IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
A relação texto imagem
Maria José de matos Luna 1
Virginia Leal 1
Gilda Maria Lins de Araujo 1
Marilia Paes de Andrade França 1
Cristiane Leal de lacerda Pires 1
(1. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)
INTRODUÇÃO:

As Ciências da Linguagem (Maigueneau, 2001; Arabyan, 1998, 2000; Santaella e Nöth, 1999, e outros) vêm recentemente tematizando a importância da imagem na construção do texto, de modo geral, e em particular no domínio discursivo da publicidade. Indo além das relações esperadas tais como ilustração e complementação da informação textual, na publicidade, a imagem também se firma como elemento a mais na produção do significado indo ao encontro de efeitos de sentido construídos no interior das relações de discrepância (cf.Ceci n’est pas une pipe, de Magritte). Com o aparecimento dos PCN e das recentes pesquisas lingüísticas, o uso de textos autênticos em sala de aula vem sendo incentivado. Nesse sentido, ganha relevo o uso de textos publicitários com fins pedagógicos tendo em vista a sua grande veiculação e acessibilidade por parte dos mais diversificados grupos sociais. Apesar disso, os efeitos de sentido originados das relações entre texto e imagem ainda não foram suficientemente investigados. Essa pesquisa, portanto, visa contribuir na diminuição dessa lacuna analisando a construção do texto publicitário em seus aspectos lingüísticos, plásticos, figurativos e tipográficos.

METODOLOGIA:

Foram selecionadas peças publicitárias que salientavam o uso de recursos plásticos, figurativos e o tipográfico na construção textual. Tais peças foram recolhidas na revista Bravo publicadas no ano de 2005. Após a seleção, elas foram categorizadas em função dos tipos de relação entre texto e imagem, conforme Barthes(1967): ancoragem e relais. É importante salientar que tais imagens pertencem ao paradigma fotográfico e pós-fotográfico segundo classificação de Santaella (1994). Em seguida, os efeitos de sentido no texto foram investigados para responder se eles buscavam na imagem uma redundância de natureza retórica, uma complementaridade semântica ou simplesmente se constituiu em uma negação/discrepância de uma em relação a outra.

RESULTADOS:

A construção textual, na publicidade, como resultado da contribuição de pesquisas realizadas em diferentes áreas do conhecimento (lingüística/semiótica/design/publicidade/arte) apontou a necessidade do trabalho interdisciplinar a ser realizado na escola por professores de língua portuguesa e arte-educadores.

 

CONCLUSÕES:

Concluiu-se que, no âmbito do corpus analisado, a incidência maior da relação texto-imagem foi a de redundância seguida pela complementaridade. A baixa representatividade de relações discrepantes aponta para uma tendência mais fixada na tradição que tende a rechaçar o inusitado, o inesperado, o diferente, ainda que dirigido a um leitor virtual já bastante familiarizado com o mundo da arte onde as experimentações  estão sempre ocorrendo.

 
Palavras-chave: Relação texto imagem; Complementaridade semântica/redundância retórica; Texto publicitário.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006