IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
SABERES TRADICIONAIS E PESCA NA AMAZÔNIA
Sérgio Cardoso de Moraes 1
(1. Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança)
INTRODUÇÃO:
A relação entre homens e águas remonta à origem de nossas vidas, dada à importância dos oceanos, lagos e rios na evolução da espécie humana. Embora possamos até não perceber, a água interfere decisivamente na vida da Terra, desempenhando o papel de suporte para a sua manutenção. Em todas as formas de vida encontradas hoje no planeta há presença de água. Nesse contexto, portanto, devemos conceber as águas como um complexo vivo, como fonte de alimento, extração de recursos minerais, meio de transporte e de trabalho, além de referendar os mitos presentes no universo aquático. Nesta configuração da relação entre homens e águas, investigamos como os saberes que envolvem a pesca que podem contribuir com a preservação ambiental. Ressaltamos os conhecimentos que permitem ao pescador, entre outros domínios: descobrir os hábitos alimentares dos peixes e de outros animais; orientar-se através dos astros durante a navegação noturna e conhecer o fluxo das marés orientadas pelo ciclo lunar. São saberes pautados pela tradição, compreendidos como saberes construídos ao longo das gerações, transmitidos a partir da oralidade e das experiências do cotidiano, frutos de um conhecimento não-científico que tem por base a observação e as orientações das gerações mais experientes.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado nos municípios de Abaetetuba e Igarapé-Miri, no Estado do Pará, localizados à jusante da Barragem Hidrelétrica de Tucuruí. A região apresenta uma extraordinária geografia recortada por rios, furos e igarapés, todos afluentes do grande rio Tocantins onde a pesca se caracteriza como uma das principais atividades produtivas. A metodologia se caracteriza por numa abordagem qualitativa na qual utilizamos entrevistas semi-estruturadas enquanto instrumento de coleta de dados. A estratégia utilizada para identificar os conhecimentos e habilidades dos pescadores e como estes são aplicados, consistiu na classificação de variados tipos de pescarias. Elegemos três grupos: redes, armadilhas e fisgas. A escolha dos pescadores se deu de forma aleatória. De posse do material coletado procedemos à análise e a elaboração do relatório final.
RESULTADOS:

A partir da classificação de diversos tipos de pescarias, identificamos algumas com extrema importância para o equilíbrio e preservação ambiental. Destaca-se a pesca do mapará (Hypophtalnus marginatus) que consiste de algumas etapas. Primeiro localiza-se o cardume nos rios da Amazônia, em seguida faz-se um cerco com duas grandes redes para aprisioná-lo, o que requer considerável número de pescadores, em torno de vinte, pois é preciso mergulhar para colocar uma rede dentro da outra. Chama atenção nesta prática, o pescador responsável pela localização dos cardumes. Ele é designado por “taleiro”, pois utiliza uma comprida tala que mede aproximadamente três metros, retirada da palmeira paxiúba (Dictyocaryum ptarianum - Steyerm), nativa da floresta. Nesta atividade, a tala é mergulhada nas águas à procura de peixes a tocam. A experiência e a sabedoria do taleiro, demonstrada pela sensibilidade do atrito dos peixes com a tala, permitem distinguir cardumes, como pescada branca, pacú, e outros. Quando é encontrado o cardume de mapará, o taleiro faz uma inferência sobre o estoque pesqueiro. Ele sabe o tamanho dos peixes e a quantidade aproximada do cardume. A partir dessas informações ele pode autorizar ou não o cerco. Nos municípios onde foi realizada a pesquisa existem vários acordos de preservação ambiental relativos à pesca do mapará. Neles são definidos critérios de tamanho e quantidade de peixes para se realizar a pesca. Os conhecimentos dos taleiros são fundamentais para a realização destes acordos que permitem contribuir para o equilíbrio e para a conservação do meio ambiente.

CONCLUSÕES:
Os conhecimentos construídos a partir da relação entre o homem e a natureza permitem leituras próprias acerca do meio ambiente. Um processo educativo alicerçado por essa relação, propicia que populações tradicionais, como os pescadores artesanais, possam contribuir com a preservação da biodiversidade. A parceria entre os conhecimentos científicos e outros tipos de conhecimentos representa uma extraordinária aliança na preservação ambiental. A educação escolar pode fazer uso de conhecimentos tradicionais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem a inclusão de questões culturais numa abordagem escolar. Isso representa uma associação de saberes que apresentam formas distintas de leituras da natureza, mas que se complementam numa perspectiva maior contribuindo com a preservação ambiental para as futuras gerações.
Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Saberes tradicionais; Educação ambiental; Preservação ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006