IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PROGRAMA TV ESCOLA NO MUNICÍPIO DE IRECÊ: LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INTERIOR DO BRASIL.
Telma Brito Rocha 1
(1. Departamento de Educação I da Faculdade de Educação da Ufba)
INTRODUÇÃO:
O PRESENTE TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DESENVOLVIDO NO GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS [http://www.faced.ufba.br/~educom] PERTENCENTE À LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DR. NELSON DE LUCA PRETTO. O FOCO DE INVESTIGAÇÃO FOI O PROGRAMA TV ESCOLA, UMA POLÍTICA PÚBLICA DESENVOLVIDA PARA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO NO PAÍS ATRAVÉS DA INTRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA. A PESQUISA FOI REALIZADA NUMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM IRECÊ- BAHIA, QUE FICA A 478 KM DE SALVADOR. ESSA LOCALIZAÇÃO NOS PERMITIU TER UMA VISÃO DO LOCAL, DAS SINGULARIDADES DE UM SISTEMA EDUCATIVO SITUADO NA REGIÃO NORDESTE, NO INTERIOR DO BRASIL, O QUE NOS POSSIBILITOU CONHECER O APROVEITAMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM REGIÕES AFASTADAS DAS GRANDES CAPITAIS, ONDE SE SABE, QUE A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA SE CONFIGURAM COM MAIOR DESENVOLVIMENTO. ESSA REDE DE EDUCAÇÃO POSSUI 30 ESCOLAS QUE ATENDEM A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª A 8ª SÉRIES, PERFAZENDO UM TOTAL DE 9.463 ALUNOS MATRICULADOS NESTES NÍVEIS DE ENSINO. CONJUNTAMENTE COM ESTE ESTUDO MAIS LOCALIZADO, TECEMOS ANÁLISE DA CONJUNTURA FEDERAL DO PROGRAMA O QUE PERMITIU COMPREENDÊ-LO NUMA PERSPECTIVA GLOBAL, IDENTIFICANDO OS FATORES QUE TEM OPERADO COMO LIMITES AO SEU PLENO DESENVOLVIMENTO NO MUNICÍPIO ORA ESTUDADO.
METODOLOGIA:
A OPÇÃO METODOLÓGICA DESTE TRABALHO NOS PERMITIU CONHECER A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA DO TV ESCOLA, SEUS INDICADORES DE UTILIZAÇÃO, IDENTIFICANDO AS PRINCIPAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RELAÇÃO AO USO DOS RECURSOS DO KIT TECNOLÓGICO (TELEVISÃO, VÍDEO, ANTENA PARABÓLICA). A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS, A PRIMEIRA, ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA QUANTITATIVA EXECUTADA NAS 30 ESCOLAS DA REDE, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DESTINADOS AOS GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES E COORDENADORES. DESSE UNIVERSO, 228 PROFESSORES, 30 COORDENADORES E 30 DIRETORES PARTICIPARAM, REPRESENTANDO 60 % DOS TRABALHADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. NESTA ETAPA LEVANTAMOS A INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA E OS INDICADORES DE UTILIZAÇÃO. A OUTRA ETAPA FOI REFERENTE À PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO DE TRÊS ESCOLAS, DUAS LOCALIZADAS NA ZONA URBANA E UMA NA ZONA RURAL, AQUI FORAM REALIZADAS AS OBSERVAÇÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES QUANTO UTILIZAVAM O KIT TECNOLÓGICO. A COLETA DE DADOS SE DEU ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM DOCENTES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E TÉCNICOS; OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO DA ESCOLA, JUNTO A ALUNOS E EQUIPE DOCENTE, EM SALA DE AULA E NOS ESPAÇOS ONDE UTILIZAM A TV E VÍDEO; IDENTIFICAÇÃO, COLETA E ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO; REGISTRO DE IMAGENS PARA PRODUÇÃO DE UM FOTOCLIP QUE PRETENDEU APRESENTAR O CAMPO DESTA PESQUISA, A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS E OS SUJEITOS NELA IMPLICADOS.
