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H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
IDENTIDADE, ARTE E CULTURA
Sandra do Lago Marabá Lacerda 1
Astrid Lídia Santiago 1
Mônica Medeiros de Albuquerque e Mello 1
Elizaldo Arruda 1
(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano( CEEGP))
INTRODUÇÃO:

INTRODUÇÂO

     Mediante as efervecentes presenças de manifestações artísticas e agenda cultural nos meios de comunicação do Nordeste-Brasil e específicamente no grande Recife, observamos algumas lacunas nas informações que não conscientizam os jovens sobre a importância da sua formação cultural, nem os estimulam a uma maior valorização de sua cultura e cidadania.Neste sentido, buscamos   através de um trabalho interdisciplinar, realizado na Parte Diversificada do currículo do Ensino Médio, com a disciplina Identidade, Arte e Cultura, em que foram envolvidos conhecimentos específicos de Arte, Língua Portuguesa e Sociologia, com a pretensão de levar os educandos de 1º e 2ºanos,  suscitar o reconhecimento e valorização das suas raízes, a partir da visão de mundo implícitas nas culturas étnicas indígenas, africanas e européias, por meio de pesquisas e laboratórios de arte, direcionados aos interesses dos educandos em busca da aquisição de novas experiências, relacionar a fundamentação teórica com a prática dos ritmos, danças, dramatizações de folguedos, festas e artes populares.

   Propiciar o desenvolvimento da criatividade, imaginação, espontaneidade, percepção, senso crítico e estético, possibilitando uma ampliação saudável dos seus processos cognitivos, afetivos e sociais a partir da construção de um painel artístico, que represente a sua “Identidade, Arte e Cultura”, considerando a sua pluralidade cultural como elemento primordial na construção de sua identidade e cidadania.

METODOLOGIA:

   A organização do grupo  de 32 (trinta e dois) educandos, em dois sub-grupos de 6  (seis ) educandos  e quatro sub-grupos de  5(cinco) educandos, para a realização de leitura, compreensão e produção de textos sobre O que é Cultura ? A partir da socialização dos grupos sobre o que é cultura,  realização de pesquisa de campo, envolvendo levantamento de dados relativos aos grupos étnicos, responsáveis  pela formação da cultura brasileira, visitas a espaços culturais da cidade, apreciação de vídeos sobre a cultura indígena e  africana, nosso país, danças e artes populares,  para reflexão, debates, realização de dramatizações representando o encontro entre os europeus e índígenas brasileiros, a chegada e sofrimento dos escravos africanos no navio negreiros, seus usos e costumes que fazem parte da identidade do brasileiro, coreografias  fundamentadas em pesquisas bibliográficas e de campo, que proporcionaram  conhecimentos e vivências de vários ritmos característicos e utilizados em folguedos típicos, que expressam as tradições culturais marcantes em diferentes regiões do Brasil, principalmente do Nordeste.As pesquisas envolveram seleção dos conteúdos pesquisados, para confecção de indumentárias, adereços, painéis utilizados na realização dessas expressões artísticas que pertencem a cultura popular brasileira,  contextualizando-os e transformando-os em novos textos artísticos verbais e não-verbais.

   A culminância constitui-se na apresentação de um painel artístico “Identidade, Arte e Cultura,” com apresentações de danças, dramatizações e exposições de cartazes
RESULTADOS:

   O desenvolvimento das atividades propostas, proporcionou um estímulo maior para o conhecimento e valorização da própria identidade; conhecimento da história; com causas e consequências do modo de vida vigentes no nosso país, que mesmo com as influências de grupos étnicos diversos, como também com fortes imposições culturais, consegue mostrar a sua “cara”, principalmente através da Cultura Popular.

    Expressando os seus trabalhos artísticos; o grupo pesquisou, selecionou dados e relacionou-os à dinâmicas como: danças, dramatizações, cartazes, etc.Mostrando as ligações dos conhecimentos trabalhados, mobilizando competências adquiridas com a fundamentação necessária, para o processo de construção da aprendizagem
CONCLUSÕES:
  Concluímos que os educandos demonstraram interesse, sensibilidade e análise crítica, pensamento estético, frente a todos os temas propostos e pesquisados.Demonstrando uma real valorização e consciência de sua identidade cultural, considerando a importância da diversidade étnica brasileira na formação de seus hábitos, costumes, cultura, que levaram a despertar para um papel mais atuante em sociedade , para contribuir para um Brasil melhor, através de sua real identidade e cidadania
 
Palavras-chave: Identidade; arte; cultura.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006