IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 5. Fisiologia

Acadêmicos da FAMINAS – MURIAÉ e sua participação em programas de atividade física.

Emerson Filipino Coelho 1
Wesley Barra 1
Janaína Garcia Sanches 1
André Calil e Silva 1
Douglas Torres Miranda 1
(1. Faculdade de Minas)
INTRODUÇÃO:
O exercício físico tem sido amplamente estudado como meio de promoção de saúde. Pesquisas têm fornecido informações importantes quanto a programas e estratégicas para incentivar e conscientizar a população dos benefícios fisiológicos de programas de atividade física (ACSM 2002).
METODOLOGIA:
O período noturno é composto por 700. O grupo amostral foi composto por 72 indivíduos do sexo masculino (10%) da população. A distribuição da amostra quanto ao curso foi de 22% do curso de Direito, 18% de Ciências Contábeis, 17% de Educação Física, 15% de Sistema de Informação, 8% de Jornalismo, 6% de Publicidade, 7% do curso de Administração de Empresas, 4% de Turismo e 3% de Serviço Social. Todos com idade entre 18 e 40 anos, sendo que 30% entre 18 e 20 anos, 52% entre 21 e 25 anos, 26 a 35 anos 16% apenas, 2% entre 36 e 40 anos. Utilizou-se um questionário fechado com perguntas sobre a participação e orientação dos alunos em programas de atividade física, sendo respondidos no intervalo das aulas.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que uma parcela significativa dos alunos (60%) pratica atividades físicas, enquanto 40% não realizam nenhum tipo de exercício físico. Para estes, a falta de tempo foi a justificativa quase unânime (86%). Já os 14% restantes responderam que não gostam de práticas esportivas. Em relação à orientação destas práticas, 65% se orientam, enquanto 33% informam receber a orientação de um professor de educação física e 2% são orientados por médicos. Quanto à modalidade realizada, 60% preferem atividades esportivas coletivas, 26% musculação, 12% caminhada e 2% ginástica localizada. A freqüência semanal verificada foi de 30% uma vez por semana, 19% duas vezes, 21% realizam três vezes, 7% quatro vezes, 21% praticam cinco vezes por semana e apenas 2% sete vezes na semana. Por último, quanto à duração da sessão observa-se a seguinte distribuição: 30mim – 12%; 45mim – 9%; 1h – 35%; 1h30mim – 28%; acima de 1h30mim – 16%.
CONCLUSÕES:

Pelo fato dos resultados da freqüência semanal se concentrarem em 1 a 2 dias, que na maioria das vezes são os sábados e domingos, também chamados de atletas de final de semana (49% do universo estudado) podem ter o grande risco de desenvolver problemas futuramente, devido à má administração do seu tempo de lazer. Isto pode sobrecarregar suas estruturas cardiovasculares e osteomusculares. De acordo com o IPAQ 80% de indivíduos estudados são sedentários, ou insuficientes ativos, dados alarmantes. Outra conclusão importante é que 65% não praticam atividades físicas orientadas por profissionais e que há uma parcela significativa de pessoas inativas. A pesquisa continuará em andamento e algumas estratégias de incentivos e sensibilização à prática de atividades esportivas já estão em andamento.

 

 

 

Instituição de fomento: Faculdade de Minas _ FAMINAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Atividade física; promoção de saúde; avaliação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006