IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE HOSPITALAR: EXPERIÊNCIAS E PERCEPÇÕES DE NUTRICIONISTAS
Thaís Titon de Souza  1
Juliana de Mello Carneiro  1
Anete Araújo de Sousa  1
Rosa Wanda Diez Garcia  2
Raquel Kuerten Salles  1
Rossana Pacheco da Costa Proença  1
(1. Departamento de Nutrição/UFSC ; 2. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP)
INTRODUÇÃO:

O enfoque clínico ao paciente hospitalizado orienta as ações dos profissionais de saúde para uma prática individual e curativa. O cuidado ao paciente tradicionalmente ocorre através de ações isoladas, apesar de contextualizadas em um todo, sem interação entre a equipe de saúde. Este cuidado baseia-se no modelo de saúde flexneriano, centrado no médico e nas práticas assistencialistas. Entretanto, com o surgimento do Movimento Sanitário na saúde brasileira, esta visão vem sendo modificada. A saúde, objeto de discussão, busca alternativas mais humanizadoras para o atendimento da população em geral. Neste sentido, o Sistema Único de Saúde é criado e são definidas suas direções, sendo uma delas a interdisciplinaridade, ou seja, a integração entre todas as partes atuantes no processo de cuidado ao paciente. Desta forma, o trabalho, como parte de um estudo multicêntrico que identificou as práticas da atenção nutricional de hospitais na região da Grande Florianópolis, objetivou identificar ações de cunho interdisciplinar na rotina dos profissionais nutricionistas e caracterizar suas relações junto aos outros profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Com os dados obtidos, procurou-se analisar a relação da interdisciplinaridade com as práticas realizadas na Unidade de Alimentação e Nutrição.

METODOLOGIA:

Foi aplicado um formulário estruturado fundamentado nos Standards of Professional Practice da American Dietetic Association (ADA-USA) aos nutricionistas responsáveis por Unidades de alimentação e nutrição (UAN) de 9 hospitais (7 públicos - 6 estaduais e 1 universitário - e 2 militares). As questões relacionadas ao tema interdisciplinaridade foram: a) registro da nutrição e impresso próprio fixado no prontuário do paciente; b) local na enfermaria fixo para o nutricionista; c) visita rotineira aos pacientes; d) situações em que o nutricionista tem ou faz contato com o pessoal de enfermagem e com médicos; e) solicitação de inter consultas; f) participação da visita clínica com outros profissionais na enfermaria e g) equipe de suporte nutricional (participantes e funções).  Os dados obtidos,  tabulados através do programa excel (Microsoft), foram analisados de forma descritiva.

RESULTADOS:
As ações possíveis de interdisciplinaridade puderam ser agrupadas em 3 categorias: “organização e relações de trabalho na enfermaria”, “solicitação de interconsultas” e “formação de equipe de suporte nutricional”. Na primeira, verificou-se que 66,6% dos hospitais não possuem impresso próprio de nutrição no prontuário; 22,2% têm local para o nutricionista na enfermaria (sala coletiva); e, 44,4% realizam visita clínica com outros profissionais, de acordo com a demanda ou em situações de risco nutricional. Em “solicitação de interconsultas”, identificou-se em todos os hospitais a existência de solicitações formais (encaminhamento dos pacientes, ao nutricionista, via formulário) e em 66,6% solicitações informais. As solicitações ocorrem quando necessária avaliação nutricional, em doenças específicas e pelas intercorrências  do próprio paciente (recusa em se alimentar, intolerâncias e outras). A última categoria revelou existência de equipe de suporte nutricional em apenas 2 hospitais, apesar de todos fornecerem suplementes alimentares industrializados aos pacientes. Sobre as relações interprofissionais existentes, os  nutricionistas destacaram “a falta de um trabalho interligado”, pela inexistência de um horário comum de trabalho e de protocolos de ações. Quanto à equipe multiprofissional, as dificuldades estão na aceitação por parte dos médicos da dieta prescrita pelo nutricionista, pressão temporal e falta de envolvimento por parte dos profissionais como um todo.
CONCLUSÕES:

Os resultados obtidos demonstraram a necessidade de ampliar ações que busquem a integralidade no atendimento em saúde e nutrição nestes hospitais. Entretanto, mesmo diante de dificuldades, nota-se a busca dos  nutricionistas por esse espaço através de atividades como as interconsultas e as visitas clínicas realizadas com outros profissionais. Apesar de apenas 2 hospitais apresentarem equipe de suporte nutricional, esta é uma exigência da legislação e ao mesmo tempo de suma importância para o atendimento integral a pacientes em estado nutricional crítico. Enfim, como possibilidade, o espaço de discussão deve ser fomentado a fim de garantir que as relações entre os profissionais sejam otimizadas, permitindo, desta forma, que a terapêutica nutricional e os demais cuidados em saúde se dêem de maneira mais integral e humanizada aos pacientes internados.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: interdisciplinaridade; nutricionista; equipe de saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006