IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
CARACTERÍSTICAS DE PROPORCIONAMENTO E MANIPULAÇÃO DE ALGUNS CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO INDICADOS PARA O TRATAMENTO RESTAURADOR ATRAUMÁTICO
Márcio José Ramos 1
Adriana Akemi Uemura 1
Raquel Sano Suga Terada 1
Vanessa De Marchi 1
(1. Departamento de Odontologia / UEM)
INTRODUÇÃO:

Grande parte da população mundial não recebe tratamento odontológico sistemático, sendo que as principais causas deste quadro se referem às dificuldades de acesso aos serviços e à falta de recursos técnicos e humanos. Medidas alternativas para o controle da cárie e promoção de saúde bucal estão sendo utilizadas em alguns países economicamente desfavorecidos e um exemplo é o Tratamento Restaurador Atraumático (ART). A técnica consiste na remoção do tecido cariado somente com instrumentos manuais e preenchimento da cavidade com o cimento de ionômero de vidro (CIV). Para se alcançar resultados clínicos satisfatórios, é fundamental que o protocolo dos passos operatórios sejam seguidos. Neste sentido, sabe-se que as etapas de proporcionamento e manipulação de um CIV são críticas, pois estas podem alterar as propriedades mecânicas e físicas da restauração final. Atualmente, existem várias marcas comerciais de CIV indicados para o ART. Este trabalho teve como objetivo geral conhecer a opinião de auxiliares de consultório odontológico (ACDs) e cirurgiões-dentistas (CDs) quanto às características de proporcionamento e manipulação de alguns deles.

METODOLOGIA:

Para tanto, 30 ACDs e 30 CDs, atuantes nas unidades básicas de saúde do município de Maringá/PR trabalharam com 4 diferentes marcas de CIV - ChemFlex (Dentsply), Magic Glass ART (Vigodent), Maxxion R (FGM) e Ionofil Molar (Voco) - e responderam a um questionário contendo perguntas relativas às mesmas.

RESULTADOS:

Através da análise dos resultados, verificou-se os CIVs que apresentaram maior e menor facilidade de proporcionamento e manipulação foram o Magic Glass e o ChemFlex, respectivamente, segundo a opinião dos ACDs. Porém, o que permitiu um melhor manuseio e inserção na cavidade, de acordo com os CDs, foram o Maxxion R e Ionofil Molar.

CONCLUSÕES:

A maioria dos CDs (86,6%) envolvidos na pesquisa empregam o ART no serviço e desta forma, seria interessante a utilização de materiais de fácil manuseio, como o Maxxion R, que obteve maior indicação (45%) para esta finalidade e para o Programa Saúde da Família. Entretanto, é importante que outros estudos sejam realizados, para avaliar o desempenho clínico deste CIV e correlacionar outras propriedades com esses resultados obtidos.

 
Palavras-chave: tratamento restaurador atraumático; cimento de ionômero de vidro; Propriedades físico-macânicas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006