IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia

ESTUDO QUÍMICO E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO EXTRATO DE FOLHAS DE Couroupita guianensis

Catharina Eccard Fingolo  1
Sidnei Bessa de Oliveira Fernandes 2
Ricardo Machado Kuster  2
Fábio de Sousa Menezes  1
(1. Departamento de Produtos Naturais e Alimentos / DPNA, Faculdade de Farmácia UFRJ; 2. Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais / NPPN, Faculdade de Farmácia UFRJ)
INTRODUÇÃO:

Couroupita guianensis pertence à família Lecythidaceae, que é constituída de 25 gêneros e 400 espécies apresentando distribuição pantropical com grande concentração na região tropical da América do Sul.

Algumas indicações etnofarmacológicas, para esta família, vem sendo descritas na literatura como: atividade anti-hipertensiva, anti-tumoral, analgésica, antiinflamatória, dentre outras, sendo usadas cascas e folhas. Estudos químicos demonstram a presença de triterpenos glicosilados, saponinas, sapogeninas triterpênicas, flavonol glicosilado acetilado e constituintes indólicos.

Especificamente nas folhas de C. guianensis foram caracterizados ésteres triterpenoídicos de ácidos graxos como o palmitato de beta-amirina.

O objetivo geral deste trabalho é contribuir para o estudo químico e farmacológico da Couroupita guianensis, tendo como interesse amostras semipurificadas e purificadas de folhas dessa espécie botânica, em virtude do potencial farmacológico dessa família e do pouco estudo da espécie escolhida.

 

METODOLOGIA:

As folhas dessa planta foram separadas, secas, moídas e submetidas a processo de extração por maceração estática com etanol. O extrato etanólico, assim obtido, foi evaporado sob pressão reduzida. A partir do extrato etanólico foram feitas as partições em hexano, diclorometano, acetato de etila e n-butanol. A atividade antioxidante do extrato etanólico total e das partições foi analisada pelo método fotocolorimétrico do DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidralazila) nas concentrações de 250, 125, 50, 25, 10, 5 mg/mL, respectivamente. Cada concentração foi testada em triplicata. Após 30 min da adição do DPPH nas amostras e no controle positivo (2,5mL EtOH + 1mL de DPPH), foi realizada a leitura em espectrofotômetro Shimadzu-U.V. 2200 na absorbância de 518nm. Foi realizado um branco (1mL EtOH + 2,5 ml extrato diluído) para cada concentração testada. Com os dados obtidos, foi realizado um gráfico de atividade antioxidante e a CE50 (concentração efetiva para se obter 50% de atividade antioxidante estimada em 100%), obtida a partir da equação da reta do gráfico.

O estudo fitoquímico realizado por procedimentos cromatográficos levou ao isolamento de uma substância na partição em acetato de etila e de outra na partição em diclorometano. Essas substâncias tiveram as suas estruturas elucidadas por métodos físicos clássicos e modernos de análise.

RESULTADOS:

Dentre as partições utilizadas a de acetato de etila foi a que apresentou melhor atividade antioxidante (CE50= 6,38 mg/mL), seguido pela partição em n-butanol (CE50= 8,19 mg/mL), diclorometano (CE50= 39,83 mg/mL) e hexano (CE50= 64,69 mg/mL), enquanto o extrato etanólico total apresentou CE50= 19,74 mg/mL e o extrato de EGb 761â CE50= 38,91mg/mL.

Este resultado serviu como guia para o trabalho fitoquímico.

O estudo químico realizado com a partição em acetato de etila associado a métodos físicos de elucidação estrutural evidenciou a presença de um alcalóide indólico aromático, a triptantrina, e a partição em diclorometano evidenciou a presença de uma lactona terpênica, a loliolida.

 

CONCLUSÕES:

Os resultados da atividade antioxidante demonstram um grande potencial farmacológico para essa espécie. O estudo fitoquímico das partições em acetato de etila e diclorometano das folhas de Couroupita guianensis levou ao isolamento e caracterização de duas substâncias, a triptantrina e a loliolida. É a primeira vez que se relata ambas as substâncias nas folhas de Couroupita guianensis.

 

Instituição de fomento: Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, CNPq-PIBIC, CNPq, FUJB, FAPERJ
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Couroupita guianensis; loliolida; triptantrina.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006