IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
REDES DE COMBATE ÀS MÚLTIPLAS FACES DA EXCLUSÃO SOCIAL
Ilse Scherer-Warren 1
Suzana Maria Pozzer da Silveira 1
Viviani Corrêa Teixeira 1
(1. Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais / PPGSP - UFSC)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa As Múltiplas Faces da Exclusão Social (Projeto AMFES) procura analisar a organização da sociedade civil brasileira, no momento atual, tendo por objetivos: redefinir com base empírica e também teórica nossa noção de “rede de movimentos sociais”; investigar o potencial de influência das organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas, especialmente no combate à exclusão social; identificar diferentes formas de ações coletivas relacionadas à construção da cidadania em diversos âmbitos de sociabilidade, entre outros.

Para tais propósitos, elegemos os Fóruns, Redes de  ONGs e de Movimentos Sociais como objeto de análise empírica, em razão de:

- Considerarmos que a dinâmica política dos movimentos sociais atuais passa por essas formas de articulação;

- Verificarmos que essas diversas formas de articulações permitem apreender múltiplas faces do fenômeno exclusão, uma vez que não se pode falar de uma noção unívoca de inclusão/exclusão social, já que esta é sempre socialmente relativa e tende a ser multifacetária;

- Compreendermos que a intersecção entre as múltiplas faces da exclusão social e as respectivas lutas pelos direitos de cidadania, devem ser consideradas para o entendimento do fenômeno.

Um conjunto de redes de organização da sociedade civil foi contemplado na primeira fase da pesquisa, objeto da análise a ser apresentada.

 

METODOLOGIA:

Após a realização de uma pesquisa exploratória, no ano de 2004, objetivando construir a amostra, concluímos naquele momento que os principais focos de articulação e mobilização da sociedade civil vêm ocorrendo em diferentes fóruns e redes nacionais, os quais estrategicamente localizam-se na sede do poder, ou seja, no Distrito Federal/Brasília. Como resultado, delimitamos a seguinte amostra para a primeira fase da pesquisa empírica, realizada entre 2004 e 2005 (Bolsa PV do CNPq/UNB): AMB; FBO; FLC; FBES; FNRA; FENDH; FNMN; FPETI; FDDI; ABONG; INTER- REDES.

Visando analisar as articulações dos principais movimentos sociais, redes, ONGs da sociedade civil brasileira, e a sinergia das lutas no combate à exclusão social e pela demanda por direitos, utilizamos a Metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS). Buscou-se através do software - Ucinet/Netdraw  e das medidas das principais características dessa rede, tais como Nível de Densidade, Medidas de Centralidade (degree, betweenness e closeness), entre outras, entender a organização em rede, por um lado, e o potencial de empoderamento dessas redes, por outro,  através de ações articuladas no combate à exclusão.

Uma segunda fase da pesquisa está contemplando entidades nomeadas na primeira fase, visando esboçar a “totalidade” da rede, seguindo os pressupostos do Método Bola de Neve, o qual também integra a ARS.
RESULTADOS:

1.ª FASE

Nesta fase foi possível analisar os principais ´atores coletivos` que estão relacionados com os Fóruns e formam uma parte da rede das organizações da sociedade civil brasileira, assim como medimos o nível de conexão da rede; diagnosticamos os atores mais influentes/centrais; aferimos o nível de empoderamento  no combate à exclusão  social e na luta por direitos, etc.

Através da aplicação do Software - Ucinet/Netdraw para análise dos dados, foi possível representar graficamente as estruturas que pretendíamos analisar, assim como facilitou o entendimento do novo formato da sociedade civil.

Além desses aspectos, também identificamos diferentes formas de ações coletivas relacionadas à construção de cidadania em diversos âmbitos de sociabilidade; estabelecemos as interfaces das lutas de combate à pobreza, a fome, e a desigualdade, com o combate a outras formas de exclusão social, nos planos da saúde, da educação, da cultura, da política, enfim, tendo em vista a construção da cidadania num sentido mais amplo e avançamos em aspectos teóricos relativos ao tema analisado, no tocante as redes e principalmente no conceito de “rede de movimentos sociais”.

2.ª FASE

Enviamos questionários via e-mail às entidades participantes dos Fóruns e Redes, mais citadas pela relevância de sua participação nas ações conjuntas, a fim de aprofundar a análise da rede em sua totalidade, conforme os pressupostos estabelecidos na metodologia.
CONCLUSÕES:

Conforme análise de Scherer-Warren (2006), a sociedade civil do novo milênio tende a ser uma sociedade de redes organizacionais, de redes interorganizacionais e de redes de movimentos e de formação de parcerias entre as esferas públicas privadas e estatais, criando novos espaços de governança com o crescimento da participação cidadã.

Essa pesquisa deteu-se nas formas de articulação interorganizacionais, dentre as quais têm se destacado os Fóruns da sociedade civil, as Associações Nacionais de ONGs e as redes de redes, que buscam se relacionar entre si para o empoderamento da sociedade civil, representando as organizações e os movimentos de base. È através dessas formas de mediação que ocorre a interlocução e as parcerias mais institucionalizadas entre a sociedade civil e o Estado.

Nesse sentido, o Método de Análise de Redes Sociais utilizado nesta pesquisa propiciou o conhecimento dos padrões de relações que se estabelecem no interior da rede das principais organizações da sociedade civil brasileira, as quais expressam os interesses e valores da cidadania, assim como postulam o encaminhamento de ações em prol de políticas sociais públicas, fortalecendo o empoderamento de múltiplos atores sociais, o que por um lado corrobora para diminuir os índices de exclusão social e, por outro, fortalece a construção da cidadania.

 

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: análise de rede; exclusão social; movimento social.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006