IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
CAPITAL SOCIAL E GESTÃO DAS UNIDADES ARTESANAIS: A PROMOÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO OESTE DO PARANÁ

Geysler Rogis Flor Bertolini 1
Rosana Kátia Nazzari 1
Adir Otto Schimdt 1
Loreni T. Brandalise  1
Odacir Tagliapietra 1
Sandra Mara Stocker Lago 1
(1. Universidade Estadual do Oeste do Paraná / UNIOESTE)
INTRODUÇÃO:
 

O fortalecimento da agricultura familiar pode ser uma alternativa viável para o desenvolvimento brasileiro. A comercialização dos produtos artesanais e a gestão dos negócios agrícolas podem contribuir com a inclusão social dos agricultores, criando condições para que estes permaneçam nas pequenas propriedades agrícolas. A integração dos produtores artesanais na cadeia produtiva agroindustrial pode promover sua inclusão social, econômica. Nesta perspectiva, o objetivo do projeto foi o aperfeiçoamento da gestão da agricultura familiar no oeste do Paraná, para tal, buscou ampliar a participação dos agricultores no desenvolvimento local, e incentivar o empreendedorismo. Nesta direção, os projetos realizados com os agricultores familiares da região oeste do Paraná pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) visam diagnosticar e ampliar os estoques de capital social e associativismo entre os agricultores, para fortalecer as formas de inserção no mercado e na sociedade. Os cursos de atualização buscaram incentivar a integração dos produtores artesanais em formas de cooperação sistêmica e salientar a importância da gestão dos recursos agrícolas para o desenvolvimento sustentável. O projeto de extensão contou com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Emater (Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Secretaria da Agricultura do Paraná).

METODOLOGIA:
 

A reflexão crítica deste estudo foi efetuada em duas partes, uma de natureza teórica com o aprofundamento dos conceitos e de capital social, agricultura familiar, desenvolvimento e gestão das unidades artesanais, outra de intervenção na realidade das pequenas unidades agrícolas familiares no oeste do Paraná. Inicialmente, observa-se os impactos das transformações tecnológicas no setor agrícola nas últimas décadas e o papel das políticas públicas no desenvolvimento sustentável. Na seqüência, utiliza-se dados de pesquisas de instituições técnicas e cientificas tais como: Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura, Emater entre outros. Por último, baseados no material apresentado promoveram-se cursos de atualização em gestão das unidades artesanais para grupos de agricultores na universidade, indicados por técnicos da Emater Os agricultores foram divididos em quatro turmas de 20 (vinte) empreendedores rurais. Para cada turma foram ministrados conteúdos de motivação, relacionamento interpessoal, custos, produção, vendas e associativismo, nas salas de aula da UNIOESTE - campus Cascavel, por professores do CCSA, perfazendo uma carga horária de 32 horas para cada turma.. Neste sentido, observa-se que, a gestão dos recursos do setor agrícola brasileiro possui lacunas importantes e remete a necessidade de novas políticas institucionais pertinentes ao tema, diante da economia moderna e globalizada.

RESULTADOS:
 

No Brasil, segundo o Novo Retrato da Agricultura Familiar, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (2000), a Agricultura Familiar representa cerca de 40% da produção agrícola nacional e responde por cerca de 77% do pessoal ocupado na agricultura. Estudos da Embrapa (2004) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostra que os agricultores familiares detêm 20% das terras e respondem por 30% da produção nacional e em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro. O crescimento e o desenvolvimento agrícola da região oeste do Paraná evidenciam que a atividade agrícola que promoveu e possibilitou estágios mais avançados de crescimento econômico. Inserida neste contexto a Emater presta assistência técnica para as atividades e dá assessoria a 44 grupos de empreendedores rurais, atingindo 220 agricultores familiares. No processo de assistência e assessoria aos grupos detectou-se a necessidade de capacitação no gerenciamento do empreendimento. Neste sentido, a Unioeste, por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, com apoio do CNPq veio somar-se ao projeto de capacitação dos pequenos proprietários rurais do oeste do Paraná. Inicialmente com curso piloto, visando a capacitação destes empreendedores dentro da necessidade detectada. Os cursos procuram capacitar os grupos de empreendedores rurais assessorados pela EMATER-Paraná-Cascavel, no gerenciamento do empreendimento envolvendo aspectos ligados à gestão do negócio, marketing e comercialização.

CONCLUSÕES:
 

O papel da Agricultura familiar como elemento estratégico para o desenvolvimento rural precisa ser redefinido, pois, apesar de historicamente ter sido sempre preterida em favor da grande agricultura empresarial, tem papel importante na oferta de produtos e na geração de ocupações produtivas. Neste sentido, alguns projetos podem colaborar para promover o conhecimento técnico e científico dos agricultores de pequeno porte com vista para inclusão social deste e aprimoramento da produção, transformação e comercialização dos produtos na economia. Nesta direção, entidades parceiras fazem a diferença para o fortalecimento do capital social e do desenvolvimento rural. Assim, a UNIOESTE em parceria com EMATER, promoveu cursos de atualização em gestão das unidades artesanais para agricultores. A capacitação contribuiu com o crescimento profissional dos empreendedores rurais e com a melhora da qualidade de vida dos envolvidos na agricultura familiar. Com isto procurou gerar oportunidades de trabalho e renda, melhorias na produção e comercialização de produtos, bem como, implementar redes de associativismo e cooperativas no oeste do Paraná. Tais projetos proporcionam a possibilidade de manter mais famílias trabalhando no campo com uma quantidade menor de recursos de crédito rural que o necessário para investir em poucas, porém grandes propriedades.

Instituição de fomento: CNPq - Edital CT-Agro/MCT/MDA/CNPq nº 022/2004.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: agricultura familiar; desenvolvimento agrícola; gestão das unidades artesanais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006