IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal

ANATOMIA FOLIAR DE Tabebuia avellanedae Lorentz ex Griseb. E Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl. (BIGNONIACEAE).

Márcia Bündchen 1
Michele Cristina Gregolon Scariot 1
(1. Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc)
INTRODUÇÃO:

Tabebuia avellanedae Lorentz ex Griseb. e Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC.) Standl. são duas espécies pertencentes à família Bignoniaceae que têm grande importância ecológica pela ampla distribuição na América do Sul. Heliófilas, reproduzem-se como pioneiras em capoeiras e são amplamente utilizadas como ornamentais. T. avellanedae e T. chrysotricha são espécies bastante estudadas sob os aspectos silviculturais, contudo, estudos envolvendo as características morfológicas e anatômicas são ainda muito escassos. O presente trabalho analisou a anatomia foliar das espécies visando contribuir para o conhecimento da sua morfologia, ecologia e taxonomia.

METODOLOGIA:

Foram coletadas folhas maduras, expostas ao sol de cinco indivíduos de cada espécie, fixadas em F.A.A.70 e conservadas em álcool 70%. Posteriormente, o material foi desitratado em série alcoólico-etílica ascendente até álcool 95% e emblocado em glicolmetacrilato-GMA (Leika). As amostras foram seccionadas em micrótomo rotativo (SPENCER) e as secções montadas sobre lâmina, coradas com solução aquosa de azul de toluidina 0,05%, montadas com Entellan e recobertas com lamínula. A partir do laminário foram efetuadas mensurações dos caracteres morfométricos das folhas em microscópio munido com régua micrometrada. Para fins de mensuração foram consideradas as seguintes camadas: epiderme (das faces abaxial e adaxial), compreendendo o conjunto da cutícula + epiderme; parênquima paliçádico e parênquima lacunoso. Foram efetuadas três mensurações por folha, por indivíduo, na região entre o bordo e o centro do limbo foliar, em ambas as espécies. Para o estudo da epiderme, secções medianas das folhas de cinco indivíduos de cada espécie, por estágio sucessional, foram processadas de acordo com a técnica de dissociação de epiderme utilizado-se de uma solução de ácido acético e água oxigenada 30 vol. 1:1, em estufa com temperatura de 60ºC, por tempo variável (um a três dias). A epiderme foi corada com safranina 0,5% em solução aquosa e montada entre lâmina e lamínula com glicerina 50%. As lâminas semi-permanentes foram analisadas em microscópio óptico.

RESULTADOS:

T. avellanedae apresenta folhas hipoestomáticas, os estômatos anomocíticos distribuídos agrupadamente pela lâmina foliar, tricomas do tipo tectores unicelulares, tectores multicelulares ramificados e glandulares. Mesofilo isolateral com feixe vascular bicolateral formando um anel na região da nervura central, completamente envolto por fibras. Colênquima na região da nervura central apresenta-se comprimido. Numerosos cristais prismáticos estão presentes especialmente na bainha dos feixes vasculares. A espessura foliar média é de 158,76 (± 13,49) µm, epiderme adaxial 28,47 (± 5,53) µm, epiderme abaxial 12,85 (± 2,25) µm, parênquima paliçádico adaxial 57,09 (± 6,37) µm, parênquima paliçádico abaxial 38,06 (± 4,42) µm, parênquima lacunoso 22,45 (± 4,03) µm.T.chrysotricha possui folhas hipoestomáticas, estômatos anomocíticos distribuídos uniformemente pela lâmina foliar e câmara subestomática maior do que aquela de T. avellanedae. Tricomas tectores unicelulares, tectores multicelulares ramificados "em candelabro" e glandulares estão distribuídos em ambas as faces da folha. Mesofilo dorsiventral com feixe vascular bicolateral e feixes de fibras dispostos como calotas externas ao floema. Areia de cristal e ráfides presentes na bainha dos feixes vasculares. A espessura foliar média é de 187,39 (± 44,22) µm, epiderme adaxial 22,77 (± 6,30) µm, epiderme abaxial 12,36 (± 1,52) µm, parênquima paliçádico 85,04 (± 17,89) µm, parênquima lacunoso 72,22 (± 18,93) µm.

CONCLUSÕES:
A anatomia foliar de T. avellanedae e T.chrysotricha difere, principalmente, com relação a organização do mesofilo, distribuição dos estômatos na lâmina foliar, tipos de tricomas e espessura das camadas foliares podendo contribuir para a identificação das espécies em estado vegetativo uma vez que apresentam marcante variação fenológica, com total perda das folhas na época da floração.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Anatomia vegetal; Tabebuia avellanedae; Tabebuia chrysotricha.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006