IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
ESTUDO DA TELHA FIBROASFÁLTICA - PAPEL RECICLADO COM BETUME
Bárbara Daniela Giorgini Sepúlveda  1
Adilson dos Santos Barbosa 1
(1. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
INTRODUÇÃO:

A telha de papel reciclado com betume é um produto de origem Argentina, tecnicamente chamado de telha fibroasfáltica, é feito a partir da reciclagem de papel banhado por betume. A telha fibroasfáltica se caracteriza pela fácil produção, baixo custo, leveza, baixa absorção de água e bom isolante térmico e acústico. Devido à precariedade de publicações sobre o potencial do papel reciclado na confecção de telhas, e com base em um produto já existente foi desenvolvido este estudo afim de caracterizar o produto e seus constituintes, procurando avaliar suas características físicas e químicas garantindo um produto de boa qualidade e praticidade.

O objetivo do trabalho é o estudo da telha fibroasfáltica (telha fabricada de papel reciclado banhado por betume), do processo de fabricação e da avaliação dos ensaios de verificação da impermeabilidade, determinação da absorção de água e resistência à flexão baseado nas normas da Associação Brasileira Normas Técnicas (ABNT) da telha de fibrocimento, por não existirem normas técnicas brasileiras estabelecidas para esta telha. 

METODOLOGIA:

A pesquisa baseou-se em estudos e ensaios feitos em laboratórios de materiais de construção e asfalto. Quanto ao laboratório de asfalto, foram feitos testes para identificação do betume utilizado na telha e possibilidade de utilização de outro tipo de betume, utilizou-se para este ensaio a estufa a 105º-110º C, asfalto diluído, emulsão asfáltica e tiras da telha sem impermeabilização. No laboratório de materiais de construção foram feitos verificações das dimensões, utilizando-se o paquímetro e trena. Nos ensaios de absorção de água utilizou-se a estufa à 105º-110º C e balança com precisão de 0,01g. Para verificação da impermeabilidade utilizou-se um tubo de PVC de 30cm de comprimento fixado aos corpos de prova das telhas. E para a resistência à flexão, utilizou-se a prensa Universal (Amsler, capacidade máxima 40t). Para a realização dos ensaios foram usadas como referência as normas da ABNT da telha de fibrocimento (devido à falta de normas referentes a estas telhas) sendo elas NBR7581 EB93 - Telha ondulada de fibrocimento, NBR12800 - Telha de fibrocimento, tipo pequenas ondas, NBR6468 MB234 - Telha de fibrocimento - Determinação da resistência à flexão, NBR6470 MB236 - Telha de fibrocimento - Determinação da absorção de água, e através de comparações dos resultados entre as duas telhas caracterizou-se a telha fibroasfáltica.

Observa-se, porém, que houve modificações no ensaio de determinação de resistência à flexão para adaptação do ensaio à prensa utilizada.
RESULTADOS:

Dimensões da telha fibroasfáltica tipo pequenas ondas estudada: 1100x600x3 mm. Massa: 2,15 kg.

No ensaio de determinação de absorção de água, a partir dos resultados das pesagens documentados nos boletins observou-se que os corpos de prova da telha fibroasfáltica atingiram o valor estipulado pela norma após 192 horas de submersão constatando um poder de absorção muito inferior à telha fibrocimento cujo valor foi atingido com 24h de submersão.

No ensaio de impermeabilidade, as telhas de fibrocimento apresentaram manchas de umidade após 24 horas em repouso. Já as telhas fibroasfálticas não apresentaram nenhuma mancha de umidade após as 24 horas. A norma permite como resultado o aparecimento de manchas de umidade à face oposta a da ação da água, não permitindo, porém, a formação de gotas de água ou vazamentos. Então, ambas as telhas tiveram bons resultados observando-se que a telha fibroasfáltica não apresentou, inclusive, manchas de umidade.

Os resultados encontrados no ensaio de flexão para telha de fibrocimento de ondas maiores foram 2631 N/m e 3523 N/m, enquanto que, a telha fibroasfáltica pequenas ondas apresentou um valor muito inferior que foi de 268 N/m, já com certa flexão transversal às ondas. Diminui-se o vão formado de 84,8 cm para 50 cm o valor de resistência passou para 803 N/m. O motivo pelo qual se reduziu a medida do vão para 50 cm é porque na montagem de um telhado com as telhas fibroasfálticas recomenda-se utilizar os espaços entre as ripas de 45 cm a 50 cm.
CONCLUSÕES:

A telha fibroasfáltica é fabricada a partir de papel reciclado e, por isso, proporciona vários benefícios como redução da quantidade de lixo urbano, preservação do meio ambiente e geração de renda para os catadores de papéis e cooperandos. Além do mais, a telha em si possui características como baixa transmissão térmica, flexibilidade, leveza, facilidade no manuseio e instalação, tendo o cuidado de seguir as recomendações do fabricante, é inquebrável, não tóxica e durável. O produto tem uma boa qualidade o que proporciona conforto ao ambiente onde está aplicado além de baixo custo.

Conclui-se, com a pesquisa realizada, que a telha fibroasfáltica é um produto inovador e ecologicamente correto, mas que necessita de mais estudos para melhoria de alguns itens como de acabamento, corte e verificação de excesso de betume em pontos da telha.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: telha; papel; betume.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006