IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública

PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES DE AMBOS OS SEXOS DA CIDADE DE PAU DOS FERROS–RN SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS CONTRACEPTIVAS.

 

Maria Antonia Rêgo de Freitas 1
John Paul Albuquerque Caldas 1
Maria Neidjane de Araújo Marinho 1
José Antônio Novaes da Silva 1
(1. Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Departamento de Biologia Molecular/DBM )
INTRODUÇÃO:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como adolescentes as pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Estudos relacionados à fecundidade, ao uso de contraceptivos e à gravidez, assim como a prevenção das DSTs/AIDS, encontram-se entre os temas predominantes em pesquisas cuja população de estudo é esse grupo etário. Em estudo comparativo de dados da pesquisa DHS em 37 países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, verificou-se que embora quase todos os adolescentes pesquisados refiram conhecer pelo menos um método contraceptivo, seu uso tem-se revelado de pequena magnitude e de modo irregular. Isso é consistente com resultados obtidos neste trabalho. Em todas as regiões do Brasil, a taxa de fecundidade vem decaindo desde a década de 80, exceto entre os adolescentes, de modo que o interesse sobre a conduta contraceptiva destes tem crescido. A adoção de um tipo de MAC é uma decisão consciente e deve ser baseada no conhecimento dos diferentes métodos para que se faça uma escolha que melhor se adapte a pessoa. A falta de informações seguras a respeito da contracepção tem tornado a tarefa da escolha difícil, especialmente para adolescentes, pois estes têm demonstrado apresentar níveis insatisfatórios de conhecimento a respeito das diferentes metodologias contraceptivas. Assim realizou-se este estudo com o objetivo de analisar fatores associados ao uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes da rede pública de Pau dos Ferros - RN.

METODOLOGIA:

Em setembro de 2003 realizou-se um estudo transversal que utilizou um questionário auto-aplicado entre 613 alunos de ambos os sexos. O instrumento de pesquisa continha questões sobre sexualidade, contracepção e saúde reprodutiva.

RESULTADOS:

A amostra deste estudo foi constituída de 613 adolescentes do ensino fundamental e médio, sendo 57,75% do sexo feminino e 42,25% masculino. No que se refere à idade, a média entre as adolescentes era de 15,4 anos e a dos rapazes 14,2. Do total da amostra 25,92% das alunas e 72,97% dos jovens já haviam iniciado sua vida sexual. Foi evidenciado que 56,52% das adolescentes e 61,9% dos rapazes usaram preservativo na sexarca, a idade média da primeira ralação sexual foi 15,4 e 15,3 anos para adolescentes dos sexos feminino e masculino, respectivamente. 7,89% das jovens e 70,66% dos rapazes se masturbam, embora ambos os sexos apresentem um conceito positivo a respeito desta prática. Nenhum dos informantes soube indicar o período fértil pelo método da tabelinha.

CONCLUSÕES:

Considerando os resultados obtidos, pode-se afirmar que é imprescindível a tomada de ações que visem a conscientização da população jovem visando criar e ou aumentar sua atenção com a saúde reprodutiva e com a prática de sexo seguro.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: sexualidade; saúde ; reprodução.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006