IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 4. Parasitologia Geral
PROJETO MULTIDISCIPLINAR: PARCERIAS PARA SAÚDE DAS CRIANÇAS NO SESI
Adir Araújo 1
Maria Margarida Rodrigues 1
Bianca de Moura Peloso 1
Cristiane do Carmo 1
Danielle Gonçalves Abrantes 1
Marina Godoy Pereira 1
(1. Depto. Ciências Biológicas - Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG)
INTRODUÇÃO:

Hoje, percebe-se uma grande distância entre o conhecimento dos cuidados sobre higiene e a realização dos mesmos. Isso pode ser observado em projetos comunitários, como o que acontece no SESI.  As atividades exercidas com as crianças são fundamentais, pois visam a conscientização da importância dos hábitos de higiene para alcançar melhorias na qualidade de vida. Este trabalho foi realizado objetivando: melhorar os hábitos de higiene para prevenir doenças infecciosas e parasitárias, ensinar as boas condições de saúde aos alunos e a seus familiares, além de, fornecer conhecimentos sobre as formas de contaminação, transmissão e prevenção de parasitoses.

METODOLOGIA:

O público alvo é composto por cerca de cem crianças com idade entre 10 e 14 anos, que participam das atividades no SESI (projeto segundo tempo), estas recebem orientação quanto a importância da higiene na promoção da saúde e prevenção de doenças. A didática utilizada nas atividades teóricas foi desenvolvida por meio de cartazes, vidros contendo vermes adultos, filmes educativos e exercícios de fixação. Baseando-se nos temas abordados, foram desenvolvidas atividades práticas voltadas para higiene pessoal (lavagem das mãos e pés, corte e limpeza das unhas e a maneira correta de se realizar a higiene bucal). Atualmente, os trabalhos estão voltados para o combate ao piolho (lavagem da cabeça com xampu natural, catação de piolhos, distribuição de panfletos informativos e de xampu). Além disto, foram realizadas atividades recreativas como: gincanas, dinâmicas, pula corda, ,jogar queimada, montagem de quebra- cabeça, entre outras.

RESULTADOS:

De maneira geral, as crianças mostram-se animadas e receptivas às visitas. Foi possível, inclusive, observar um bom retorno em relação aos temas abordados, sendo que, muitas crianças transmitiram às pessoas de sua convivência os conhecimentos adiquiridos . Alguns pais (minoria) atrapalharam a conquista de resultados melhores, não permitindo  que seus filhos participassem de algumas atividades práticas. 

CONCLUSÕES:

Houve aproveitamento satisfatório na aprendizagem dos temas abordados. O principal objetivo deste projeto, que é educar as crianças e através destas, atingir o maior número possível de pessoas na  comunidade,   propondo melhorias da qualidade de vida, foi alcançado. Objetivos secundários, tais como a integração dos acadêmicos com as crianças, que em sua boa parte, são carentes inclusive de afetividade, também foram conquistados. Resultados mais satisfatórios poderiam ser alcançados se houvesse uma maior colaboração dos pais das crianças envolvidas. 

 
Palavras-chave: helmintos; protozoários; artrópodes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006