IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

A ARTE NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE PRÁTICAS BEM SUCEDIDAS NO OLHAR DO PROFESSOR

Janete de Andrade Sartori  1, 2
Norberto Stori  1
Petra Sanchez Sanchez  1
(1. Universidade Presbiteriana Mackenzie / UPM; 2. Faculdade Mozarteum de São Paulo / FAMOSP)
INTRODUÇÃO:

O tema “A Arte no Ensino Médio” tem sua origem nas salas de aula de um curso de licenciatura em Educação Artística, onde os alunos trazem para discussão a realidade observada nas escolas e nos espaços onde ocorre o ensino da Arte. A prática docente no Ensino Médio é uma questão sempre abordada de maneira crítica, gerando insegurança para a atuação nesse nível. Faltam referências positivas para criar uma expectativa animadora nos alunos. Nesse contexto encontram-se dois discursos de professores de Arte: o professor encantado com suas práticas que relata com entusiasmo situações de sala de aula e o professor que transmite descrédito, desencantamento e impossibilidades para desenvolver um trabalho satisfatório. Essa realidade evidenciou a necessidade de apresentar alguns relatos de práticas bem sucedidas. Conhecer essas práticas possibilita perceber a competência do professor e desvelar o contexto onde elas ocorrem, buscando responder ao questionamento: frente aos novos referenciais para o ensino de Arte e de uma nova organização curricular para o Ensino Médio, que fatores favorecem aos professores de Arte o desenvolvimento de práticas bem sucedidas? Nessa perspectiva, a pesquisa tem como objetivos: contextualizar a Arte no currículo do Ensino Médio; demonstrar que há experiências bem sucedidas na área; apresentar relatos de práticas que envolveram e contagiaram os alunos; verificar que fatores favorecem e motivam esses professores, possibilitando o sucesso de suas práticas.

METODOLOGIA:

Para o estudo do tema foram desenvolvidos no primeiro momento uma pesquisa bibliográfica e documental que forneceu elementos para entender - o Cenário: panorama no século XXI e as necessidades básicas em educação, discutidas na Conferência de Jomtien e contidas no Relatório Delors; o Contexto - o Ensino Médio nas diretrizes curriculares nacionais; as Interfaces - a Arte no currículo escolar, com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. No segundo momento, uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. O universo da pesquisa abrangeu duas escolas, uma pública e uma privada, no município de São Paulo, centrando-se na primeira série do Ensino Médio e dois professores de Arte que atuam nessas escolas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionários com os professores e relato dos alunos em forma de pequenos textos. A pesquisa parte do pressuposto de que o Ensino Médio passa por mudanças em seus objetivos e de que um novo modelo deve ser implantado, mas que os professores são resistentes às mudanças. A hipótese inicial considera que o professor bem sucedido mantém vínculo com a escola devido à sua permanência contínua no estabelecimento, conhece a comunidade, interage com o alunado e busca constante aprimoramento profissional.

RESULTADOS:

Para a análise dos dados foram estabelecidas as categorias: contexto, currículo, projeto, professor e aluno. A metodologia utilizada é a que procura entender a realidade pela busca dos conflitos e dos interesses presentes no espaço social investigado - a escola. A análise comparativa permitiu estabelecer relações entre as duas situações apresentadas verificando se a incidência ou a diferenciação de determinado fator foi significativa para o bom desempenho do professor. O conhecimento do contexto foi relevante, porém não foi determinante para o trabalho docente. O número de aulas semanais não foi responsável para o êxito. Os projetos que foram relatados como bem sucedidos, são apresentados sob a forma de cases de sucesso: Estudo sobre a superfície bi e tri-dimensional e Viagem pelo neoclássico brasileiro. Os projetos demonstram que as professoras conhecem os referenciais para o ensino da Arte e que a História da Arte e o cotidiano estão presentes na prática docente. A abordagem triangular deu suporte ao tratamento dos temas e o espaço expositivo foi vivenciado pelos alunos. As professoras mantêm vínculo afetivo com o estabelecimento e apresentam disposição para continuar a aprender. A avaliação dos alunos reflete a satisfação e o prazer de trabalhar com a Arte, as professoras são mencionadas de maneira positiva, mostrando o vínculo afetivo que conseguiram criar através de uma pedagogia do sucesso.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados obtidos na pesquisa e tendo como referência a hipótese inicial, podem-se apontar os fatores que, segundo as professoras, possibilitaram o desenvolvimento de práticas bem sucedidas: o conhecimento da comunidade foi considerado como fator positivo, pois possibilita atender às demandas dos alunos; a interação professor/aluno, que mobiliza a participação e o envolvimento dos alunos. O tempo de permanência do professor na mesma escola é significativo para a criação de vínculos afetivos e para o envolvimento com os problemas da escola; a autonomia que a escola oferece possibilitou o desenvolvimento de práticas inovadoras; o trabalho com projetos conduziu ao diálogo, à pesquisa e ao trabalho coletivo; o conhecimento dos referenciais curriculares para o ensino de Arte, propiciou trabalhar a arte numa abordagem interdisciplinar e contextualizada, desenvolvendo a produção, a apreciação e a História da Arte; a formação inicial e continuada destacou-se como fator determinante para o bom desempenho dos professores. Fica evidente que a formação inicial foi muito significativa para as professoras. Percebe-se que foram estabelecidos vínculos duradouros, pois o passar dos anos não distanciou a professora da instituição formadora. A formação continuada caracterizou-se como uma constante no dia a dia dessas professoras. As expressões positivas revelam que a sensibilidade, a razão e a emoção sustentam as práticas bem sucedidas do professor de Arte.

 
Palavras-chave: Arte no Ensino Médio; Práticas pedagógicas bem sucedidas; Formação de professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006