IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica

DESENVOLVIMENTO DE  MAGNETÔMETRO DE FLUXO SATURADO COM NÚCLEO LINEAR PARA MEDIDAS GEOMAGNÉTICAS – FLUXGATE MAGNETOMETER

Cassio Espindola Antunes 1
Eduardo Andrighetto 2
Sandro Bertagnolli 1
Severino Luiz Guimarães Dutra 3
Nalin Babulau Trivedi 3
Nelson Jorge Schuch 4
(1. Universidade Federal de Santa Maria - LACESM/CT – UFSM – OES/CRSPE/INPE – MCT; 2. Universidade Federal de Santa Catarina – IEB/CTC/UFSC; 3. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – DGE/CEA/INPE – MCT; 4. Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – OES/CRSPE/INPE – MCT)
INTRODUÇÃO:

A Terra possui um campo magnético de origem interna e com variação secular. As variações geomagnéticas mais rápidas de períodos menores que um ano até a fração de segundos são de origem externa – da atmosfera ionizada entre o Sol e Terra. O estudo das variações Geomagnéticas pode revelar importantes informações sobre fenômenos ocorridos na Magnetosfera, bem como eventos ocorridos na Ionosfera que podem gerar distúrbios em telecomunicações ou até mesmo no clima espacial. A coleta de dados sobre o Campo Magnético Terrestre tem grande importância para ampliar os conhecimentos a respeito dos fenômenos e do comportamento da magnetosfera terrestre.

METODOLOGIA:

Para realizar maiores estudos e análises sobre o Campo Geomagnético na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul - AMAS, onde é observado a menor intensidade do Campo Magnético Terrestre, desenvolveu-se no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais – CRSPE/INPE – MCT um magnetômetro fluxgate de núcleo linear. A instrumentação do magnetômetro de núcleo saturado está baseada nas propriedades não lineares de materiais ferromagnéticos de alta permeabilidade magnética. Uma saturação magnética, em alta freqüência, é criada em um núcleo ferromagnético por uma bobina de excitação, variando a permeabilidade magnética deste núcleo. A saturação magnética criada pela bobina de excitação na região não linear da curva de histerese BxH, gera na saída de uma segunda bobina, enrolada sobre o núcleo, um sinal com alto conteúdo harmônico e com características variáveis de acordo com o campo externo que circunda o núcleo magnético.

RESULTADOS:
É possível descobrir o comportamento do Campo Geomagnético analisando-se o conteúdo harmônico do sinal obtido. O equipamento foi implementado e testado com sucesso no Observatório Espacial do Sul – OES/CRSPE/INPE - MCT, coletando dados do Campo Geomagnético em dias de atividade solar normal e em períodos de tempestades magnéticas. Os gráficos das variações diurnas mostraram-se bastante confiáveis comparando-se com dados obtidos com magnetômetros comerciais.
CONCLUSÕES:
Devido a sua larga faixa de medidas e o baixo nível de ruído, bem como a sua estabilidade ao longo do tempo, o magnetômetro desenvolvido do tipo fluxgate apresentou características e parâmetros bons para atender a diversas necessidades científicas de observatórios geomagnéticos.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/PIBIC)
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Geofísica; Geomagnetismo; Eletrônica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006