IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 4. Física da Matéria Condensada
RELAXAÇÃO DE NANODEFORMAÇÕES INDUZIDAS POR BOMBARDEIO IÔNICO EM SUPERFÍCIES DE FILMES FINOS DE Pmma EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA
Ricardo Meurer Papaléo 1
Rafael Gustavo Torres Leal 1
Marcos Rodrigo da Silva 1
Daniel Silva de Souza 1
Luiz Gustavo de Moura da Silva Barbosa 1
William Hasenkamp 1
(1. Faculdade de Física-Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS)
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho estudou-se o comportamento de relaxação de deformações na escala nanométrica (buracos e protuberâncias) resultantes do impacto de íons individuais de alta energia (MeV) em filmes finos de poli(metacrilato de metila) (PMMA).
METODOLOGIA:
Filmes finos de PMMA foram mantidos em temperaturas (T) de bombardeamento próximas e abaixo da transição vítrea do material (55, 60, 65, 76, 85, 88, 91, 94, 96, 98 e 120ºC) por convenientes períodos de tempo, antes de serem resfriados até a temperatura ambiente, onde a relaxação estrutural das cadeias é extremamente lenta. As dimensões das protuberâncias produzidas ao redor da zona de impacto de cada íon foram obtidas através de imagens de microscopia de força atômica em diversos tempos de relaxação.
RESULTADOS:
A relaxação dessas nanodeformções é bem descrita por uma função exponencial esticada (~exp [-t/τ(T)]b), mas com tempos de relaxação τ(T) cerca de 4 ordens de magnitude menores que os valores típicos do bulk à mesma T. A Tglocal, definida como τ(Tg)=100s, ficou em torno de 86ºC, cerca de 30ºC abaixo da Tg convencional do bulk.
CONCLUSÕES:
Em T próximas à Tglocal os tempos médios de relaxação mostram uma dependência com a T do tipo Vogel-Tammann-Fulcher (VFT), no regime de T baixas uma mudança para um comportamento menos acentuado é observada, aparentemente do tipo Arrhenius.
Instituição de fomento: Fapergs e Cnpq
 
Palavras-chave: Relaxação; Nanodeformações; Microscopia de varredura por sonda.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006