IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

CONFIGURAÇÃO DOS TIPOS DE PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A UFRGS: EM BUSCA DE UM MODELO

Marcos André Conte 1
Simone Gomes Costa 1
Maria Estela Dal Pai Franco 1
(1. PPGEdu/FACED UFRGS)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho visou investigar como se configuram os tipos de produção acadêmica sobre educação superior na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo em vista um modelo. Os objetivos foram identificar as produções acadêmicas sobre educação superior, que têm como objeto a UFRGS; destacar as obras que registram ações para melhoria do ensino; classificar as produções a partir dos registros no Sistema de Bibliotecas (SABi) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e identificar novas categorias de classificação assentadas em convergências. Este trabalho deteve-se na UFRGS devido a posição que ela ocupa no cenário do estado e do país, no que tange a formação de quadros de pessoal e a pesquisa. O estudo esta vinculado a investigação sobre a trajetória da UFRGS no desenvolvimento da pedagogia universitária em diferentes áreas. Nesta etapa visa desenvolver um modelo que facilite a consolidação e disponibilização de listagem de trabalhos a fim de subsidiar futuros estudos, bem como políticas institucionais. Num momento de expansão e diversificação das Bibliotecas Virtuais, desenvolver um modelo de analise e classificação dos estudos realizados significa uma futura disponibilização e ferramenta que podem facilitar/ gerar de novos estudos.

METODOLOGIA:

A metodologia centrou-se na consulta a sites, na aplicação de princípios de análise de conteúdo para identificação de convergência e na discussão de resultados sustentada nas noções de espaço social (Hargreaves, 1999) e projeto como antecipação (Boutinet, 1996). Desenvolveu os seguintes procedimentos: a consulta a sites como o SABi/UFRGS e o (CNPq); delineamento do modelo de tipo de produção; consulta a listas de produção da UFRGS; comparação entre modelo inicial e produções reais da UFRGS e delineamento do modelo final de tipos de produção. Segundo Hargreaves (1999) a geografia social é indicativa de aspectos espaciais na formação do professor e estabelece relações entre a marginalidade social, institucionalização e a ocupação de espaços nos campi universitários, referindo-se aos espaços físicos e sociais. Espaços sociais revelam competições e colaborações. A clareza do estatuto científico e sua aproximação ao das ciências exatas e biológicas, interfere no reconhecimento do estatuto das ciências humanas e sociais, na ocupação de espaços e possivelmente na ampliação do número de tipos de produção. A noção de projeto como antecipação (Boutinet, 1996) sinaliza ações orientadas para pesquisa ou para objetivos institucionais. Sob tal perspectiva são discutidos tipos de produção acadêmica ligados a projetos de pesquisa, extensão e/ou ação institucional com vistas à melhoria do ensino superior na UFRGS e que compõem o campo institucional da Pedagogia Universitária.

RESULTADOS:

Os resultados mostraram que o modelo de produção acadêmica da UFRGS deve conter no mínimo três dimensões: documentos, origem da produção e tema. Quanto aos documentos, os seguintes tipos são identificados: Capítulos de livros; CD-ROMs; Eventos; Livros; Mapas; Materiais visuais; Música e gravações de som; Obras raras; Periódicos; Produção intelectual da UFRGS; e Teses e dissertações. Quanto a origem dos trabalhos (ordem institucional, provenientes de estudos desenvolvidos por unidades e vinculados a grupos de pesquisa e/ou indivíduos). Outra dimensão identificada foi a do grande tema que indica estudos históricos, ligados a formação, a Pedagogia Universitária e gerais. Com base, nos dados levantados percebe-se que é na área da educação que apresenta o maior número de trabalhos relacionados a UFRGS tais trabalho têm por base traçar um perfil pedagógico em diferentes áreas de conhecimento na UFRGS. Os dados que se destinam a um levantamento mais histórico em relação a UFRGS se encontra dividido em diversas áreas de conhecimento. Pode-se ressaltar que grande parte dos cursos de graduação da UFRGS possui no mínimo um trabalho que relate a trajetória de formação e estruturação dentro da Universidade, assim, caracterizando como uma pesquisa de ordem departamental. Outros estudos ainda fazem um relato da construção da UFRGS ao longo do tempo através de artigos, mapas, folders e relatos de membros da instituição.

CONCLUSÕES:

Conclui-se, portanto que mesmo sendo sinalizadas diferenças por áreas de conhecimento, o modelo de tipos de produção acadêmica da UFRGS pode se constituir numa matriz de no mínimo três dimensões: os tipos de produção, a origem dos documentos e o grande foco temático, que pode ser histórico ou enfatizando a Pedagogia Universitária. Nos trabalhos desenvolvidos mais ligados a área da educação, observam-se um número mais elevado relatórios de pesquisa. Ao passo que obras vinculadas a secretarias, órgãos e projetos institucionais apresentam como resultados, em sua maioria, relatórios técnicos. Além disso, percebe-se que os resultados alcançados pelas unidades de ensino geralmente provem daqueles desenvolvidos pelos projetos vinculados a determinados grupos de pesquisa. A maior quantidade das análises que visam pensar a educação na UFRGS é proveniente das áreas de educação, ciências sociais, administração, física e agronomia, além de alguns poucos esforços isolados. Muitos resumos também são apresentados, ligados a eventos, e estão em somando, pois em maior quantidade do que os trabalhos completos. É notável, portanto, a diferença de foco entre as áreas de estudo e também de produção dentro da UFRGS, explicitando a escolha do conceito de espaço social para entender essas particularidades.

Instituição de fomento: FAPERGS/CNPq/PPGEdu-UFRGS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Produção Acadêmica; Pedagogia Universitária; Modelo de tipos de produção.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006