IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MEDIADA POR TECNOLOGIAS : PERCEPÇÕES,  CRENÇAS, INTERESSES E EXPECTATIVAS  DE  PROFESSORES E ALUNOS DO UNICEUB  

Maria Fernanda Noronha Serpa 1, 2
Ana Cristina Carvalho Santos  1
Diana Angélica C. S. de Oliveira  1
Felíca Lourenço Fonseca  1
Floracy Maria de Oliveira  1
Maria da Glória Noronha Serpa  1
(1. Centro Universitário de Brasília- UniCEUB-FACE- GRUPO DE PESQUISA; 2. Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá- MG- FAPI)
INTRODUÇÃO:

A Educação a Distância - EAD, mediada por  tecnologias, é hoje uma realidade em muitas instituições de ensino superior. Neste cenário,  experiências vão se expandindo, rapidamente, em busca da compreensão das reais possibilidades, alcances e limitações dessa nova modalidade de educação.  Em meio a esse cenário, ainda permeado de incertezas, algo  parece certo : a EAD, via rede, tende para  um fato irreversível e, portanto, é preciso enfrentar os desafios e experimentá-la. E, por onde começar?. Esta parece ser a pergunta inicial e inquietante para muitas instituições de ensino. Começar, refletindo sobre as práticas pedagógicas, conhecendo as experiências prévias dos protagonistas da  educação, seus saberes, expectativas, interesses e atributos percebidos nesta modalidade de educação, pode ser a chave para alcançar êxitos na inovação que se deseja implantar. Conscientes dessa situação, o Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - tem desenvolvido estudos buscando apontar, à comunidade acadêmica, subsídios teórico-práticos necessários à problematização de diversos aspectos que permeiam a  implantação da EAD. Este trabalho apresenta  resultados de um estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação Distância”- UniCEUB/CNpq- o qual buscou, junto a gestores, professores e alunos, conhecer e refletir  sobre suas opiniões, expectativas, interesses e necessidades, frente ao emergente processo de implantação da EAD.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada pelo Grupo de Pesquisa “Novas Tecnologia e Educação a Distância” do UniCEUB, no período de julho a outubro de 2005,  sob a perspectiva de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva.  Para a busca de informações foram utilizadas as técnicas de entrevistas semi-estruturadas - realizadas com diretores e coordenadores de diferentes faculdades, objetivando, em um primeiro momento, buscar informações sobre  a viabilidade, condições iniciais e favoráveis à implementação,  mais sistemáticas,  da EAD, mediada por tecnologias, na instituição.  Adicionalmente, foram aplicados questionários - com perguntas  fechadas, semi- fechadas e abertas -   a professores e alunos, buscando melhor conhecer, explorar e compreender suas opiniões e percepções de atributos que conferem às experiências vivenciadas no contexto da  EAD, mediada por tecnologias, assim como, suas expectativas,  interesses, necessidades. Os referidos instrumentos foram aplicados  a 70 professores e 200 alunos  de diferentes faculdades e cursos.  As  opiniões, expectativas, crenças, interesses e percepções, manifestadas pelos entrevistados, resultam de conhecimentos teóricos e práticos advindos de experiências em atividades ou cursos virtuais que direta ou indiretamente,  já vivenciaram. A análise dos dados se desenvolveu com ênfase nas reflexões qualitativas acerca dos achados do estudo.

RESULTADOS:

Entre os achados da pesquisa destaca-se que a comunidade acadêmica do UniCEUB manifesta, de modo geral, posturas cautelosas e permeadas por uma consciência crítica, frente à  implementação da EAD, mediada por tecnologias. Nesse cenário, observa-se um índice significativo de opiniões favoráveis, entre a maioria dos professores e alunos, evidenciando, entre os professores interesses em capacitar-se para atuação no âmbito da EAD e, conseqüentemente, oferecer suas disciplinas na modalidade híbrida da EAD. combinando atividades presenciais com as virtuais. Entre outras razões explicitadas estão as crenças nas potencialidades da EAD para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, focando a motivação dos alunos (manifestações de 60% dos professores e alunos) e a realização de um ensino mais individualizado -  (opiniões de 44 professores e 70% dos alunos). A maioria de professores e alunos manifesta, também, suas crenças no potencial mediador das tecnologias, frente aos alcances da linguagem hipertextual para uma educação dialógica, interativa e cooperativa no sentido da formação de comunidades de ensino e aprendizagem. Não  obstante, a evidência de opiniões favoráveis importa destacar a  presença de reações menos afeitas a EAD. Entre essas estão  opiniões de 09 professores que percebem o movimento da EAD como uma moda, como tantas outras na educação.  Ademais, esses professores e alguns alunos, acreditam que  a EAD pode implicar em perda de qualidade da Educação.

CONCLUSÕES:

A realização dessa pesquisa tem repercutido em meio à instituição  dado, principalmente,  à manifestação da evidência de um espaço favorável e de aceitação da EAD, mediada por tecnologias, em meio à comunidade acadêmica, conforme evidenciado entre as opiniões da maioria significativa dos entrevistados. Em meio a esses reflexos, a consciência da necessidade de uma formação para EAD - conforme interesses da maioria dos professores- tornou-se um aspecto relevante, impulsionando ações nesse sentido. Assim, já está em andamento um projeto dessa natureza, por meio do qual o curso de pedagogia, em parceria com outros departamentos,  pretende iniciar a formação de professores e  alunos para conscientização e atuação no âmbito da EAD. Esse é o ponto de partida para subsidiar e incentivar  a promoção e realização de cursos semipresencias, em diferentes áreas do saber. A pesquisa, corroborando outros estudos, mostrou também as incertezas e controvérsias que permeiam a realização da EAD, em diversos aspectos. A rigor, pode se dizer que, similar a outras instituições, estamos, aprendendo a construir uma educação de qualidade, mediada pelas tecnologias. Este estudo, vem, portanto, reforçar a necessidade de continuidade de pesquisas no sentido de apontar, às comunidades acadêmicas, subsídios teórico-práticos para melhor compreensão da EAD, mediada por tecnologias, e, que possam responder ao alcance de êxitos de projetos inovadores, em busca da melhoria da educação superior.  

 
Palavras-chave: Educação a distância; Novas Tecnologias na Educação; Educação Virtual.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006