IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica

GERMINABILIDADE DE SEMENTES DE Peltophorum dubium (SPRENG.) TAUB., APÓS ARMAZENAMENTO EM BOD.

Natália Hilgert de Souza  1
Etenaldo Felipe Santiago 1
Danilo Menezes Daloso 1
Liane Nunes de Souza Gadelha 1
Maiby Teodoro de Oliveira 1
Thiago de Oliveira Carnevali 1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/GASLAB)
INTRODUÇÃO:

A arbórea nativa Peltophorum dubium (Caesalpiniaceae), é uma espécie de rápido crescimento, especialista de clareira, muito utilizada em programas de reposição de cobertura vegetal em áreas degradadas. Espécies de leguminosas apresentam características de dormência de suas sementes. Alem disso, são alvos de vários tipos de injurias internas, como má formação do embrião. Dessa forma, objetivou-se avaliar a germinação de sementes P. dubium em razão da aparente integridade do tegumento das mesmas.

METODOLOGIA:

Os frutos foram selecionados aleatoriamente para obtenção de sementes, as quais foram retiradas dos frutos manualmente e com auxilio de tesoura. As sementes que não apresentavam deformações foram classificadas como aparentemente viáveis - SAV (n = 200); com deformações acentuadas, como aparentemente não-viáveis-  SANV (n = 100) e as que apresentavam deformações severas, muitas predadas, como não-viáveis-SNV (descartadas). O experimento foi conduzido em duas fases. A primeira fase iniciou-se ao terceiro dia de embebição das sementes e teve duração de 120 dias, com quatro lotes nos quais das SAV, cem  foram submetidas à imersão em água quente (70°C), subdividido em dois lotes: cinqüenta sementes ficaram imersas por 10 minutos e outras cinqüenta por 20 minutos. As outras cem sementes não tiveram nenhum tratamento, juntamente com as SANV. A germinação foi realizada em câmara germinadora BOD-MA 415/S com luz fluorescente contínua e temperatura constante à 25°C. A segunda fase experimental foi conduzida com dois lotes de sementes (SAV sem tratamento e SANV) aquelas que não germinaram na primeira fase experimental. As sementes foram lavadas em água corrente, secadas com papel toalha e submetidas à luz germicida por 20 minutos. Logo após foram acondicionadas em placas de gerbox preta, não permitindo a entrada de luz por um período de 60 dias em BOD a 25°, após este período de armazenamento foram submetidas à nova embebição e mantidas em temperatura ambiente.

RESULTADOS:

Na primeira fase, a imersão em água quente por 10 e 20 minutos mostrou-se eficiente na quebra de dormência das sementes de P. dubium, com uma porcentagem de 98% e 76% respectivamente; os outros lotes apresentaram baixos índices germinativos, SAV (sem tratamento) 7 % e SANV 4%. Na segunda fase, após três dias de embebição, as sementes de ambos os lotes passaram a germinar, atingindo um total de 59% para as SANV e 31% para as SAV; 36% e 63% das sementes foram predadas por fungos e 5% e 6% não germinaram, respectivamente para as SANV e SAV.

CONCLUSÕES:

Neste estudo, observou-se que a aparência do tegumento mostrou-se um parâmetro importante para seleção dos lotes de sementes nos testes germinativos; A imersão das sementes em água quente (70°C) favorece a quebra de dormência das sementes de Peltophorum dubium, principalmente no tempo 10 minutos; O período de armazenamento das sementes em BOD, o tratamento com luz germicida, bem como a variação de temperatura, podem ter contribuído para a quebra da dormência tegumentar e elevação dos índices germinativos para os lotes das sementes aparentemente não- viáveis (SANV) bem como das sementes aparentemente viáveis sem tratamento (SAV).

 
Palavras-chave: Germinabilidade; Armazenamento; Peltophorum dubium.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006