IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento

INFLUÊNCIA DE MOVIMENTOS MANUAIS E DA PREVISIBILIDADE DA PERTURBAÇÃO NO CONTROLE POSTURAL

Elke dos Santos Lima 1
Andréa Cristina de Lima  1
Luis Augusto Teixeira  1
Sônia Cavalcante Corrêa  2
(1. Lab. de Sistemas Motores Humanos, Escola de Educação Física e Esporte - USP; 2. Centro de Estudo Pesquisa e Extensão – Universidade Presbiteriana Mackenzie)
INTRODUÇÃO:

Tarefas da vida diária e habilidades esportivas que envolvem a manipulação de objetos, sustentação e transporte de cargas, exigem do ser humano a utilização de estratégias neuromusculares que garantam o sucesso da tarefa perante diferentes condições, ao mesmo tempo em que mantêm o equilíbrio postural. A estabilidade postural é garantida pela resposta adequada às informações sensoriais recebidas. Porém, existem tarefas e situações em que as alterações sensoriais não podem ser antecipadas. Esta imprevisibilidade pode limitar o uso do ajuste postural antecipatório e promover maior oscilação corporal após o início do movimento, requisitando assim a utilização dos mecanismos de controle reflexivo e voluntário. A manutenção do equilíbrio postural frente a perturbações geradas por movimentos voluntários executados sem o conhecimento prévio de um dos parâmetros de controle e/ou com alteração das condições durante o desempenho gera a necessidade de reorganização da resposta. O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da previsibilidade da perturbação no controle postural durante uma tarefa manual com diferentes cargas.

 

 

METODOLOGIA:

Três sujeitos (idade média 20,7 anos) realizaram a tarefa que consistia em permanecer na postura ereta bipodal sobre uma plataforma de força tridimensional, e ao sinal do experimentador deveriam segurar e elevar com as mãos uma caixa (20 x 20 x 15cm), localizada sobre uma mesa à sua frente. O tempo total de cada tentativa foi de 8 segundos, onde eram obtidos os dados referentes ao deslocamento do centro de pressão (CP). Duas variáveis foram manipuladas: carga da caixa (1, 3 e 5Kg), e previsibilidade da carga. No bloco das tentativas previsíveis os sujeitos tinham conhecimento do peso da caixa antes de iniciar o movimento, e realizavam 3 tentativas com cada carga. No bloco imprevisível os sujeitos não eram informados se a carga da caixa era maior, menor ou igual à tentativa anterior; do total de 30 tentativas foram realizadas 3 com 1Kg, 3 com 5Kg e 24 com 3Kg. Os dados da plataforma foram filtrados (passa-baixa Butterworth 4ªordem, 5Hz), removendo a tendência linear e suavizados com spline cúbico, as operações sobre os arquivos foram feitas em rotinas elaboradas no Matlab 7.0.1. O início do movimento foi determinado pela alteração da força vertical.

 

 

RESULTADOS:

Para a análise foram selecionas apenas as tentativas com 1 e 5Kg nas duas condições de previsibilidade. A análise estatística foi realizada através de análises de variância ANOVA de três fatores: 3 (Sujeito) x 2 (Previsibilidade) x 2 (Carga), com medidas repetidas nos dois últimos fatores, e nível de significância estabelecido de 0,05. As variáveis analisadas foram: amplitude do deslocamento antero-posterior do CP (diferença entre a localização do CP no início da tentativa até o primeiro pico); tempo 1 (do início da tentativa até o primeiro pico do CP); e tempo 2 (do início da tentativa até o vale após o pico, período de compensação da perturbação). Para a variável amplitude os resultados indicaram efeito significativo apenas para os fatores principais Previsibilidade [F(1,4) = 22,76, p < 0,0088] e Carga  [F(1,4) = 11,34, p < 0,0281], indicando aumento significativo da amplitude do CP na condição imprevisível e redução significativa para a carga de 5Kg comparada com a de 1Kg. Para a variável tempo 1 não foram encontradas diferenças significativas; para a variável  tempo 2 apenas o fator principal Carga  apresentou diferença significativa [F(1,4) = 42,82, p < 0,0028], com redução do tempo para a carga de 5Kg.

 

 

CONCLUSÕES:

A previsibilidade parece ser um fator que influencia a amplitude do CP após a elevação de uma carga, isto é, quando a magnitude da carga é imprevisível a perturbação gerada na oscilação corporal é maior. Porém, esta maior amplitude é alcançada no mesmo tempo que na tarefa previsível (média de 30ms), indicando a presença de ajuste reflexivo igualmente para as duas condições. Por outro lado o aumento da carga fez com que o tempo 2 fosse reduzido de 113,9 ms para 80,67ms revelando a participação de ajustes de alta latência para a correção do movimento especialmente quando a carga elevada foi menor. Estes achados sugerem que a imprevisibilidade de algum parâmetro de controle proporciona maior perturbação no controle postural, sendo corrigida com ajustes de alta latência somado a ajustes reflexivos, que também são utilizados na tarefa previsível. Estes resultados reforçam a necessidade do estudo dos mecanismos de ajuste postural frente a perturbações inesperadas.

 

 

 
Palavras-chave: controle postural; movimento manual; previsibilidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006