H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa |
|
A Leitura Através da Tatuagem |
|
Valéria Pedroza da Silva Costa 1 |
|
(1. Prefeitura Municipal de Olinda) |
|
|
INTRODUÇÃO: |
Introdução.
Este trabalho foi desenvolvido na Escola Alberto Torres – Alto da Conquista – Olinda – PE, na disciplina de língua portuguesa pela professora Valéria Pedroza da Silva Costa, e tem como título: ‘”A Leitura através da Tatuagem “ realizado por alunos das 7a e 8a séries do ensino fundamental II.
O mesmo enfatiza a questão do fazer pedagógico executado no trabalho em estudo com o objetivo de enfocar a leitura através da tatuagem como um dos elementos essenciais para o desenvolvimento dos seres humanos mostrando o contexto social e político de uma determinada época.
Desde o homem pré-histórico ele vem registrando tudo o que está a sua volta para facilitar a sua própria comunicação até mesmo para aprimorar o seu conhecimento. No plano didático a principal preocupação é despertar a participação ativa dos alunos de língua portuguesa. |
|
METODOLOGIA: |
Metodologia
A metodologia empregada nesse projeto será a leitura de imagens, produção de textos, debates, aulas expositivas, visita ao ateliê de tatuagens, fotografias, consulta a dicionários e revistas, comentários, entrevistas e relatórios. A partir dessas atividades realizadas acima os alunos tiveram um maior aprofundadamento na área de leitura. |
|
RESULTADOS: |
Resultados
Todos os alunos apresentaram uma visão sobre a técnica da tatuagem, fazendo referências aos pontos positivos e negativos da expressão da arte em pauta. Todos ressaltaram opiniões positivas com relação ao uso da tatuagem, por ser uma forma de leitura e por se constituir um trabalho muito bem feito e bonito.
Por outro lado, foi destacado o lado negativo por todos eles. Principalmente no que diz respeito as doenças transmissíveis e por causarem prejuízos às pessoas por conta do preconceito da sociedade em geral. |
|
CONCLUSÕES: |
Conclusões
O presente trabalho caracterizou-se como um processo de pesquisa, onde está em constante movimento, não podendo ser apresentando como uma proposta fechada por professores e alunos que favorecem com grande contribuição a prática pedagógica no processo ensino aprendizagem da leitura atual. A Busca dos caminhos em torno da leitura envolve mistérios e nos impõe desafios históricos a serem desvendados.
A leitura é o elo do saber, e desde o homem pré-histórico ele vem registrando tudo o que está em sua volta para facilitar a sua própria comunicação e até mesmo aprimorar o seu conhecimento. Viajando através desse conhecimento ( a leitura através da tatuagem) esperamos melhorar o avanço da prática de leitura do texto não verbal (tatuagem) na língua portuguesa de tal modo que o aluno possa criar e transformar a sua realidade. |
|
|
|
Trabalho de Iniciação Científica
|
|
Palavras-chave: tatuagem; leitura; pesquisa. |
|
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |