IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM COMPUTADORES: Fundamentação, Concepção e Execução.

Luiz Ricardo Olimpio de Souza Oliveira 1
(1. Departamento de Matemática/UFMG)
INTRODUÇÃO:

Apresentaremos, neste congresso, alguns resultados do projeto Ambientes de Aprendizagem de Matemática com Computadores. Ele vem sendo desenvolvido, desde 2004, no contexto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias (GEPEMNT), sediado no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem por objetivos a discussão de teorias sobre Novas Tecnologias e Educação Matemática (fundamentação); o planejamento e elaboração de ambientes de aprendizagem de Matemática que utilizam computadores (concepção) e o oferecimento de oficinas tendo esses ambientes como base (execução).

Acreditamos que o projeto tem contribuído muito para a formação dos alunos que dele participam, pois trata-se de um tema muito pouco explorado nos cursos de Licenciatura em Matemática. Além disso, ao privilegiar a discussão, estamos refletindo sobre os questionamentos que perpassam freqüentemente os debates entre educadores e estudantes da graduação quanto à inserção de tecnologia informática nas salas de aula de Matemática. Discutimos sobre a possível alteração do papel do professor com a chegada dessa nova mídia (o computador) e tratamos sobre o planejamento e execução das atividades em ambientes que utilizam esses recursos, sendo que, durante todo o desenvolvimento do trabalho, tivemos a preocupação de nos pautarmos em teorias que procuram aliar tecnologia informática e ser humano, com o intuito de contribuir para a formação e a Educação Matemática do aluno.

METODOLOGIA:

Com base na fundamentação teórica resultante da leitura e discussão de livros e artigos, e da participação em alguns seminários e encontros, produzimos resenhas e apresentamos seminários, dentre eles o I Seminário do GEPEMNT, que visaram compartilhar e refletir, com todos os integrantes do GEPEMNT, os conhecimentos adquiridos. Essas discussões acabaram norteando o tipo de abordagem que adotamos no planejamento e na elaboração das oficinas e contribuíram para construção de materiais que vêm auxiliando na criação e avaliação desses ambientes de aprendizagem. Esses materiais são utilizados pelo GEPEMNT no projeto de extensão e nos projetos de pesquisa, por outros componentes do grupo e por nós na elaboração das oficinas que são ofertadas para professores e alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Além disso, os integrantes desse projeto caracterizam-se como um grupo interdisciplinar e colaborativo. Interdisciplinar, pois o projeto é ligado à Educação Matemática e Novas Tecnologias, logo é natural o contato entre Matemática, Educação e Computação, mas devido a algumas necessidades e discussões acaba sendo necessário também trabalharmos com outras áreas como a Filosofia, a Comunicação e a Psicologia. Colaborativo, porque todos trabalharam conjuntamente, compartilhando lideranças e responsabilidades, visando atingir objetivos comuns e a partir dos resultados observados refletir e alterar elementos que consideramos desfavoráveis durante a realização das atividades.

RESULTADOS:

A partir da metodologia de trabalho utilizada, foi possível chegarmos a alguns resultados. O primeiro foi o desenvolvimento do Material de Elaboração de Oficinas que visa discutir dúvidas e mitos sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula e investigações matemáticas e, ainda, auxiliar o professor, a partir de um roteiro, no planejamento de atividades que utilizam o computador como um recurso didático.

Desenvolvemos também, o Material para Avaliação de Ambientes Virtuais para o Ensino da Matemática, que se constitui como uma “grande síntese” das idéias que construímos ao longo de todos os trabalhos realizados pelo GEPEMNT e apresenta critérios para avaliação dos ambientes de aprendizagem virtual segundo alguns temas. A partir desse material, foi possível aperfeiçoar nosso catálogo de softwares, por meio do qual escolhemos aqueles mais aptos a serem utilizados, de acordo com as atividades que propomos. Além disso, investimos na criação de novos applets e planejamos futuras oficinas que ocorrerão a distância.

Por fim, destaco o grande número de oficinas que ofertamos e vêm sendo ofertadas para alunos de graduação, professores e alunos dos Ensinos Médio e Fundamental, durante estes últimos anos.

CONCLUSÕES:

Acreditamos que este projeto tem sido de grande relevância para uma formação diferenciada de seus integrantes e para as pessoas que a ele estão ligadas, pois temos a oportunidade de diversificar nosso aprendizado e de ampliar nossa capacidade de reflexão crítica com relação a um tema cada vez mais presente em nossas escolas e na sociedade. Além disso, a metodologia de trabalho desenvolvida ao longo do projeto contribui muito para o acréscimo da nossa autonomia, já que nos configuramos como um grupo colaborativo e de caráter interdisciplinar.

Consideramos ainda, que o projeto tem contribuído, de certa forma, para o avanço da Educação Matemática. Fato esse, que se comprova pela premiação deste projeto com o 1º lugar na IX Semana de Graduação da UFMG e pelo impacto que vem causando, juntamente com outros projetos do GEPEMNT, no Departamento de Matemática, nas escolas públicas e privadas e entre professores de diversos níveis de ensino.

Esperamos que todo esse trabalho, que já desenvolvemos e que estamos desenvolvendo, possa contribuir para o avanço da Educação em nosso país e para o estabelecimento de um novo tipo de relação entre professores – alunos – conhecimento. Dando à matemática uma visão diferente daquela legitimada pelo ensino tradicional.

Instituição de fomento: Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFMG
 
Palavras-chave: Educação Matemática; Novas Tecnologias; Ambientes de Aprendizagem.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006