IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa

A Leitura Através da Tatuagem

Valéria Pedroza da Silva Costa 1
(1. Prefeitura Municipal de Olinda)
INTRODUÇÃO:

Introdução.

 

 

                   Este    trabalho  foi  desenvolvido  na   Escola Alberto Torres    Alto  da Conquista – Olinda – PE, na disciplina  de  língua  portuguesa  pela  professora  Valéria Pedroza da Silva Costa, e tem como título: ‘”A Leitura através da Tatuagem   “ realizado por alunos das 7a e 8a séries do ensino fundamental  II.

 

                   O mesmo  enfatiza  a  questão  do fazer pedagógico executado no trabalho em estudo com o objetivo de enfocar a leitura através da tatuagem  como um dos elementos  essenciais para  o desenvolvimento dos seres humanos mostrando o contexto social  e político de uma determinada época.

 

                   Desde  o  homem  pré-histórico  ele  vem  registrando  tudo  o que está a sua volta para facilitar a sua própria comunicação até mesmo para aprimorar o seu conhecimento. No plano didático a principal  preocupação é despertar a participação ativa dos alunos de língua portuguesa.

METODOLOGIA:

Metodologia

 

 

                   A metodologia  empregada  nesse  projeto  será  a  leitura  de  imagens, produção de textos, debates,  aulas  expositivas,  visita  ao  ateliê  de  tatuagens,  fotografias,  consulta   a   dicionários e revistas, comentários, entrevistas  e  relatórios.  A  partir  dessas  atividades  realizadas  acima  os alunos tiveram um maior aprofundadamento na área de leitura.

RESULTADOS:

Resultados

 

 

                   Todos    os    alunos   apresentaram    uma   visão   sobre   a   técnica  da tatuagem,  fazendo  referências  aos  pontos  positivos  e  negativos da expressão da arte  em  pauta.  Todos   ressaltaram   opiniões   positivas   com  relação  ao  uso  da tatuagem,  por  ser  uma  forma  de leitura  e  por se constituir um trabalho muito bem feito e bonito.

 

                    Por    outro    lado,    foi    destacado    o    lado    negativo    por     todos eles. Principalmente no que diz respeito as doenças  transmissíveis e por causarem prejuízos às pessoas por conta do preconceito da sociedade em geral.

CONCLUSÕES:

Conclusões

 

 

                   O    presente       trabalho      caracterizou-se      como  um  processo  de  pesquisa,   onde   está  em  constante  movimento,  não  podendo  ser  apresentando como  uma  proposta  fechada  por professores e alunos que favorecem com grande  contribuição   a  prática  pedagógica  no   processo  ensino  aprendizagem  da  leitura atual. A  Busca  dos  caminhos  em  torno  da leitura  envolve  mistérios  e  nos impõe desafios históricos a serem desvendados.

 

                   A  leitura  é  o  elo  do   saber, e desde  o  homem   pré-histórico   ele vem registrando  tudo  o   que   está   em    sua    volta    para    facilitar    a    sua    própria  comunicação    e  até   mesmo    aprimorar    o   seu conhecimento. Viajando através  desse conhecimento  (  a leitura através da tatuagem) esperamos melhorar o avanço da  prática  de leitura  do   texto   não   verbal  (tatuagem)  na  língua portuguesa de tal modo que o aluno possa criar e transformar a sua  realidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: tatuagem; leitura; pesquisa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006