IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 8. Organizações e Alternativas Organizacionais
COOPERATIVISMO E RECICLAGEM: UMA ALTERNATIVA SÓCIO-ECONÔMICA À GLOBALIZAÇÃO.
Clériston Silva dos Anjos 1
Cézar Vasconcelos da Silva  2
(1. Departamento de Administração, Faculdade Salesiana do Nordeste/FASNE; 2. Depart. de Letras e Ciências Humanas, Univers. Federal Rural de Pernambuco/UFRPE)
INTRODUÇÃO:
O cooperativismo alternativo de enfretamento a Globalização da economia é um Projeto Educacional para capacitação e qualificação de atores no cenário político sócio-econômico brasileiro, tendo como missão educar para o exercício da cidadania. A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. É o resultado de uma série de atividades, pela qual materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A cidade de Abreu e Lima, localizado na região metropolitana de Recife – PE, distante 26 Km da capital apresenta índices sociais preocupantes em alguns bairros, resultado da falta de alternativa produtiva na região. Por esse motivo uma cooperativa de reciclagem de lixo, de abrangência municipal, se tornou crucial para a diminuição da exclusão social da área.
METODOLOGIA:
Os dados foram provenientes de um experimento realizado no bairro do Fosfato, na cidade de Abreu e Lima. O projeto foi dividido em 04(quatro) etapas inicialmente que vão da seleção do pessoal até a negociação com os moradores das casas localizadas no referido bairro. Foram feitas reuniões semanais durante um mês com os catadores buscando informações técnicas com os mesmos e mostrando as vantagens e desvantagens de montar uma cooperativa. De posse das informações da capacidade produtiva e dos custos, foram selecionados os cooperados que serão necessários para o inicio do processo. Entre os cooperados e órgãos públicos e privado foi captado o capital inicial necessário para iniciar a produção. O passo seguinte foi treinar os cooperados distribuir os equipamentos de trabalho e enviar para o campo.
RESULTADOS:
Podemos observa que a partir do cooperativismo e da reciclagem, hoje temos geração de emprego e renda para as famílias que moram na região e que têm dificuldade para garantir sua sobrevivência sem ter que recorrer a meios ilícitos. Isso garante cidadania a todos eles, o que automaticamente melhora a qualidade de vida deles. Com a implantação da cooperativa na comunidade notamos o afastamento, dos filhos dos atores locais do trabalho infantil e também a aproximação dos mesmos na sala de aula, o que os mantém longe do trabalho infantil e também da criminalidade. Os aspectos apresentados anteriormente, somados ao efeito multiplicador dessas ações, leva a uma queda da criminalidade na região como um todo, uma vez que o bairro do Fosfato é foco da criminalidade, e sendo feito um trabalho que possa garantir aos indivíduos sua sobrevivência sem recorrer a atos ilícitos, automaticamente os índices de criminalidade cai.
CONCLUSÕES:
A implantação de uma cooperativa no bairro do Fosfato em Abreu e Lima se tornou vital para a melhora da qualidade de vida dos indivíduos que residem na região, entretanto um processo como esse sofre de algumas dificuldades, uma vez que a resistência a novas idéias são difíceis de ser aceitas por indivíduos de camadas sociais menos privilegiadas. Porém, com os resultados positivos obtidos pela mesma, o desenvolvimento da cooperativa se torna uma realidade para eles.
 
Palavras-chave: Cooperativismo; Reciclagem; Organizações.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006