IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática

AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE AGUDA DE CHORUME, UTILIZANDO-SE ORGANISMOS BIOINDICADORES

Tiago Bortolotto 1
Geverson Teixeira de Andrade 2
Jacira Silvano 3
Reginaldo Geremias 4
Ernandes Benedito Pereira 2
(1. Depto de Ciências Biológicas, Universidade do Extremo Sul Catarinense/UNESC; 2. Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais/UNESC; 3. Depto de Engenharia Ambiental/UNESC; 4. Depto de Farmácia/UNESC)
INTRODUÇÃO:

O aterro controlado é uma técnica de deposição de resíduos industriais e/ou domiciliares capaz de gerar efluentes líquidos (chorume) potencialmente tóxicos, necessitando-se de seu monitoramento. Este trabalho propôs avaliar a toxicidade aguda de chorume, utilizando-se Daphnia magna, Artemia sp e Allium cepa como organismos bioindicadores.

METODOLOGIA:

Amostras de chorume foram coletadas em aterro controlado situado no sul de Santa Catarina-Brasil. Microcrustáceos Daphnia magna Straus neonatos (n=10) foram expostos por 48 horas a 20 mL de chorume em diferentes diluições, em placas multiwel, a 20oC e ao abrigo da luz. Após a exposição, foi determinado o Fator de Diluição (FDd), sendo os valores  comparados com os previstos pela Portaria 017/2002 da Fundação do Meio Ambiente (FATMA). Microcrustáceos Artemia sp (n=10) também foram expostos por 24 horas a 2mL de chorume em diferentes diluições, em placas multiwel, a 25oC e ao abrigo da luz. Ao final da exposição, foi determinada a Concentração Letal Média (CL50) pelo método matemático Trimmed Spearman-Karber, utilizando-se programa ProbitosÒ. Allium cepa (n=6) foram expostas por 7 dias a 50 mL de chorume, bem como, à água mineral (controle negativo), em tubos Falcon, a 25oC e ao abrigo da luz, sendo avaliado o percentual de inibição do crescimento das raízes.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos permitiram demonstrar que o chorume foi capaz de provocar expressiva toxicidade aguda sobre Daphnia magna (FDd = 48), cujo valor esteve acima do  limite máximo previsto pela Portaria 017/2002 (FDd=8). Da mesma forma, observou-se elevada toxicidade aguda sobre Artemia sp (CL50 = 7,67%). O chorume também provocou a inibição de 100% do crescimento das raízes de Allium cepa, quando comparado ao controle negativo.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que o chorume apresentou expressiva toxicidade, sendo que os organismos bioindicadores se mostraram adequados para o monitoramento destes efluentes.
Instituição de fomento: Diretoria de Pesquisa-UNESC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Chorume; Toxicidade; Bioindicadores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006