RESULTADOS:
EM IRECÊ, DOS 228 PROFESSORES QUE FIZERAM PARTE DA PESQUISA QUANTITATIVA APENAS 3% ASSISTEM A PROGRAMAÇÃO, NENHUM DELES REALIZAM GRAVAÇÕES. OS DADOS NOS REVELARAM AINDA QUE 91% DO TOTAL DE TVS NAS ESCOLAS DE IRECÊ ESTÃO EM BOM FUNCIONAMENTO, UM NÚMERO SIGNIFICATIVO PARA UM PROGRAMA QUE JÁ POSSUI SETE ANOS DE IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO. NO CASO DO VÍDEO O PERCENTUAL É UM POUCO MENOR: 88% DESSES EQUIPAMENTOS ESTÃO EM BOM FUNCIONAMENTO. ESSE DADO FACILITADOR ESTÁ ASSOCIADO À COMPETÊNCIA DA DIREÇÃO ESCOLAR E TODA COMUNIDADE QUE VEM PRESERVANDO O PROGRAMA. OS OBSTÁCULOS LIGADOS A FALTA DE APROVEITAMENTO DO CANAL EDUCATIVO ESTÁ ASSOCIADO A FALTA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, 26% DOS PROFESSORES DA ZONA URBANA E 28% ZONA RURAL, ATRIBUÍRAM A ESSA QUESTÃO O FATO DE NÃO UTILIZAR OS PROGRAMAS EM SALA DE AULA. ESSE DADO TEM RELAÇÃO COM À FALTA DE ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA COM O CURRÍCULO DA REDE. O CURRÍCULO FOI PLANEJADO EM 1997, E NÃO PREVÊ EM NENHUM MOMENTO A INCLUSÃO DO PROGRAMA TV ESCOLA EM SUAS AÇÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO. QUANTO AOS MATERIAIS IMPRESSOS, COMO AGENDA DA PROGRAMAÇÃO, TEMOS 24% DOS PROFESSORES DA ZONA URBANA E 23% DA ZONA RURAL QUE JUSTIFICARAM QUE NÃO ASSISTEM AOS PROGRAMAS PORQUE NÃO TEM ACESSO A SUA PROGRAMAÇÃO. ESSE DADO OPERA COMO SEGUNDA MAIOR DIFICULDADE DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO PROGRAMA. SENDO ASSIM, 93% DOS PROFESSORES NÃO UTILIZAM OS MATERIAIS IMPRESSOS EM SUA CAPACITAÇÃO DOCENTE.
CONCLUSÕES:
ESTE ESTUDO REVELOU OS CONDICIONANTES QUE OPERAM COMO OBSTÁCULOS AO DESENVOLVIMENTO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO EM UMA REDE DE ENSINO NO INTERIOR DO BRASIL. PODEMOS DIZER QUE AS DIFERENÇAS DESSE SISTEMA EDUCACIONAL, SUAS DIFICULDADES, A ESCASSEZ DE RECURSOS, A BAIXA QUALIFICAÇÃO DOCENTE, PÕEM EM EVIDENCIA MUITO MAIS OS OBSTÁCULOS NA EXECUÇÃO DESTES PROGRAMAS, DO QUE SUCESSOS DESSAS POLÍTICAS. NO CASO DE IRECÊ, A UTILIZAÇÃO QUE SE FAZ DO PROGRAMA É MUITO INDIVIDUALIZADA, CADA UM FAZ O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE, DO QUE É POSSÍVEL DENTRO DOS LIMITES DE SUA REALIDADE ESCOLAR, DA SUA CONDIÇÃO DOCENTE. O BAIXO USO E EXPLORAÇÃO DO POTENCIAL DESSES PROGRAMAS RESPONDE IGUALMENTE AO BAIXO NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES QUE FAZEM USO DELES. POR ISSO, PROFESSORES E REDES DE ENSINO NO PAÍS, GERALMENTE SE DISTANCIAM DO QUE ESPERAM AS METAS IMPOSTAS PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS. NO CASO DE IRECÊ, O TV ESCOLA NÃO RESPONDE EXATAMENTE AO QUE DESEJA O MINISTÉRIO: A FUNÇÃO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE, E UTILIZAÇÃO DOS VÍDEOS VEICULADOS PELO PROGRAMA COMO MATERIAL DIDÁTICO EM SALA DE AULA. ATUALMENTE A TV E O VÍDEO DO KIT TECNOLÓGICO TEM SIDO SERVIDO APENAS COMO MAIS UM APOIO MATERIAL ÀS ATIVIDADES DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. AS QUESTÕES LIGADAS À GESTÃO TAMBÉM FAZEM PARTE DO CONJUNTO DE OBSTÁCULOS. A AUSÊNCIA DE UM PROJETO CONSTRUÍDO PELO CONJUNTO DE PROFESSORES COORDENADORES DIRETORES E SECRETARIA MUNICIPAL REDUZ CERTAMENTE O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA.
Instituição de fomento: Capes
 
Palavras-chave:  Educação a Distância; TV Escola; Políticas Educacionais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006