IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

JOGOS COOPERATIVOS: COMO CONTRIBUIÇÃO

PARA A  FORMAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS

Arlei José Fedrizzi 1
(1. Universidade do Oeste de Santa Catarina)
INTRODUÇÃO:

Compreende-se a escola, em especial a educação física escolar, como um espaço de criações e investigações, partindo desta compreensão, realizamos uma investigação através de uma pesquisa dentro das aulas de educação física escolar do CEMEG (Centro Municipal de Educação Girassol)  que teve como objeto de  estudo a formação social dos alunos. Por meio de práticas educativas desenvolvidas, tendo a cooperação como princípio norteador, analisamos quais as contribuições que essas praticas trouxeram à formação social dos alunos. A pesquisa foi desenvolvida observando as relações estabelecidas em aula observando-se vivências e experiências de cooperação, de interação social e de movimento humano. Estas práticas educativas foram desenvolvidas com a intenção de contribuir para que nosso aluno tenha possibilidade de se constituir como ser autônomo e critico diante das situações de seu mundo de vida. Partindo desse pensamento, desenvolvemos no Centro Municipal de Educação Girassol – CEMEG um estudo buscando analisar e compreender em que fatores os jogos cooperativos podem contribuir na formação social dos alunos de 4ª e 7ª séries dessa unidade de ensino.Para isto, configuramos a seguinte situação problema: Como a Cooperação pode contribuir na formação social do aluno nas aulas de educação física do Centro Municipal de Educação Girassol com as turmas de 4ª e 7ª série do ensino fundamental?

METODOLOGIA:

A presente pesquisa foi composta por uma população contendo alunos do Centro Municipal de Educação Girassol (Cemeg) l no Município de São José do Cedro, Santa Catarina, sendo que uma turma é do turno matutino (4ª série) e a outra do turno vespertino (7ª série). A amostra desta  pesquisa foi composta por treze (13) alunos da 4ª Série,  e onze (11) alunos da 7ª Série do Centro Municipal de Educação Girassol. Esta a pesquisa foi de cunho qualitativo, pretendeu-se analisar a realidade das turmas do CEMEG. Tendo como base a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2000) que se caracteriza pela ação-reflexão-ação, em que os sujeitos envolvidos no processo de investigação participam como pesquisadores de sua prática procurando aproximar a produção teórica da prática, na medida em que se envolvem com a pesquisa enquanto agentes sociais afetados na condição de sujeitos do conhecimento. A pesquisa foi realizada com indivíduos de gênero feminino e masculino. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados protocolos de observação de Aula, elaborados a partir dos conceitos e definições sobre cooperação, interação social e movimento humano. Os dados coletados desta pesquisa foram analisados a partir das seguintes categorias de análise cooperação, interação social e movimento humano que foram extraídas das referências do trabalho.

RESULTADOS:

Percebemos que nas atividades os alunos criaram possibilidades de cooperarem entre eles, fazendo um exercício de convivência e cumplicidade ao cooperar, demonstraram que todos puderam participar, sem discriminação, demonstrando na realização dos desafios propostos. Outro importante aspecto era que, quando algum aluno não conseguia realizar alguma atividade seus colegas o auxiliavam. E Beacker.{(2004, p. 193), enfatiza que as [...}Relações cooperativas podem ser construídas quando: os alunos se auxiliam mutuamente, se respeitam como pessoas, aprendam a ter responsabilidades sobre si e sobre os outros, aprendam a adquirir confiança em seus colegas[...]. Observamos ainda a utilização da comunicação, tanto verbal quanto de movimento, para a criação de estratégias e para se organizarem na realização das atividades propostas. Evidenciamos e tratamos de questões como: falta de confiança nos colegas, falta de respeito à diferença, atitudes de individualismo, como só querer jogar para ganhar. Para transformarmos estas questões, introduzimos uma reflexão por meio dos jogos cooperativos onde efetivamos com os alunos mudanças em seus comportamentos, que foram imprescindíveis para que eles viessem respeitar as capacidades individuais dos colegas, abrirem-se ao dialogo, escutar e experimentar possibilidades diferentes de se movimentarem e assim (re)construir juntos sentidos e significados que possivelmente levarão para suas vidas, constituindo-se como indivíduos autônomos críticos e construtores de uma sociedade mais justa e igualitária.

CONCLUSÕES:

Pretendemos nesta pesquisa realizar uma pratica que consiste em jogar com e não contra, buscando a participação de todos, inclusão, metas coletivas e a comunicação entre os alunos, com a intenção de modificar as estruturas de jogo, de pensamento e mostrando que o jogo e a brincadeira podem ser trabalhados através da cooperação e com isto, contribuir para a formação social dos alunos.Diante disso pesquisamos como os jogos cooperativos puderam contribuir na formação social dos alunos de 4ª e 7ª série do Centro Municipal de Educação Girassol. Percebemos que durante as aulas, aconteceram progressões no sentido de respeito, união, ajuda, solidariedade e que aos poucos os alunos foram  assimilando o processo e sabendo se posicionar diante das mudanças ocorridas. Desta forma as práticas educativas baseadas em  jogos cooperativos, fizeram com que esses alunos mudassem sua conduta, que muitas vezes é de exclusão e desigualdades, para um agir cooperativo, re-significando assim sua formação, uma formação que reflita e supere sobre as maneiras tradicionais de utilização de jogos em práticas educativas da educação física escolar e objetive, com esta reflexão e superação, um mundo de vida melhor, um mundo, se possível, sem desigualdades e mais justo. Por fim, queremos salientar que os jogos cooperativos contribuem na formação social  dos alunos, sabendo que o mais importante é aprender com os outros e não contra os outros, contribuindo para sua formação social e cidadã.

Instituição de fomento:  Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus São Miguel do Oeste
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Cooperação; Jogos cooperativos .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006