IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EX-VOTO: EDUCAÇÃO E PERSPECTIVA DE FUTURO
Luiz Fernando Porto 1
(1. Prefeitura Municipal de Angra dos Reis)
INTRODUÇÃO:
A palavra ex-voto é originária do latin votu, que significa promessa. O ex-voto é exatamente o objeto comemorativo do cumprimento da promessa. Uma forma de agradecer, a um santo ou divindade, uma graça pedida e efetivamente obtida: o milagre. O ex-voto era muito utilizado na antigüidade greco-romana. Embora de origem desconhecida, sabe-se que foi difundido por volta do ano de 2000 a.C. No Brasil é secularmente utilizado no nordeste, modelado em barro ou esculpido em madeira. Entre os séculos XVII e XVIII, começa a utilização de tábuas pintadas. Em Angra dos Reis, que possui uma das mais importantes coleções de ex-votos, essa prática votiva, pintada em placas de madeira, aparece por volta do século XVIII, com imagens que retratam a graça ou milagre recebido. O resgate do patrimônio histórico cultural da cidade de Angra dos Reis é um dos objetivos das aulas de Educação e Turismo. Neste contexto, o ex-voto, enquanto patrimônio, oportuniza a apropriação e a organização dos acontecimentos e permite entender a medida do tempo na própria vida pessoal. Nesta perspectiva, este trabalho objetivou estimular o discente a refletir sobre as suas perspectivas de futuro e sobre os instrumentos que ele utilizará para a concretização dos seus objetivos, bem como promover o resgate deste patrimônio histórico e cultural da cidade de Angra dos Reis.
METODOLOGIA:
A partir de uma pesquisa realizada com os alunos da E.M. Nova Perequê (Angra dos Reis), onde desejávamos saber qual a importância da escola para o seu futuro, verificamos que 68% destes não relacionavam o estudo à melhoria das condições de vida e diziam não ter planos para o futuro. Diante deste quadro, numa perspectiva futurística e objetivando estimular os seus sonhos, propusemos aos alunos do ensino fundamental da E. M. Nova Perequê (Angra dos Reis) que fizessem seus ex-votos a partir daquilo que desejam para o futuro. Primeiramente todos responderam um questionário que abordava o seu grande objetivo na vida, o porquê deste e os mecanismos para concretizá-lo. Posteriormente, cada um representou de forma pictórica (tábuas votivas) este objetivo (sonho).
RESULTADOS:
Após a realização destas atividades, observamos que 92% dos alunos envolvidos construíram objetivos e se sentiram estimulados a concretizá-los. Verificamos, ainda, que cerca de 74% dos discentes entre 13 e 20 anos sonham com possibilidades de realizações pessoais e/ou profissionais, enquanto que 63% dos discentes entre 21 e 55 anos idealizam a tranqüilidade e a segurança da casa própria.
CONCLUSÕES:
Concluímos que o espaço escolar é um ambiente de interação e construção de objetivos pessoais e coletivos, e que a promoção de atividades que favoreçam a criação de situações imaginárias tem importante função pedagógica, possibilitando a identificação da realidade pessoal e coletiva e estimulando a criação de mecanismos de mudanças.
 
Palavras-chave: Educação; Ex-voto; Sonhos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006