IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 1. Artes do Vídeo

A ARTE DA ANIMAÇÃO COMO APORTE NA ABORDAGEM DAS QUESTÕES AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS

Carlos Fonseca Vicente 1
Henny Aguiar B. Rosa Favaro 1
Eliana Zarone Lindenberg 1
Ivo R. Roman Pons 1
José Estevão Favaro 1
Petra Sanchez Sanchez 1
(1. Universidade Presbiteriana Mackenzie )
INTRODUÇÃO:

Entre os vários desafios a serem superados pela sociedade contemporânea visando o desenvolvimento sustentável, destaca-se a necessidade de ampliar a inserção das questões ambientais no ensino infantil. Entendemos então, que educar as crianças a respeitar o meio ambiente, representa vislumbrar um futuro em harmonia com a natureza como pano de fundo para estimular o exercício da cidadania, valorizar as diversas formas de conhecimento adquiridos mediante uma metodologia interdisciplinar e fortalecer a consciência ambiental. O presente estudo teve por objetivo proporcionar a alunos e professores (da graduação e pós-graduação) o desenvolvimento de situações, experiências e atividades artísticas em grupo, que possibilitem fomentar a reutilização ou reciclagem de resíduos sólidos e produzir vídeo educativo com animação, a partir de bonecos articulados feitos com material reutilizados. O vídeo visa subsidiar a atuação do professor que leciona para crianças na faixa etária de 2 a 8 anos, valorizando o conceito de educar com sensibilidade por meio do lúdico, tendo como meta à proteção ambiental. Cada movimento do desenho animado comunica e por meio dele, podemos emitir e receber muitas informações sobre uma das questões mais problemáticas enfrentadas pela sociedade na atualidade – os resíduos sólidos ou lixo.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório e participativo, com enfoque fenomenológico, por meio de uma construção coletiva de atividades artísticas e de diálogo que contou com a participação de vários alunos da graduação da FAU – Curso de Desenho Industrial e da Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Foram realizadas palestras e reuniões, visando o embasamento teórico a respeito das diferentes temáticas, ou seja, a problemática dos resíduos sólidos, reciclagem, as relações da arte com o meio ambiente, conceitos sobre o desenho animado, produção de imagem, qualidade de criação, filmagem, entre outros. Realizaram-se também vários laboratórios e oficinas experimentais, incluindo a criação de desenhos de personagens e de roteiro  e modelagem para viabilizar o desenvolvimento e construção de bonecos articulados a partir de materiais recicláveis que fazem parte da história gravada em um DVD e um CDrom. O processo utilizado, na animação dos bonecos foi Stop-Motion. Assim, com base em Thiollent (1986) procurou-se envolver a participação dos integrantes do projeto; assegurar a organização democrática da ação e propiciar compromisso dos participantes com a mudança.

RESULTADOS:

Ao longo do estudo, foram realizados conforme anteriormente citado vários trabalhos e atividades artísticas com os integrantes do grupo, entre os quais destacamos:

·         A criação de 10 personagens que fazem parte da história do vídeo educativo. Inicialmente cada personagem foi desenhado em papel, para posterior produção dos bonecos articulados.

·         Foram criados e modelados bonecos articulados a partir de materiais reutilizados (vidro, papel, plástico e alumínio), necessários para a elaboração dos desenhos com animação. A modelagem que deu a forma física ao personagem foi montada de modo artesanal e com articulações.

·         Verificou-se que uma série de ponderações e reflexões ocorreram a partir da manipulação do material trabalhado para a confecção dos bonecos e produção do cenário, o que permitiu aos alunos vivenciar uma aprendizagem mais reflexiva, através da construção, invenção, organização e estruturação dos elementos e materiais industrializados, onde novas operações antes não imaginadas foram por eles aprendidas.

·         Foi possível elaborar um vídeo educativo experimental para crianças, onde foi gravada a história e a origem dos vários personagens criados que serão utilizados posteriormente na elaboração de história em quadrinhos e outros conteúdos didáticos,  de modo a fomentar reflexões que levem a mudança de atitudes favoráveis a proteção do meio ambiente.

CONCLUSÕES:

O estudo desenvolvido com base nos resultados obtidos contribui para:

·      Incentivar docentes e alunos a refletirem sobre a questão dos resíduos sólidos recicláveis, com vistas a facilitar a conscientização e a adoção de ações que possam contribuir para uma nova mentalidade na direção de um consumo sustentável.

·      Propiciar a professores e alunos (da graduação e pós-graduação) o desenvolvimento de situações, vivências e atividades em grupo que possibilitaram fomentar a reutilização de resíduos denominados nobres (vidro, papel, alumínio e plástico). Foi possível notar que houve aprendizado observando-se os diversos trabalhos que foram elaborados.

·         Produzir um vídeo educativo, com animação e roteiro feito com bonecos articulados produzidos com materiais recicláveis. Com eles serão elaborados outros conteúdos reflexivos sobre os resíduos sólidos, visando subsidiar a atuação do educador que leciona para crianças de 2 a 8 anos. Recomenda-se, portanto o desenvolvimento de conteúdos e procedimentos didáticos lúdicos – como é o caso da arte da animação – que contribuam para a cooperação solidária e ética.

Instituição de fomento: Fundo Mackpesquisa
 
Palavras-chave: Desenho Animado; Interdisciplinaridade; Educação Ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006