IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

PERCOLAÇÃO DE ÁGUA ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO PERMEÁVEL DE UMA CORTINA DE ESTACAS-PRANCHA.

Sabrina Resende Antunes 1
Lívia Lara Dias de Morais 1
Victor Magno Coelho dos Santos 1
(1. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS)
INTRODUÇÃO:

As linhas de fluxo são ferramentas práticas e muito utilizadas para resolver vários tipos de problemas de percolação e drenagem. Tais linhas de fluxo requerem habilidade em sua construção e dispõem de uma técnica para um “design” seguro e econômico de estruturas expostas aos danos causados pela água.

As redes de fluxo constituem uma solução gráfica da equação do fluxo. São formadas pelo conjunto das linhas equipotenciais e de fluxo, que podem ser nas seguintes condições:

Fluxo confinado – quando as fronteiras de saturação são conhecidas e por conseqüência a linha freática também.

Fluxo não-confinado – quando o nível de saturação está muito acima da linha freática e não é conhecido.

A idéia de um maior aprofundamento em “Barragens” surgiu de uma carência energética e pouco estudo no assunto. Percebeu-se a necessidade de aprimorar o complexo tema: Redes de Fluxo, e assim levar um modelo físico para ser apresentado aos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil.

O modelo de laboratório vem ser a ferramenta principal, que unido ao software MATLAB, mostra o traçado da Rede de Fluxo após o lançamento das condições de contorno e solução da equação de Laplace.

As redes de fluxo são muito úteis para diversos segmentos da Engenharia, como por exemplo:

- Avaliar a segurança contra a possibilidade de ocorrência de areia movediça em barragens;

- Verificar possibilidade de ocorrência de erosão subterrânea;

- Instrumentação;

- Cálculo da vazão de percolação.

METODOLOGIA:

Através do programa MATLAB com recursos PDETOOL, as condições de contorno (do modelo) foram lançadas no programa que desenvolve equações diferenciais.

Utilizando a caixa de ferramentas (toolbox) de Equações Diferenciais Parciais do MATLAB, que é acionada pelo comando “pdetool” de dentro do MATLAB, foram lançadas as condições de contorno do modelo para que a rede de fluxo fosse traçada.

No presente trabalho foi utilizada uma caixa de vidro (10 mm) como modelo, com as dimensões de 100 x 50 x 20 cm.

Na parte lateral esquerda onde se denomina de montante, contém uma entrada de água com um furo de Ø 1 cm, para entrada da água de saturação do modelo.

Um extravasor de Ø 1 cm é colocado na parte onde se denomina jusante, com o objetivo de manter uma diferença de potencial hidráulico.

Encheu-se o modelo com areia até a altura de 25 cm acima do fundo do mesmo e saturou-se com água. O lado de montante ficará com um espelho de água de 18 cm acima da areia e o lado de jusante ficará com um espelho de água de 5 cm.

A seguir, faz-se percolar um líquido colorido (Solução de hidróxido de potássio e água + fenolftaleína) para dentro da face de montante da barragem em 4 pontos selecionados. Para isto, utiliza-se buretas com o líquido colorido de onde saem 4 tubos de borracha com agulhas em suas extremidades. Estas agulhas são introduzidas próximas à parede de vidro. Aparecerão na face do modelo as linhas de fluxo vermelhas.

RESULTADOS:

Pode-se perceber perfeita concordância entre o método gráfico de traçado da rede de fluxo e o modelo real.

O uso da ferramenta MATLAB foi bastante significativo e contribuiu para chegar em resultados mais precisos de valores de pressão hidrostática, comparados aos resultados obtidos graficamente.

CONCLUSÕES:

Ao final deste trabalho observando estabelecimento da Rede de Fluxo no corpo do modelo de barragem, pode-se concluir que a pesquisa foi de grande importância para a comunidade científica, e espera-se ser muito útil aos alunos graduandos em Engenharia Civil para a compreensão do funcionamento de uma barragem.

O modelo poderá auxiliar nos estudos sobre percolação, permeabilidade, piping, podendo também ser introduzido um filtro para pesquisas sobre drenagem.

Pôde-se perceber que o tema “Redes de Fluxo” é bem complexo e envolve vários estudos sobre percolação e ensaios de laboratório, que de forma alguma podem deixar de ser feitos em uma obra de barragem.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: percolação; redes; água.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006