IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica

NO BALANÇO DAS ONDAS DA BOSSA NOVA: NARRATIVAS ORAIS, MEMÓRIA E ESQUECIMENTO.

Priscila Cabral Almeida 1
Icléia Thiesen 1, 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Memória Social / PPGMS-UNIRIO; 2. Orientadora)
INTRODUÇÃO:

No final dos anos 50 a Bossa Nova surgia como novo estilo musical no Rio de Janeiro. Abordando temáticas relacionadas à paisagem cartão-postal do Rio de Janeiro, introduzindo uma nova batida ao violão e uma maneira intimista de cantar, esses jovens da Zona Sul carioca conquistariam o público nacional e internacional em fins da década de 1960. Neste trabalho pretendemos analisar de que maneira o trabalho de memória realizado por pesquisadores, imprensa e pelos próprios integrantes do grupo está relacionado com o lugar de prestígio que a Bossa Nova ocupa no imaginário social, nacional e internacional, nos dias de hoje.

METODOLOGIA:

Como forma de atingir o objetivo desta pesquisa, optamos por trabalhar com a metodologia da História Oral, que consiste na realização de entrevistas elaboradas a partir de eixos temáticos. Foram realizadas entrevistas com integrantes da Bossa Nova – músicos, intérpretes e compositores -,   além de entrevistas com especialistas no tema. Com a finalidade de auxiliar a análise dos depoimentos utilizamos parte de uma extensa bibliografia sobre a Bossa Nova.

RESULTADOS:

Como resultado deste cruzamento entre as fontes orais e documento escrito, percebemos ambos apresentam um trabalho de memória. A versão da história da Bossa Nova que é recorrente no imaginário social resulta deste enquadramento realizado por pesquisadores e, muitas vezes, pelos próprios integrantes do grupo. Observamos que nestas versões muitas questões são valorizadas, como a estética musical e o clima de amizade entre os artistas da Bossa Nova, mas muito se silencia, como os embates com outros gêneros musicais e um certo conflito entre integrantes da Zona Norte e da Zona Sul do Rio de Janeiro.

CONCLUSÕES:

Concluímos que existe uma memória oficial da Bossa Nova realizada por pesquisadores e pela mídia, que esquece algumas pessoas e fragmentos de sua história. Este trabalho de memória, bem realizado, enquadra a memória dos integrantes da Bossa Nova. Contudo, percebemos que no interior do grupo da Bossa Nova existem aqueles que resistem a esta memória oficial fugindo do enquadramento e relatando suas memórias subterrâneas.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: História Oral; Memória; Bossa Nova.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006