IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Levantameto da produção bibliográfica sobre o ensino de ciências e o atendimento educacional nos hospitais
Débora dos Santos 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina /UFSC)
INTRODUÇÃO:

O atendimento educacional nos hospitais é resultado do reconhecimento formal de que crianças e jovens hospitalizados, independentemente do período de internação na instituição ou outra causa que seja, têm necessidades educativas e direitos de cidadania, onde se inclui a escolarização. O ensino de ciências (EC) destaca-se como importante disciplina escolar, visto que ilustra muito diretamente o estreito laço existente entre a escola, a cultura científica (no sentido amplo) e as atuais sociedades, dominadas pelo saber científico e tecnológico. A inserção do EC no contexto educacional hospitalar é muito bem vista pelos educadores, pois o professor de ciências bem pode se valer de tecnologias e procedimentos do ambiente hospitalar para explicá-los de forma a conduzir a uma aprendizagem significativa do aluno-paciente e talvez até contribuir para o seu tratamento de saúde. Para que haja incentivação a esta prática em hospitais, faz-se necessário o levantamento da produção bibliográfica como um dos sólidos alicerces na elaboração de projetos de pesquisa e trabalhos. O presente estudo objetivou-se em realizar o levantamento da produção bibliográfica sobre o EC e o atendimento educacional nos hospitais, observando os meios de divulgação /publicação e organizando tais referências em banco de dados.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em duas etapas: uma primeira etapa dita exploratória e uma segunda, da organização das referências em banco de dados. A etapa exploratória permitiu a aproximação com o tema de estudo, inicialmente com a busca e identificação de palavras-chaves, grupos de divulgação, autores e publicações, tanto no Brasil como no exterior. Esta se deu através de portais na rede WEB, abrangendo dos sites de pesquisa mais amplos, como Google e Alta Vista, aos mais cotados na área acadêmica, como o Portal Capes, Science Direct, Scielo e Ebsco Host. Também foram consultados os acervos das bibliotecas e centros de estudo de universidades e hospitais em Florianópolis e Curitiba. A partir da identificação da produção bibliográfica, foram catalogados em banco de dados referências de livros, artigos de periódicos e jornais /revistas de divulgação,  trabalhos em congressos, dissertações e teses, trabalhos acadêmicos não publicados e sites desses grupos nos hospitais. O banco de dados eletrônico para organização das referências utilizado foi o programa da Microsoft Works Database 7.0, que permite a criação de campos e códigos que facilitam o registro e localização das referências no acervo.

RESULTADOS:

Como resultados do levantamento da produção bibliográfica em relação ao tema EC e atendimento educacional nos hospitais, obteve-se de um total de 609 referências: ~25,5% (155) em capítulos de livros, 44% (268) em artigos de periódicos, 6% (36) em jornais e revistas destinados à divulgação, 11,1% (68) em publicações em congressos e simpósios, 4,5% (28) em dissertações e teses de pós-graduandos, 3,3% (20) em trabalhos acadêmicos não publicados e 5,6% (34) nos sites encontrados diretamente sobre o tema ou indiretamente, através dos grupos que trabalhavam com a educação nos hospitais. Outro fator que se apresenta relevante nesta amostragem é citar que 44,5% (271) das referências encontradas e catalogadas eram brasileiras; as demais referências pertenciam aos países de língua inglesa (a grande maioria), francesa e italiana, por ordem de afinidade com o idioma. O banco de dados eletrônico constará em breve no site http://www.classehospitalar.ufsc.br/ do Grupo de Estudos e Pesquisas Processos de Escolarização em Ambientes Hospitalares, da Universidade Federal de Santa Catarina.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados apresentados, foi possível verificar que a amostragem de 609 referências em um tema que até então não se conhecia trabalhos de revisão sobre seu levantamento, mostrou ser um dado bastante significativo para o tema EC e o atendimento educacional nos hospitais. Os meios científicos de publicação como livros, periódicos, atas e teses e dissertações somaram mais que a metade das produções (~85%), enquanto que, uma pequena parcela, 3,3% foram os trabalhos acadêmicos não publicados, sobretudo, de estudantes de graduação. Os artigos de periódicos foram os meios de publicação preferenciais, seguidos pelos livros e resumos /trabalhos em eventos científicos, congressos e simpósios. Nas pesquisas nacionais, o grande volume de contribuições (44,5% das referências) tem demonstrado que a questão do EC e do atendimento educacional nos hospitais é também relevante se comparado com os de línguas estrangeiras. A criação do banco de dados eletrônico sobre o objeto de estudo é uma ferramenta facilitadora da pesquisa e permite o registro de novas referências posteriormente. Espera-se com este banco de dados, que sua veiculação online contribua para o incentivo à criação de projetos de pesquisa e realização de mais trabalhos sobre o EC e o atendimento educacional nos hospitais e que outros levantamentos se façam à posteriori.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Ensino de ciências e atendimento educacional nos hospitais; Etapas do levantamento da produção bibliográfica; Criação de banco de dados eletrônico.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006