IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria

INVENTÁRIO E DIAGNÓSTICO DE VILA FLOR: ENFOQUE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR HOTELEIRO

André Lacerda Batista de Sousa 1
Clébia Bezerra da Silva 1
(1. Departamento de Ciências Administrativas - DEPAD/UFRN)
INTRODUÇÃO:

          

INTRODUÇÃO: O presente estudo refere-se ao inventário e diagnóstico da oferta turística desenvolvido no município de Vila Flor no Estado do Rio Grande do Norte com o enfoque no desenvolvimento do  setor de  hospedagem. Segundo Andrade (1992) o turismo nasce de um conjunto de atividades de natureza heterogênea que impede a construção de uma ciência autônoma e de técnicas especificas independentes. Ele não dispõe de ordenamento disciplinado e regido, nem de metodologia própria, o que ratifica a necessidade de uma ampla análise, observando-se métodos e critérios específicos de um complexo teórico-metodológico de corrente de ciências diversas. Vila Flor é um pequeno município do Rio Grande do Norte. Sua população é de 2647 habitantes. Sua área territorial é de 48 km2. Possuidor de um bom pólo turístico, Vila Flor está inserida no Pólo das Costa das Dunas, que abrange a região do litoral oriental do estado.

METODOLOGIA:

METODOLOGIA: O inventário da oferta turística é um dos passos para a implementação do Macroprograma de Informações Turísticas, servindo assim como base para o planejamento e operacionalização dos demais Macroprogramas do Plano Nacional de Turismo. O inventário foi aplicado por meio de uma análise quantitativa em Vila Flor - RN no período de outubro de 2005, com a  utilização aplicação de 30 questionários. Foram aplicados entre alguns segmentos da população, moradores e empresários. O diagnóstico é a análise dos dados contidos no inventário turístico, uma visão técnica da realidade de uma determinada localidade

RESULTADOS:

   

RESULTADO: Com base na análise dos dados, observou-se que em relação aos recursos histórico-culturais o município destaca-se pela sua grande potencialidade ,porém possui um sistema de hospedagem falho. O serviço de alimentação é limitado. Falta um calendário de eventos, um sistema de transportes eficiente e um plano de marketing para a região.

Todavia, é de fundamental importância que o setor hoteleiro seja estruturado de forma a contribuir para o desenvolvimento do turismo no município, visto que este setor é um dos pilares do turismo. O setor hoteleiro é praticamente inexistente no município fazendo com que o turista passe pouco tempo na cidade pois não tem onde se hospedar. A implementação de um parque hoteleiro na cidade vai beneficiar, também, a população local com a geração de emprego e renda.

 

    

CONCLUSÕES:

CONCLUSÃO: O planejamento de Vila Flor mostrou que o potencial da cidade é grande, porém, quase que inexplorado. No tocante ao setor hoteleiro há muito que se fazer, pois ele, juntamente com outros fatores, é decisivo para aumentar a permanência de turistas na cidade. Com meios de hospedagem satisfatórios Vila Flor impulsionaria o turismo no interior do Estado fazendo com que não houvesse uma concentração apenas na capital o que traria muitos benefícios, principalmente econômicos para a localidade.

 

 

 
Palavras-chave: Planejamento; Setor Hoteleiro; Vila Flor/RN.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006