IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Baccharis uncinella DC.

Jociani Ascari  1
Domingos Sávio Nunes  1
Mariza Boscacci Marques  1
Rosângela Capuano Tardivo  2
Valdir Cechinel Filho  3
Alberto Wisniewski Junior  4
(1. (1) UEPG – DEQUIM, PPGQA - Ponta Grossa - PR; 2. (2) UEPG – DEBIO, Ponta Grossa - PR; 3. (3) UNIVALI – NIQFAR, Itajaí – SC; 4. (4) FURB - IPTB, Blumenau - SC)
INTRODUÇÃO:

Poucas espécies do extenso gênero Baccharis foram analisadas do ponto de vista químico. Embora a Baccharis uncinella DC. não encontre uso medicina tradicional brasileira, os índios Xokleng a utilizam como calmante e regulador da pressão sanguínea. Com o fim de realizar testes biológicos relacionados a estas atividades, obtivemos o óleo essencial das folhas, em quantidade suficiente, num equipamento para destilação por arraste de vapor construído em nosso próprio laboratório. Temos na literatura dois estudos sobre o óleo essencial da espécie Baccharis uncinella DC. coletadas no Rio Grande do Sul, que foram publicados por outros grupos de pesquisa. Naqueles dois estudos, as amostras de óleo obtido por hidrodestilação tiveram rendimentos de ~0,2% (aparelhagem analítica de vidro), mas os vegetais haviam sido coletados em épocas diferentes, o que pode ter ocasionado a observada inversão nas proporções entre monoterpenos e sesquiterpenos não oxigenados.  O material vegetal utilizado no presente trabalho, coletado no Paraná, produziu 0,8% de óleo essencial em nosso extrator de arraste de vapor, cujo estudo da composição, aqui apresentado, subsidiará a interpretação dos resultados dos testes biológicos.

METODOLOGIA:

Amostras autênticas Baccharis uncinella DC. foram coletados no município de Ponta Grossa, em julho de 2005, sendo uma exsicata depositada no Herbário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HUEG) sob o número 15.105. As plantas coletadas foram secadas a temperatura ambiente, as folhas foram separadas e moídas finamente. O óleo essencial foi extraído por arraste de vapor d’água utilizando um extrator construído com peças de alumínio e vidro, que permite extrair de 2 a 3 kg de material vegetal em cada partida. Os componentes do óleo essencial foram analisados por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, utilizando-se um Cromatógrafo Gasoso Varian® CP-3800 acoplado ao Espectrofotômetro de Massas Saturn® 2000, utilizando o software de gerenciamento Saturn® GC/MS Workstation 5.51. Foi utilizada uma coluna CP- Sil 8 CB Low Bleed/MS de 30m x 0,25mm – e filme 0,25μm. A temperatura do  injetor foi de 250°C, a programação de temperatura do forno foi 60°C por 3 min, subindo 5°C/min até 220°C e permanecendo nesta temperatura por 15 min. Utilizou-se He como gás de arraste em um fluxo constante de 1 mL/min.

RESULTADOS:

O rendimento do óleo essencial foi de 0,8%, bem acima dos registros na literatura. A composição do óleo também mostrou-se muito diferente dos dados publicados para amostras obtidas desta espécie vegetal. Observamos a ocorrência de 4-terpineol (0,21%) como representante majoritário dos monoterpenos, os quais ocorrem em baixíssima proporção (abaixo de 1%). Os sesquiterpenos encontrados em maior proporção são: isoaromadendreno-epóxido (21,67%), espatulenol (14,17%), varidifloreno (7,66%), cariofileno (6,02%) e ledeno-óxido-(ll) (4,19%), mostrando a primazia da ocorrência do esqueleto espatulano.

CONCLUSÕES:

Os resultados das análises indicam a necessidade de investigar detalhadamente amostras de óleo essencial das folhas de B. uncinella coletadas nos Campos Gerais – região de Ponta Grossa, visando determinar a influência de diversos fatores sobre a composição. Para comparar com os dados publicados, há necessidade de obter amostras extraídas por hidrodestilação, em aparelho de vidro.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Baccharis uncinella ; óleo essencial; composição química.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006