IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

A DIALÉTICA NA DIDÁTICA: A AULA DO PROFESSOR PAULO FREIRE.

Tatiana Bezerra Fagundes  1
Carmen Lúcia Guimarães de Mattos  1
Inti Maya Soeterik  1
(1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro )
INTRODUÇÃO:
Neste pôster apresentaremos os resultados de um estudo etnográfico sobre a dialética da didática do professor Paulo Freire a partir de sua leitura sobre o livro “A importância do ato de ler” – utilizado como material didático em uma aula – com seus alunos e alunas no curso de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A aula constituiu-se na leitura prévia do livro e discussão do texto através do levantamento temático pelo aluno /a de um trecho específico a ser discutido por todos e comentado pelo professor Freire. A dialética que pretendemos articular inclui três pontos: a apresentação da proposta do aluno / a (temática / trecho do livro / comentário); apresentação da fala do Freire; nosso comentário crítico sintetizando os momentos anteriores. A realização deste trabalho foi possível porque utilizamos a gravação da aula em 1989, consentida por Freire. A (re)leitura do livro “A importância do ato de ler” subsidiou nossas análises e nos remeteu a algumas reflexões antes mesmo de iniciarmos a decomposição da aula em vinhetas e fragmentos. Acreditamos que, com este trabalho, trazemos uma dupla contribuição à educação: amplia-se o debate sobre a práxis de Freire e contribui para a formação crítica de professores e professoras na busca constante de ser mais com seus alunos e alunas. (FREIRE, 1975).
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho analisamos as imagens e a transcrição do vídeo da aula de Freire ocorrida em 1989, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Através da micro-análise do contexto pedagógico – etnografia visual – e análise crítica do discurso do vídeo levantamos os dados que subsidiaram nossos estudos (MATTOS, 2002). O livro “A importância do ato de ler” (São Paulo, Cortez Editora, 1992) também se constituiu como fonte de dados e alvo de nossas análises. Mediante leitura do livro contextualizamos a discussão da aula gravada e verificamos a natureza da dialética presente na teoria e na prática de Freire.
RESULTADOS:
A aula de Freire analisada em nossos estudos é perpassada pela dialética, não só em termos de teoria, mas enquanto prática pedagógica norteadora de uma didática que considera e respeita o saber do aluno e aluna. Nossas análises apontam que a didática de Freire ocorre da seguinte maneira: pela leitura interpretativa que um aluno faz de um trecho do livro “A importância do ato de ler” (tese), o professor Freire a (re)constrói reportando-se ao seu conhecimento acerca do tema abordado (antítese). Esta (re)construção passa, mais uma vez, para o aluno que tem a possibilidade de criar uma nova interpretação (síntese). Este movimento constitui a própria natureza dialética (tese-antítese-síntese) praticada e/ou aplicada e é encontrada não só na prática de Freire, mas também em seu discurso e em seus escritos, mostrando assim a coerência entre discurso-teoria-prática que, a partir desta perspectiva, não podem ser dicotomizados.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados encontrados neste estudo, concluímos que, além da dialética na didática de Freire a sua própria didática é dialética. Com seus alunos e alunas o professor Freire cria um ambiente de discussão e debate que visa avançar, em termos de conhecimento. Tal avanço se dá levando em consideração o saber que o aluno ou aluna traz consigo. A didática dialética permite ler, criar e recriar na medida em que cada leitura suscita uma tese que, posta em discussão, cria uma antítese e que, por sua vez é sintetizada criando então uma nova tese. Este movimento possibilita o aprofundamento, compreensão, apreensão e acúmulo ou ruptura com o saber anterior. Daí que, a ruptura ou acúmulo, caracterizam um novo saber. O saber, a partir desta percepção, auxiliado pela prática de ensino dialética pode ser um fator que venha a contribuir para a atuação de professores e professoras em suas salas de aulas. Assim, respeita-se e considera-se o seu saber enquanto professor e professora, mas não nega o saber do/a aluno/a e o saber produzido a partir de ambos.
Instituição de fomento: Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
 
Palavras-chave: Paulo Freire ; Didática; Dialética..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006