IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ESTUDANTES DE COMUNIDADES CARENTES DO MUNICÍPIO DE LAGES
Vanessa de Medeiros Bonatelli  1
Thalyta Marcílio  1
Márcia Regina Pfuetzenreiter 2
David Germano G. Schwarz  1
José Guidi Neto  1
(1. Acadêmico CAV / UDESC; 2. Orientadora - Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Tecnologia / UDESC)
INTRODUÇÃO:
A educação em saúde constitui-se em uma ação fundamentalmente voltada para a promoção em saúde, desempenhando importante papel no combate à pobreza, à desigualdade e à exclusão social. As possibilidades de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e de saúde nas classes populares, dependem do acesso a determinadas formas de conhecimento e a educação em saúde cumpre um papel significativo frente à melhoria das condições de vida e de saúde das populações. Nesta proposta buscou-se trabalhar as questões de saúde com crianças das séries iniciais do ensino fundamental de Lages, de escolas municipais do meio urbano e rural. Também foi desenvolvido um trabalho voltado ao ensino não formal junto a filhos de carroceiros do Município de Lages. O trabalho tem como objetivos: promover a integração do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na comunidade à qual pertence por meio da educação em saúde; contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida no projeto; promover a consciência social sobre saúde em alunos de instituições de ensino do Município de Lages; prestar orientação sobre temas relacionados à saúde para os estudantes; despertar o desenvolvimento de destrezas pelos alunos em relação à saúde; e, estimular a formação do pensamento interdisciplinar nos acadêmicos envolvidos no projeto, pela compreensão dos fatores culturais e sociais no conceito de saúde e doença.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental de três escolas de comunidades carentes da cidade de Lages, durante os anos de 2004 e 2005. Duas das escolas estão localizadas no meio urbano: Escola Municipal de Educação Básica Professor Trajano e Escola Básica Municipal Emília Furtado (nesta última o trabalho foi realizado na primeira série de inclusão que possui alguns alunos portadores de necessidades especiais — com dificuldade de aprendizado) e uma escola está localizada no meio rural (Escola Municipal Pedras Brancas) que é multiseriada. Também foi realizado um trabalho junto aos filhos dos carroceiros da cidade, em parceria com o “Projeto Amigo do Carroceiro” que é um projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina que executa o atendimento aos animais dos carroceiros de Lages. O contato inicial foi feito com as professoras das escolas, que forneceram os programas a serem trabalhados em cada série com os conteúdos relacionados à saúde, sendo elaborado um plano de trabalho adequado a cada uma das séries. Inicialmente foi feita uma investigação das concepções prévias dos estudantes através da observação direta e de depoimentos espontâneos de conceitos básicos sobre saúde para a elaboração das estratégias de ensino-aprendizagem, utilizando principalmente atividades lúdicas com o objetivo de estimular a construção do conhecimento pelos estudantes.
RESULTADOS:
Foram tratados os temas higiene pessoal e dos alimentos, utilização dos animais domésticos, poluição, lixo, água, controle de artrópodes, toxoplasmose, pediculose, animais peçonhentos, reprodução, microorganismos e parasitas, medidas preventivas e curativas de doenças, raiva, escabiose, leptospirose, teníase e cisticercose, com os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Trajano. Na Escola Básica Municipal Emília Furtado abordou-se higiene pessoal, microorganismos e parasitas, medidas preventivas e curativas de doenças, animais vertebrados e invertebrados e utilização dos animais domésticos. Os temas origem dos alimentos, utilização dos animais domésticos, toxoplasmose e raiva foram trabalhados junto a Escola Municipal Pedras Brancas. Todas as séries participaram de visitas ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), para reforçar e complementar os temas vistos em sala de aula. O número de crianças atendidas foi: 81 na Escola de Educação Básica Professor Trajano, 11 na Escola Básica Municipal Emília Furtado, 15 na Escola Municipal Pedras Brancas, 91 que participaram Projeto Amigo do Carroceiro, totalizando 198 crianças. É importante enfatizar que os professores permaneciam na sala de aula durante os encontros e demonstravam complementar seus conhecimentos. As famílias das crianças também participaram do trabalho educativo através da distribuição de materiais informativos que eram levados para serem discutidos em casa com seus pais.
CONCLUSÕES:
O trabalho teve como meta atingir os estudantes que iriam repassar os conhecimentos adquiridos aos seus familiares e à comunidade, com intuito de incentivar práticas de higiene pessoal e alimentar, aumentar os cuidados para diminuir acidentes domésticos, melhorar o saneamento básico, desenvolver novas formas de prevenção de zoonoses, melhorando a qualidade de vida da população que participou das atividades. Um ponto positivo verificado foi a troca de experiências entre os acadêmicos que participaram do trabalho e os estudantes e professores das escolas, tendo como resultado o crescimento científico, social e cultural de todos os segmentos envolvidos. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura e as condições sociais de camadas desassistidas da população. Quanto à avaliação das atividades, ao final de cada semestre foram realizadas gincanas em cada série, em que os alunos respondiam a questões, consistindo em uma estratégia menos formal, mas obtendo enorme aceitação por parte dos estudantes. A maior dificuldade encontrada foi avaliar uma mudança significativa de conduta dos alunos com relação à saúde, na certeza de que eles estivessem realmente assimilando os assuntos abordados nos encontros. Entretanto, os professores relataram a ocorrência de modificações no comportamento das crianças em relação à saúde, especialmente vinculadas aos conteúdos trabalhados durante a execução do projeto.
Instituição de fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina
 
Palavras-chave: saúde; educação; educação em saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006