IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA AGRICULTURA ORGÂNICA VISANDO AÇÕES EDUCATIVAS, DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL E GERADORAS DE RENDA NOS ASSENTAMENTOS DE PADRE BERNARDO-GO
Glécia Virgolino da Silva 1
Eliana Lutzgarda Collabina Ramirez Abrahão  3
João Carlos Hohl Abrahão  2
Taiana de Andrade Pereira 4
Pedro Ítalo Tanno Silva 4
Juliano de Oliveira e Silva 4
(1. Instituto de Química/ IQ-UnB; 2. Departamento de Neurociências e Comportamento/ IB-UnB; 3. Instituto de Biologia e Departamento de Agronomia/ UnB; 4. Engenharia Florestal da Universidade de Brasília/UnB)
INTRODUÇÃO:
O presente artigo relata as atividades desenvolvidas pelo grupo de coordenadores e bolsistas do projeto “O Ensino de Ciências através da Agricultura Orgânica visando ações educativas, de organização social e geradoras de renda nos Assentamentos de Padre Bernardo-GO” que promoveram capacitações técnicas em agricultura orgânica por meio de ações educativas visando o desenvolvimento de tecnologias e processos de agregação de valor a produtos da agricultura familiar, assim como de associações e cooperativas. Estas foram motivadas pela ausência de processos educativos que garantissem uma produção para subsistência e para geração de renda, como também contribuíssem para o desenvolvimento de capacidades de inserção aos mercados dos produtos da agricultura familiar nos assentamentos deste município.
METODOLOGIA:

Para a execução deste projeto, o procedimento empregado na Pesquisa-Ação (Renée Barbier, 2002) se caracterizou por uma atitude participante do pesquisador - que ao se tornar um elemento ativo da comunidade estuda o objeto de forma contemplativa, percebe o problema, emite conclusões e busca junto à comunidade as soluções para o mesmo.

Quanto aos passos da pesquisa, foi feito um Estudo da Estrutura Sócio Econômica e Agrária dos Assentamentos através de dados documentais e da coleta de dados a partir de entrevistas, questionários, observações participantes, etc. Posteriormente, utilizou-se a técnica do Diagnóstico Participativo com o intuito de sensibilizar a comunidade quanto as suas potencialidades e seus problemas. Só então se estruturou os cursos de capacitação técnica tendo em vista as demandas locais. Concomitantemente a estes processos, se investiu em infra-estrutura para processos produtivos, tais como agroindústria, produção orgânica, viveiros florestais visando a fundação de um Centro de Formação Profissionalizante - Escola Família de Padre Bernardo. Por fim, a socialização do conhecimento ocorreu por meio de reuniões e capacitações técnicas no assentamento, dias de campo, oficinas e dinâmicas de sensibilização de jovens e adultos. Assim, de acordo com Brandenburg (1997), não se constrói uma sociedade sustentável sem levar em consideração a sustentabilidade social dos diversos grupos. Não se faz desenvolvimento sustentável sem construir uma sociedade sustentável.

RESULTADOS:

Ao sensibilizar e mobilizar 8 comunidades de agricultores familiares, as capacitações contribuíram para a melhoria da qualidade de vida local ao promoverem o desenvolvimento de tecnologias e processos de agregação de valor a produtos da agricultura familiar, contribuindo para a inclusão social e a para geração de renda. Verificou-se um amadurecimento social dos assentados, uma vez que o acesso às informações interdisciplinares obtidas nos espaços de capacitação levou a uma melhoria das relações sociais e de organização do grupo como um todo. Ademais, houve um aumento da conscientização a cerca da observância de procedimentos necessários para a produção orgânica de alimentos e para a certificação participativa de produtos ecológicos visando o Comercio Solidário. Em fim, ao abordar aspectos econômicos, sociais e ambientais em todos os níveis, estas ações educativas permitiram a socialização de conhecimentos entre comunidades e entre estas e o meio acadêmico (Caporal e Costabeber, 2004), tornando-os aptos a trabalhar com: Produção Orgânica de Alimentos, Agroindústria Tradicional; Gestão Cooperativada; Certificação Participativa, Transporte de Produtos Agrícolas; Agroecologia e Identidade Regional em Produtos e Serviços Artesanais; Identidade e Educação Alimentar. Estes claramente contribuíram para a inauguração da Horta Comunitária na EFA de Padre Bernardo (out/2005), para a criação da Associação das Produtoras Familiares Solidárias do Cerrado (fev/2006).

CONCLUSÕES:

Ao relatar experiências vivenciadas pela equipe de coordenadores e bolsistas do projeto, este estudo procurou descrever parte da realidade local dos assentamentos de Padre Bernardo que vem sendo mudada a partir de um conjunto de ações educativas pautadas em princípios que privilegiam a produção local, a biodiversidade, o saber e a organização autóctone, a conservação dos recursos naturais e a viabilidade econômica da pequena propriedade.

Assim sendo, concluímos que este trabalho atingiu suas metas ao ajudar no despertar de uma consciência organizativa e transformadora dentro de cada comunidade e que, por sua vez, levarão ao desenvolvimento de sistemas inovadores de distribuição e comercialização de produtos oriundos de empreendimentos rurais de pequeno porte.
Instituição de fomento: CNPq, Núcleo de Estudos Agrários – UnB, GT Reforma agrária – UnB, INCRA
 
Palavras-chave: educação rural; comercialização; desenvolvimento sustentável.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006