IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Planejamento Urbano e Regional - 2. Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional
EXPERIMENTOS EM CARTOGRAFIA DA AÇÃO: REIVINDICAÇÕES POR EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Ana Clara Torres Ribeiro 1
Michele Nascimento 1, 2
Pedro Bernardes Pinheiro 1, 4
Thiago Façanha Lotfi Silva 1, 2, 3
(1. Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, UFRJ; 2. Departamento de Geografia, UFRJ; 3. Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; 4. Departamento de Geografia, UERJ)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é desenvolvido no Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território (LASTRO), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) / UFRJ. Insere-se no projeto 'Cartografia da Ação e Análise da Conjuntura: reivindicações e protestos em contextos metropolitanos', que visa desenvolver metodologias adequadas à análise do cotidiano metropolitano, através da valorização de mutações, na conjuntura social e política. Tais mutações são examinadas a partir de uma leitura, dos contextos metropolitanos, que se apóia nas práticas (reivindicações e protestos) de múltiplos atores e sujeitos sociais.
Através do registro sistemático destas práticas sociais, busca-se reconhecer, com a realização de exercícios cartográficos, variações nas relações sociedade-espaço construída pela ação social na cena metropolitana.
O estudo refere-se à análise do sistema educacional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, enfatizando, com base em observação criteriosa da informação veiculada pela grande imprensa, as formas de apropriação do espaço metropolitano associadas à pauta reivindicativa e bandeiras de luta associadas à problemática educacional. Desta maneira, a problemática da educação será examinada através dos rumos assumidos pela ação social e pelos indicativos de carências existentes neste segmento das condições urbanas de vida.
METODOLOGIA:

O trabalho é desenvolvido a partir da classificação da informação da grande imprensa, que envolve a coleta diária de notícias sobre as diferentes formas assumidas pela ação social nos contextos metropolitanos. Tais informações são decompostas num conjunto de variáveis, tendo em vista a alimentação do 'Banco de Ações e Processos Sociais' (BAPS), cuja arquitetura foi definida pelo LASTRO. Este Banco tem sido alimentado, sistematicamente, para as Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém e Salvador, através, respectivamente, de matérias dos periódicos 'O Dia', 'Folha de São Paulo', ‘Correio Brasiliense’, ‘Diário do Pará’ e ‘Correio da Bahia’.

Neste trabalho, propõe-se um recorte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro no período de 1999 até 2004, que privilegia protestos e reivindicações ligados a Educação, através da utilização de reportagens recolhidas e classificadas no (BAPS). Foram utilizados também dados oficiais produzidos pro órgãos por pesquisa e planejamento, como a Fundação CIDE.

O trabalho apropria-se da denominada 'Cartografia da Ação', desenvolvida pelo Laboratório, visando à reflexão de mutações no âmago do tecido urbano e em problemáticas inscritas (e traduzidas) nas ações estudadas. Esta técnica, que exige a reflexão da escala da ação e dos limites apresentados pelas bases cartográficas disponíveis, é complementada por imagens oriundas do acervo documental do LASTRO.
RESULTADOS:

Os resultados obtidos para o período proposto demonstram que, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a reivindicação por Educação desdobra-se em algumas classes, que foram observadas a partir da análise das ações coletadas do BAPS. Dentre algumas ações, que não serão privilegiadas no presente trabalho, temos as greves dos profissionais de educação, que acreditamos estarem inseridas no contexto mais geral da crise do trabalho que marca tão profundamente a atual conjuntura econômica.

As cinco classes criadas foram: Livre Circulação, Deficiência na Oferta, Cotas, Resistências a Formas de Controle e Problemas Administrativos. Dentre estas classes, os protestos por livre circulação e deficiência na oferta apresentam maior incidência nos registros, concentrando-se expressivamente na Zona Sul e no Centro. Tal concentração expressa a busca de visibilidade, ainda que muitas deficiências na oferta dos serviços educacionais e de transporte público sejam mais agudas na periferia da Região Metropolitana.

Os dados oficiais coletados da Fundação CIDE demonstram grande concentração da rede de instituições públicas de ensino no município do Rio de Janeiro, especialmente instituições ligadas ao ensino médio e superior. Além disso, outros dados coletados, relativos à infraestrutura escolar, refletem a precariedade do ensino público nos municípios que compõe a Região Metropolitana.
CONCLUSÕES:

Conclui-se que na Região Metropolitana do Rio de Janeiro as reivindicações por Educação são orientadas por dois movimentos complementares: a luta por acesso e a luta por autonomia. Pelo ultimo ângulo, emerge as resistências a formas de controle e os problemas administrativos São, assim, as questões relativas ao universo interno das instituições que mais intensamente mobilizam a luta de diversos sujeitos sociais, por maior liberdade seja no âmbito da administração pública, da gestão escolar ou da própria experiência pedagógica.

Por outro lado, as reivindicações pela implantação do sistema de cotas, do passe-livre, e por melhorias nas condições de ensino revelam a luta pela democratização da educação e o combate as desigualdades sociais. Contudo, não foi identificado entre as manifestações nenhum questionamento com relação à qualidade do ensino. Nota-se, essencialmente, que as manifestações consideradas tiveram como objetivos a garantia e ampliação ao acesso e melhorias estruturais das instituições de ensino.

Em relação à dimensão espacial destas manifestações, observa-se sua concentração no município do Rio de Janeiro e em alguns municípios da Baixada Fluminense. Se, por um lado, os protestos por maior autonomia estão distribuídos de forma dispersa pela cidade, por outro, as reivindicações por acesso e melhorias na educação concentram-se no núcleo metropolitano, devido à presença de órgãos públicos e importantes instituições de ensino.
Instituição de fomento: CNPq, FAPERJ, UFRJ/PR-2
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ação Social; Educação; Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006