IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática

VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DAS CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS EM RIACHOS DE CABECEIRA NA BACIA DO RIO PARAGUAI-MS

Viviane Vieira Azevedo 1
Yzel Rondon Súarez 1
(1. Centro de Pesquisas em Biodiversidade - Lab. Ecologia/Gaslab - UEMS)
INTRODUÇÃO:

O conhecimento das características limnológicas e fisiográficas dos riachos é de grande importância tanto para a melhor compreensão das características das comunidades aquáticas, quanto para a elaboração de medidas adequadas para a conservação e manejo dos recursos hídricos. Estudos limnológicos em riachos brasileiros são relativamente raros, sendo que os trabalhos existentes concentram-se na região Amazônica e de Mata Atlântica. A ausência de estudos nos riachos de cabeceiras na bacia do rio Paraguai levou à categorização da região que atua como divisora de águas entre as bacias do Paraguai e Paraná como prioritária para estudos da biota aquática.

Desta forma, o objetivo do presente trabalho foi analisar as características limnológicas dos riachos de quatro sub-bacias do rio Paraguai-MS e quantificar a sua variação espacial e temporal.

 

METODOLOGIA:

Foram realizadas amostragens bimestrais em 10 riachos de quatro sub-bacias do rio Paraguai: Apa (3 riachos), Miranda (3 riachos), Nioaque (2 riachos) e Aquidauana(2 riachos), entre janeiro e novembro de 2004. Foram obtidos os dados de temperatura, turbidez, pH, concentração de O2 (% de saturação), condutividade, velocidade da água, largura e a profundidade dos riachos. Os dados foram submetidos a Análises de Função Discriminante (AFD), sendo uma por sub-bacia e a outra por mês da amostragem.

RESULTADOS:

Constatamos que as duas primeiras raízes canônicas da AFD permitiram explicar 73,4% da variação nos dados. Na primeira raiz canônica as variáveis mais importantes foram a condutividade elétrica (-0,32), a profundidade (-0,30) e a largura dos riachos (0,43), e na segunda raiz canônica as variáveis mais importantes foram o pH (-0,60), a turbidez (-0,45) e a velocidade da correnteza (0,37). Estas variáveis limnológicas separam principalmente os riachos da bacia do rio Aquidauana e Apa, que se diferenciaram pelo maior volume dos primeiros.

Aproximadamente 92,5% da variação nas características limnológicas e fisiográficas dos riachos amostrados podem ser explicadas pela variação sazonal. Neste sentido, a variável mais importante na primeira raiz canônica foi a temperatura (-0,92) e na segunda raiz canônica foram o pH (-0,63) e a turbidez (-0,42), separando claramente as amostragens realizadas em maio, julho e setembro das realizadas em janeiro e março, sendo que a amostragem de novembro se localizou em posição intermediária entre elas.

CONCLUSÕES:

Nossos dados sugerem que os riachos da sub-bacia do rio Apa são de menor porte e com menores valores de condutividade elétrica, enquanto os da sub-bacia do rio Aquidauana apresentam maiores valores de largura. Por outro lado, a variação sazonal é mais importante que a espacial na determinação das características limnológicas, com clara separação das amostragens realizadas no verão e inverno, contudo, definir até que ponto a variação espacial e a temporal interagem para determinar as características físicas, químicas e fisiográficas dos riachos e o quanto essas características podem interferir na distribuição da biota aquática ainda requer análises mais detalhadas.

Instituição de fomento: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Mato Grosso do Sul - FUNDECT.
 
Palavras-chave: características limnológicas; Riachos; variação espacial e temporal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006