D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva |
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE COMUNIDADES CARENTES DO MUNICÍPIO DE LAGES |
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Vanessa de Medeiros Bonatelli 1 |
Thalyta Marcílio 1 |
Márcia Regina Pfuetzenreiter 2 |
David Germano G. Schwarz 1 |
José Guidi Neto 1 |
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(1. Acadêmico CAV / UDESC; 2. Orientadora - Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia / UDESC) |
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INTRODUÇÃO: |
A educação em saúde constitui-se em uma ação fundamentalmente voltada para a promoção em saúde, desempenhando importante papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. As possibilidades de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas classes populares, dependem do acesso a determinadas formas de conhecimento e a educação em saúde cumpre um papel significativo frente à melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Nesta proposta buscou-se trabalhar as questões de saúde com crianças das séries iniciais do ensino fundamental de Lages, de escolas municipais do meio urbano e rural. Também foi desenvolvido um trabalho voltado ao ensino não formal junto a filhos de carroceiros do Município de Lages. O trabalho tem como objetivos: promover a integração do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na comunidade à qual pertence por meio da educação em saúde; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida no projeto; promover a consciência social sobre saúde em alunos de instituições de ensino do Município de Lages; prestar orientação sobre temas relacionados à saúde para os estudantes; despertar o desenvolvimento de destrezas pelos alunos em relação à saúde; e, estimular a formação do pensamento interdisciplinar nos acadêmicos envolvidos no projeto, pela compreensão dos fatores culturais e sociais no conceito de saúde e doença. |
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METODOLOGIA: |
O trabalho foi realizado com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental de três escolas de comunidades carentes da cidade de Lages, durante os anos de 2004 e 2005. Duas das escolas estão localizadas no meio urbano: Escola Municipal de Educação Básica Professor Trajano e Escola Básica Municipal Emília Furtado (nesta última o trabalho foi realizado na primeira série de inclusão que possui alguns alunos portadores de necessidades especiais — com dificuldade de aprendizado) e uma escola está localizada no meio rural (Escola Municipal Pedras Brancas) que é multiseriada. Também foi realizado um trabalho junto aos filhos dos carroceiros da cidade, em parceria com o “Projeto Amigo do Carroceiro” que é um projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina que executa o atendimento aos animais dos carroceiros de Lages. O contato inicial foi feito com as professoras das escolas, que forneceram os programas a serem trabalhados em cada série com os conteúdos relacionados à saúde, sendo elaborado um plano de trabalho adequado a cada uma das séries. Inicialmente foi feita uma investigação das concepções prévias dos estudantes através da observação direta e de depoimentos espontâneos de conceitos básicos sobre saúde para a elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem, utilizando principalmente atividades lúdicas com o objetivo de estimular a construção do conhecimento pelos estudantes. |
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RESULTADOS: |
Foram tratados os temas higiene pessoal e dos alimentos, utilização dos animais domésticos, poluição, lixo, água, controle de artrópodes, toxoplasmose, pediculose, animais peçonhentos, reprodução, microorganismos e parasitas, medidas preventivas e curativas de doenças, raiva, escabiose, leptospirose, teníase e cisticercose, com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Trajano. Na Escola Básica Municipal Emília Furtado abordou-se higiene pessoal, microorganismos e parasitas, medidas preventivas e curativas de doenças, animais vertebrados e invertebrados e utilização dos animais domésticos. Os temas origem dos alimentos, utilização dos animais domésticos, toxoplasmose e raiva foram trabalhados junto a Escola Municipal Pedras Brancas. Todas as séries participaram de visitas ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), para reforçar e complementar os temas vistos em sala de aula. O número de crianças atendidas foi: 81 na Escola de Educação Básica Professor Trajano, 11 na Escola Básica Municipal Emília Furtado, 15 na Escola Municipal Pedras Brancas, 91 que participaram Projeto Amigo do Carroceiro, totalizando 198 crianças. É importante enfatizar que os professores permaneciam na sala de aula durante os encontros e demonstravam complementar seus conhecimentos. As famílias das crianças também participaram do trabalho educativo através da distribuição de materiais informativos que eram levados para serem discutidos em casa com seus pais. |
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CONCLUSÕES: |
O trabalho teve como meta atingir os estudantes que iriam repassar os conhecimentos adquiridos aos seus familiares e à comunidade, com intuito de incentivar práticas de higiene pessoal e alimentar, aumentar os cuidados para diminuir acidentes domésticos, melhorar o saneamento básico, desenvolver novas formas de prevenção de zoonoses, melhorando a qualidade de vida da população que participou das atividades. Um ponto positivo verificado foi a troca de experiências entre os acadêmicos que participaram do trabalho e os estudantes e professores das escolas, tendo como resultado o crescimento científico, social e cultural de todos os segmentos envolvidos. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e as condições sociais de camadas desassistidas da população. Quanto à avaliação das atividades, ao final de cada semestre foram realizadas gincanas em cada série, em que os alunos respondiam a questões, consistindo em uma estratégia menos formal, mas obtendo enorme aceitação por parte dos estudantes. A maior dificuldade encontrada foi avaliar uma mudança significativa de conduta dos alunos com relação à saúde, na certeza de que eles estivessem realmente assimilando os assuntos abordados nos encontros. Entretanto, os professores relataram a ocorrência de modificações no comportamento das crianças em relação à saúde, especialmente vinculadas aos conteúdos trabalhados durante a execução do projeto. |
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Instituição de fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina
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Palavras-chave: saúde; educação; educação em saúde. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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