando em um produto que auxilie na melhoria da qualidade de vida de crianças PNEs.

 
Palavras-chave: Design; Fisioterapia; Ergonomia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006