IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
LETRAMENTO: UM EXERCÍCIO DE COMO ALFABETIZAR LETRANDO
Kátia Barros Santos 1
Sílvia Cristina Rodrigues Israel 1
(1. UFPA-Universidade Federal do Pará )
INTRODUÇÃO:
A questão do letramento é um debate teórico e metodológico contemporâneo no contexto da sociedade do conhecimento. O letramento é um conceito enraizado na alfabetização, consistindo no desenvolvimento de habilidades de uso do sistema convencional de escrita em atividades de leitura e escrita no contexto de práticas sociais. A pesquisa foi desenvolvida no Curso de Formação de Educadores/as do Campo/Magistério da Terra, curso este em parceria com UFPA e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária/PRONERA do INCRA, a partir da disciplina Letramento e Alfabetização. O Curso busca proporcionar aos assentados/as oportunidades de acesso a formação voltada para os interesses dos sujeitos do campo na Transamazônica e objetiva formar educadores/as para atuarem na educação infantil e ensino fundamental/séries iniciais, baseado na inclusão social, interação e formação reflexiva. A referida disciplina propôs fazer reflexões teórico-metodológicos para discutir as concepções e aplicações que condicionam possibilidades efetivas de usos da leitura e escrita e situações vividas pelos/as educandos/as em suas futuras práticas educacionais. O objeto de estudo da pesquisa consiste no ensino de letramento no contexto de formação de educadores/as do campo, cujo objetivo geral consistiu em analisar se os conteúdos da Disciplina contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para o letramento e a alfabetização sintonizada com o contexto social vivido nos assentamentos.
METODOLOGIA:
A pesquisa, referenciada no enfoque qualitativo, foi ancorada no estudo de caso. O primeiro momento consistiu na revisão bibliográfica sobre os conceitos centrais afins com o objeto de estudo: o letramento e a alfabetização, enfocando os pressupostos teóricos abordados pelos autores nesses textos: o que é alfabetizar e letrar, alfabetizar em contextos de letramento, as dimensões do aprender a ler e a escrever, a relação cultural e suas influências na aprendizagem e a construção da prática didático-pedagógica. A análise documental a partir do Projeto Político Pedagógico do Curso e do Plano de Ensino da Disciplina também se constituiu em importante aporte da pesquisa. O segundo momento contemplou observações em sala de aula, depoimentos de educandos/as e sistematização dos dados coletados em duas turmas que foram o lócus da pesquisa, sendo uma no Pólo de Pacajá e outra no Pólo de Altamira, ambas na região da Transamazônica no Estado do Pará. O terceiro e último momento da pesquisa, consistiu em analisar os dados coletados e produção do presente trabalho, aliado a produção de um artigo.
RESULTADOS:
O ensino de Letramento e Alfabetização foi desenvolvido por meio de atividades utilizando cartazes, músicas, paródias, teatros, textos dissertativos, poemas, centradas nas discussões e diferenciações entre letramento e alfabetização, noções conceituais sobre o tema, o ensino/aprendizagem no letramento, contexto e práticas de alfabetização; além das perspectivas e dificuldades em alfabetizar letrando. Observou-se que os/as educandos/as compreenderam que letrar alfabetizando é indispensável para a cidadania e que implica num processo complexo que contempla uma diversidade cultural, psicológica, social e econômica; fatores estes significativos nos contrastes regionais, que implica em diferentes usos da linguagem que se expressam na oralidade e escrita, na dimensão afetiva; dificuldade de inserção dos excluídos desse processo de letramento e alfabetização em seu próprio grupo social. Visualizou-se que letrar é utilizar a leitura e a escrita no conjunto de práticas sociais que usam a escrita enquanto símbolo, e que o sujeito letrado sobressai-se na sociedade, pois possui habilidades de leitura e expressão críticas que lhes possibilitam uma interação ativa; enquanto que alfabetizar é entendido como a sistematização das letras, apenas ensinar a ler e a escrever como código. Foi compreendido por educandos/as que são educadores/as que já utilizavam práticas de letramento em contraposição ao modelo tradicional de educação dominante, mesmo que não tivessem essas noções conceituais.
CONCLUSÕES:
Os processos de alfabetização e letramento são complexos, mas fundamentais para a inclusão social. O ensino de Letramento rompe barreiras tradicionais que considera a alfabetização como pré-requisito para o domínio da leitura e escrita. A concepção do sistema formal da língua tem uma estrutura fechada (regras e normas) que não admite erros, enquanto letramento é um sistema aberto que permite ao ser humano ser criativo, construtor de textos, possibilitando a inovação no processo de ensino e aprendizagem, utilizando-se de recursos e experiências da vida cotidiana do campo, a reinvenção de sua própria história e a compreensão de múltiplos significados, criando novas possibilidades para compreender e contextualizar o mundo. Contudo, a alfabetização é um pressuposto indispensável para o letramento, pois o aprendizado da leitura e da escrita permite ao sujeito a compreensão de diferentes informações veiculadas. O sistema de escrita tem que estar dentro das práticas sociais letradas, pois está presente nos mais diversos aspectos da sociedade. O educador assume um papel fundamental nessa dinâmica, numa visão sócio-cultural para entender a diversidade cultural dos/as educandos/as em seu meio, e assim realizar um trabalho que instigue a imaginação, a produção através de desenhos, rabiscos, recortes, músicas e diferentes expressões. A pesquisa evidenciou também que a educação do campo na perspectiva do letramento propicia o desenvolvimento de uma visão e ação crítica no mundo.
Instituição de fomento: PRONERA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Letramento; Alfabetização; Práticas Educacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006