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B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTRATÉGIAS PARA A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES DE REVISTAS CIENTÍFICAS ONLINE

Claudia Regina Ziliotto Bomfá 1
Fladimir Fernandes dos Santos 2
Marco Aurélio Batista de Sousa 3
João Ernesto Escosteguy Castro 4
Maria do Carmo Duarte Freitas 5
(1. UFSC; 2. UFSC; 3. UFSC; 4. UFSC; 5. UFPR)
INTRODUÇÃO:

A comunicação científica em mídia digital vem sendo amplamente debatida e as discussões giram em torno de propostas que visam passar de um sistema de comunicação científica impressa tradicional para um sistema eletrônico. Nota-se que o crescimento das publicações veiculadas em meio eletrônico tem exigido, além da profissionalização desta atividade, estratégias para estreitar o relacionamento entre autores e avaliadores e melhorar a qualidade dos artigos, fatores fundamentais para a manutenção de um periódico de natureza científica.

Neste contexto, considerando a importância dos periódicos eletrônicos para a comunidade cientifica, entende-se que os mesmos precisam adotar critérios que atendam as necessidades dos clientes. Neste cenário, é fundamental o papel do marketing, imprescindível para atestar o sucesso das publicações científicas. Sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar algumas estratégias de marketing de relacionamento, utilizadas no processo de fidelização dos clientes da Revista Produção Online (www.producaoonline.inf.br).

 

METODOLOGIA:

A pesquisa caracteriza-se como exploratória, que conforme Tripodi, Fellin e Meyer (1981, p. 64), tem como “finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias a fim de fornecer hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores”.

A pesquisa caracteriza-se por utilizar a abordagem qualitativa, que segundo Richardson (1999), descreve a complexidade de determinado problema, analisa a interação de certas variáveis, compreende e classifica processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribui no processo de mudança de determinado grupo e possibilita um maior nível de aprofundamento e entendimento das particularidades dos indivíduos.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando subsídios para desenvolver as ferramentas e estratégias de fidelização de clientes: criação de banco de dados, desenvolvimento da gestão de relacionamento e melhoria do conteúdo do periódico.

Inicialmente foi efetuado um benchmarking para identificar modelos de gestão da comunicação científica, que pudessem ser adaptados ao gerenciamento da Revista Produção Online. Na seqüência realizou-se a organização dos dados cadastrais dos artigos, autores e avaliadores. Posteriormente foi desenvolvida a interface do banco de dados (Microsoft Office Access) e em seguida realizou-se a transposição dos dados cadastrais e verificou-se o funcionamento do banco de dados. Finalmente, o periódico foi submetido à Biblioteca Científica Eletrônica – SciELO com o objetivo de melhorar o conteúdo das publicações.

RESULTADOS:

As estratégias utilizadas como marketing de relacionamento priorizam a fidelização dos autores, avaliadores e leitores de uma revista, sendo este aspecto um diferencial em relação aos outros periódicos da área. Para a Revista Produção Online, a primeira etapa consistiu na elaboração da base de dados de clientes, adaptada ao suporte digital, a qual comporta o cadastramento das informações, a agilização das tarefas e a interatividade com autores e leitores. A mesma facilita o processo de armazenamento, identificação, recuperação das informações e publicação do conteúdo editorial. A segunda etapa compreendeu o gerenciamento, o qual abrange a submissão do artigo, a seleção dos referees, a avaliação dos artigos e o contato com os autores, que recebem as sugestões de modificações e a reprovação ou publicação do artigo. Na última etapa reestruturou-se o conteúdo do periódico conforme critérios estabelecidos pelo SciELO, cujo os resultados demonstram que o periódico apresentou 5.922 acessos e 38.124 downloads (dez. 2005). Observa-se que antes de ser submetido ao SciELLO, o periódico apresentava 4.922 acessos de leitores e 20.958 downloads (dez. 2004). Também houve melhorias nos seguintes aspectos: aumento no número de submissões, ampliação de artigos publicados por edição, ampliação do quadro de referees, ampliação das áreas de publicação e criação do sistema de recuperação da informação dos artigos, por delimitação de palavras-chave, autor e título.

CONCLUSÕES:

A comunicação cientifica é responsável pela divulgação do resultado de pesquisa e desenvolvimento, sendo, portanto, crucial que os pesquisadores divulguem seus estudos em periódicos que estejam dentro de um padrão de qualidade. Neste sentido, reforça-se a importância dos periódicos eletrônicos e o espaço que os mesmos vêm conquistando nos últimos tempos, dado as facilidades das novas tecnologias que agilizam o acesso às informações e, principalmente encurtam o tempo de publicação dos artigos.

As estratégias de marketing de relacionamento adotadas pela Revista Produção Online com o intuito de fidelizar os clientes têm apresentado resultados bastante positivos. Este fato foi publicado recentemente pela CAPES (Coordenação de Pesquisa e Extensão), que reconhece a Revista Produção Online com conceito A em Administração e B em Engenharia de Produção. Conceitos que são de grande relevância para os clientes (autores e avaliadores), que precisam publicar em periódicos de qualidade. Portanto, desta maneira atesta-se a fidelização dos clientes.

Diante do exposto, considera-se que o objetivo deste artigo, que era relatar algumas estratégias que visassem a fidelização dos clientes da Revista Produção Online, atendeu as expectativas no que se refere ao esclarecimento da importância do marketing de relacionamento, fundamental para a qualidade do processo de divulgação das pesquisas científicas, desde a submissão até a publicação dos artigos.          

 
Palavras-chave: Marketing de relacionamento; Fidelização de clientes; Revista eletrônica de Engenharia de Produção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006