IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
EMIGRAÇÃO E MUNDOS DO TRABALHO: O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
Adriano Larentes da Silva 1
(1. Programa de Pós-Graduação em História/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Desde a década de 1980, milhares de brasileiros têm deixado o país em direção a diversas regiões do planeta, fazendo com que o que era até então um movimento localizado de migração internacional se transformasse, em pouco tempo, em um movimento de massa. A partir de então, o eixo emigratório foi se deslocando da região de Governador Valadares em Minas Gerais para outros estados brasileiros como São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Com isso, ampliaram-se os países de destino, Estados Unidos, Japão, Paraguai, Alemanha, Itália, Portugal, Austrália, Nova Zelândia, e os brasileiros espalharam-se pelo mundo, chegando hoje a mais de três milhões no exterior. O que motivou estes deslocamentos? Quais as relações entre estas migrações e as transformações no mundo do trabalho neste mesmo período? Tem sido com questões como essas que minha pesquisa de doutorado vem dialogando, procurando problematizá-las a partir de um debate mais amplo sobre as migrações internacionais no contexto da Globalização.
METODOLOGIA:
A metodologia de pesquisa utilizada tem privilegiado, no trabalho de campo, o levantamento de dados junto a órgãos oficiais, uma análise minuciosa da documentação disponibilizada pela Organização Internacional do Trabalho, além de entrevistas com emigrantes brasileiros.
RESULTADOS:
Os resultados mostram um processo migratório fortemente influenciado pelas demandas do mundo do trabalho e da globalização e a existência de condições extremamente precárias de vida e de trabalho entre boa parte dos migrantes brasileiros, mesmo entre aqueles com um maior grau de escolaridade. 
CONCLUSÕES:

A pesquisa aponta o contexto histórico dos anos 90 como um momento crucial para a elevação dos índices de emigração no Brasil e no mundo.

 
Palavras-chave: Migrações Internacionais; Mundos do Trabalho ; Globalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006