IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS A PARTIR DA VULNERABILIDADE NATURAL DOS AQÜÍFEROS GUARANI E SERRA GERAL NO MUNICÍPIO DE SOBRADINHO – RS
Fabiano André Marion  1
José Luiz Silvério da Silva 2
Fabiula da Silva 3
Isabel Camponogara 4
(1. Curso de Geografia, Departamento de Geociências/UFSM; 2. Orientador, Profº Dr., Departamento de Geociências/UFSM; 3. Curso de Geografia, Departamento de Geociências/UFSM; 4. Mestre em Geomática e Geografia/UFSM)
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso natural finito e necessário para praticamente todas as atividades humanas. Sua disponibilidade diminui gradativamente devido ao crescimento do consumo indiscriminado da mesma, em função do crescimento populacional, da necessidade de produzir alimentos e da ampliação da indústria. As águas subterrâneas encontram-se protegidas por camadas de solo e/ou rochas, funcionando como reservatórios e, sendo por isso, menos expostas à contaminação do que as águas superficiais. Por outro lado, quando contaminadas, sua descontaminação se torna difícil e onerosa. Assim, tem-se a importância de estudos que disciplinem e planejem a exploração das águas subterrâneas, bem como a caracterização da vulnerabilidade natural nessas áreas. O município de Sobradinho integra a Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (G50), no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Está localizado entre as coordenadas UTM (Universal Transversa de Mercator) 6753600 a 6738570 m de latitude N e 297850 a 312000 m de longitude E, abrangendo uma superfície de aproximadamente 130 km2 e uma população estimada de 14.287 habitantes (IBGE 2004). A partir da elaboração de cartogramas de vulnerabilidade e da simulação do fluxo subterrâneo, juntamente com a identificação de pontos potenciais à contaminação, pretende-se sugerir a implantação de áreas de proteção ambiental importantes na recarga direta dos aqüíferos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com base em dados pré-existentes SIAGAS/CPRM. A partir destes, coletaram-se as informações necessárias para a montagem de um banco de dados, tais como: localização, nível estático, tipo de aqüífero, formação geológica e cota altimétrica dos poços, os quais foram dispostos em uma planilha do Microsoft Excel 2000. De posse desses dados, aplicou-se o método GOD (G grau de confinamento hidráulico; O ocorrência do substrato litológico; D profundidade do nível freático), desenvolvido por Foster; Hirata (1993) e Foster et al. (2003), para a avaliação da vulnerabilidade natural dos aqüíferos, no qual é atribuído uma nota e após multiplica-se os valores de cada parâmetro (G x O x D), ficando os resultados em uma escala entre 0,0 a 1,0. Os resultados foram espacializados por meio do aplicativo Surfer 8.0 com base nas coordenadas UTM e foram simulados através de cartogramas, a superfície potenciométrica (tendência do fluxo subterrâneo) e a vulnerabilidade natural dos poços.
RESULTADOS:
Dos 36 poços cadastrados no SIAGAS/CPRM, foram simulados 15 que apresentaram todos os parâmetros para aplicação do método GOD. Os resultados da superfície potenciométrica indicam uma variação de altitude do nível freático entre 305 a 425 metros, sendo o fluxo subterrâneo em direção, num primeiro momento, a nordeste e, posteriormente, a noroeste da área em estudo, uma vez que o nível das águas ao sul situa-se numa maior altitude, 425 metros. Foram encontrados 8 poços com o índice de vulnerabilidade desprezível (abaixo de 0,1) e 7 com baixa vulnerabilidade (entre 0,1 e 0,3), devido a água estar confinada em rochas vulcânicas da Formação Serra Geral, formando aqüíferos cristalinos fissurais com espessura acima de 72 m e, localmente, arenitos intertrápicos pertencentes ao SAG (Sistema Aqüífero Guarani), sendo que 1 dos poços, com profundidade de 526 m, possui água hipotermal e mineral, indicando potencial Geomineral (Estâncias Hidrominerais) da área de Sobradinho.
CONCLUSÕES:
Apesar da baixa propensão à contaminação, principalmente na área urbana, onde se concentra a maioria das atividades potencialmente poluidoras, isso não quer dizer que não devemos ter cuidados com a preservação das águas subterrâneas, planejando-se os usos e ocupações do solo. Mesmo apresentando baixa vulnerabilidade, a exposição de um aqüífero a cargas contaminadoras por um longo período de tempo torna-o vulnerável. Além do mais, o município em estudo possui despejo de lixo a céu aberto em local considerado impróprio para o uso. Os resultados obtidos podem ser utilizados como subsídio para a gestão ambiental, sugerindo-se a criação de áreas de proteção ambiental, importantes na recarga dos aqüíferos, a ser executado no Plano Diretor do município, contribuindo assim para o planejamento territorial no município de Sobradinho e para a manutenção da qualidade dos recursos hídricos subterrâneos para atuais e futuras gerações.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: águas subterrâneas; gestão ambiental; Sistema Aqüífero Guarani.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006